Conecte-se

por Nereide Michel em 22/06/2020

De repente, o que era a rotina de uma agenda diária transformou-se em responsabilidade coletiva para evitar a disseminação de um vírus, que desconhece fronteiras. O isolamento social, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para frear a pandemia que assola o mundo, virou o “novo normal”. E com ele surgiram desafios para a sobrevivência profissional, inimagináveis para quem mantinha um ritmo de atividades pautado pela previsibilidade de sua atividade. No caso de estilistas e de designers o contato direto com o consumidor precisou encontrar novas formas para que o vínculo não se rompesse. As plataformas digitais, já amplamente utilizadas para a divulgação e comercialização de peças, receberam uma atenção redobrada de atualizações, incluindo promoções e lives mais frequentes.

E um novo acessório – a máscara de uso obrigatório  – foi incorporado aos lançamentos da temporada e passou para a linha de frente entre os produtos confeccionados nos ateliers. Uma peça utilitária de proteção indispensável,  mas que, nem por isso, deixa de “assumir” a identidade de seus autores e de suas propostas de trabalho.

AMOR CURA A VIDA

Enquanto aguardam para novembro a chegada do primeiro filho, Alexandre Linhares e Thifany Faria, que comandam a H-AL, bordam palavras de esperança em suas máscaras: Amor, Cura e Vida, além de estampar “ondas de freqüência” para espalhar otimismo e esperança do presente para o futuro. Metade do valor das vendas do produto é destinada  a doações de cestas básicas para as mulheres chefes de família, que vivem  em comunidades carentes de Curitiba e região metropolitana.

Em tempos de “fique em casa”, Alexandre Linhares e Thifany Faria resgatam histórias que marcaram a trajetória de “roupas que vestem arte” da dupla, que podem ser conferidas no You Tube. A série encerra com uma despedida do endereço físico do atelier H-AL – na Prudente de Moraes – com depoimentos emocionantes de quem vivenciou, por mais de uma década, o espaço. A máquina de costura da dupla de criadores continua a toda no ambiente familiar até que a vida volte ao normal e uma nova loja abra sua porta. Enquanto isso, como Alexandre e Thifany definem “o tempo é de resiliência e de busca por respostas que até bem pouco tempo atrás eram simples de serem encontradas: como viver sem contato humano, quando nosso combustível é o afeto? Como contar o que fazemos, quando o nosso encantamento está no olhar, no toque?” Estas questões estão na origem do episódio especial #7, dos vídeos- documentos disponibilizados no You Tube.

MÁSCARAS COSMOGRÁFICAS

Mariah Salomão, do NovoLouvre, considera que a máscara ao mesmo tempo que protege une a humanidade em um período que pede distanciamento social. De vários modos e modas, o acessório é uma bandeira de esperança em um momento de incertezas. A beleza, intrínseca na sensibilidade da arte, ganhou contornos nos modelos da NovoLouvre graças aos traços de Daniela Busarello e a sua obra Cosmographie. Para cada máscara produzida para venda duas foram doadas ao Projeto Luz, que distribui refeições aos moradores de rua no centro de Curitiba.

Máscaras confeccionadas em tecido tricoline 100% algodão com tripla camada. Dupla face – podem ser usadas do lado claro ou do lado escuro. Laços para amarração na cabeça e no pescoço. Elástico roliço anatômico duplo com tingimento tie dye.

A presença do NovoLouvre nas redes sociais foi reforçada com uma ação interativa – –“Love will save 40days” –   em parceria com a loja multimarcas Namix, inspirada no atípico Dia dos Namorados do ano 2020. A boutique e a label curitibana convidaram 13 casais para contar como o amor está salvando a quarentena e ajudando a seguir em frente nesses dias difíceis. Uma equipe de profissionais da moda e do audiovisual foi escalada para produzir fotos e microfilmes compartilhados nas redes sociais  do NovoLouvre e da Namix.

Júlia Wolf e João Malucelli

FICHA TÉCNICA

“Love will save 40days”

Direção de criação: Mariah Salomão Viana e Michelle Jamur; produção: Miguel Rosário; beauty: Jéssica Dias; fotos: Isa Glock e Janete Anderman; vídeo: Marlon Chin Lee e apoio: Centro Europeu.