Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 18/06/2020

Em tempos de isolamento social, a designer de joias Renata Romanó abre portas para o mercado europeu. Passado o período de confinamento, exigido pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus, a Bélgica está dando passos acelerados para retornar à normalidade. Seguindo nesta direção, a galeria Arte Quadra, em Arlan, voltou às atividades expondo obras de vários artistas, entre estas, peças da brasileira reconhecida pelo seu trabalho que privilegia linhas minimalistas e geométricas. Renata Romanó participou em dezembro de 2019 do Marché des Créateurs, organizado pelo MUDAM (Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean), de Luxemburgo, e foi a única designer brasileira selecionada para integrar o mix de expositores do evento, que reúne apenas produtos handmade. Dos contatos feitos na ocasião resultou o convite para apresentar suas peças na cidade belga.

Galeria Arte Quadra, Arlan, Bélgica

A carreira de Renata Romanó começou na italiana Florença, onde formou-se em Design de Carros pela Universitá Degli Studi di Firenze. Naquela cidade, trabalhou na Secretaria de Moda e participou do projeto para a criação da boneca Barbie para a edição especial em homenagem a Catarina de Médici. Em sua estada italiana esteve também na produção das feiras Pit Uomo e Pit Bimbo. De volta ao Brasil, trabalhou na chegada das Lojas Coppel ao país, sendo responsável pelas compras de acessórios femininos da rede mexicana no território brasileiro. Em seguida, começou a produzir acessórios artesanalmente, fazendo peças com ladrilhos e couro. Em 2016, passou a estudar ourivesaria com o intuito de facilitar a concretização dos seus projetos e acabou descobrindo um caminho irresistível no processo reflexivo e exclusivo da joalheria autoral.

Renata Romanó é bastante conhecida pelos curitibanos que valorizam  a identidade, a exclusividade e a sustentabilidade no desenvolvimento de peças. Ela já participou de  três edições do Joiarte, evento que tem esta proposta. 

Entre as referências para a criação das  joias estão desde o que a designer aprendeu no curso de Design de Carros em Firenze até ícones da arquitetura como Le Corbusier e a escola Bauhaus. Outra inspiração são  as expressivas peças geométricas da clássica Cartier.

 

Usando ouro, prata e pedras naturais, a designer está à frente de todas as etapas do processo, do desenho e execução até a venda.

ONDE ESTÁ

O trabalho orgânico e autoral de Renata Romanó pode ser visto no Instagram @renataromanojoias.