Linkultura

por Nereide Michel em 28/09/2021

A competição do 2º Animatiba – Festival Internacional de Animação de Curitiba – foi bastante concorrida. Cerca de 1,5 mil filmes inscritos de mais de 100 países e destes, 204 selecionados para as mostras competitivas. Números que que valorizam ainda mais a conquista de uma equipe de estudantes do curso de Design de Animação do UniCuritiba. O suspense policial “Um Dia Frio”, produzido em 2019,  foi o vencedor na categoria Melhor Filme/Curtas Estudantes – o evento aconteceu  neste mês de setembro.  O filme, com duração de 9 minutos e 19 segundos, utiliza elementos de animação como a rotoscopia (técnica que naturaliza os movimentos do desenho), frame a frame em 2D digital e live action. O trabalho disputou o primeiro lugar com outros 27 filmes inscritos por faculdades e escolas de animação. 

Victor Percy, diretor, roteirista e produtor do curta-metragem, compartilha o sucesso de “Um Dia Frio” com os colegas Felipe Ribas (produção, animação principal, cenários e design de personagem), Júlio Cesar (produção e rotoscopia), Emanuelle Gois (produção, documentação e artbook), João Ploszaj (produção e sonoplastia) e Aline Santos (produção, animação e intercalações). O elenco conta com Michael Bahr, Haroldo Capote, Emanuelle Gois e João Ploszaj.

A história do detetive Jack Harris, personagem de “Um Dia Frio”, já conquistou reconhecimento e fama mundo afora. No ano passado, o filme recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem no Josiah Film Fest 2020 – Festival Anual de Filmes Jovens. O evento é considerado um dos festivais de cinema mais antigos dos Estados Unidos. No Brasil, “Um Dia Frio” venceu o 5º Santos Film Fest na categoria Melhor Curta-Metragem/Voto Popular em 2020. Além disso, a animação já foi exibida em mais de dez festivais de cinema no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Croácia e Rússia.

“Em nome da equipe posso garantir que esses três festivais que vencemos não são somente um triunfo para nosso curta, mas uma vitória para a nossa experiência como equipe. Mesmo levando em consideração nossas individualidades e particularidades, conseguimos concluir ‘Um Dia Frio’ e celebrar seu reconhecimento mundial”, comemora Victor.

DESTAQUE PARA A LIBERDADE

“Efúgio”, outro curta-metragem produzido por estudantes do curso de Design de Animação do UniCuritiba também foi destaque no Animatiba –  Festival Internacional de Animação de Curitiba – ao trabalhar um roteiro que clama pelo direito à liberdade. O filme, assinado por Rilary Wallace Duarte Silva e Jorge Bueno da Silva Filho, narra a história de Demétrio e Malu, personagens que tentam se livrar das amarras de uma sociedade abusiva: ele, da guerra; ela, de um casamento marcado por sofrimento. 

A produtora e diretora Rilary Wallace conta que o videoclipe foi gravado em 2020, no auge da pandemia da Covid-19. “Além da pressão que o mundo estava vivendo (e vive ainda hoje), tínhamos um desafio enorme por conta do equipamento disponível para a produção e do trabalho remoto. Tudo isso parecia refletir na produção, mas estamos muito felizes com o resultado”, diz.

Além do Animatiba, “Efúgio” já foi selecionado para outros importantes festivais: Lift-Off Sessions First-Time Filmmaker Sessions April 2021, Festival AnimArte 2021 e FILMÓPTICO – International Art Visual and Film Festival. “O clipe foi pensado de forma a mostrar que prisão e liberdade têm uma característica em comum, o indivíduo. Cada ser possui sua própria prisão e sua forma de sonhar com a liberdade, e quisemos trazer essa discussão à tona com ‘Efúgio’”, define Rilary.