Conecte-se

por Nereide Michel em 05/10/2021

Se nas origens da moradia a preocupação maior – ou única – era buscar abrigo contra as intempéries da Natureza ou os ataques de animais selvagens, a evolução de hábitos e a aquisição de conhecimentos, com o consequente acúmulo de informações, formataram a cultura e a educação, que no decorrer dos séculos influenciaram também o modo de construir uma casa. Se o foco inicial de proteção continua ainda vigente – quem não deseja se sentir seguro e acolhido no seu lar, que ainda pode ser doce? – modismos e expectativas moldaram a forma de se projetar uma habitação. E nos dias de hoje? Quais os itens mais importantes que pautam a planilha de arquitetos, decoradores e designers?

Pergunta que pode encontrar respostas na 27ª CasaCor Paraná, que está de portas abertas até o próximo dia 17 de outubro em um inusitado espaço, a antiga escola de natação Aquacenter Batel, local que se integra perfeitamente ao espírito inovador/renovador, que vem permeando atitudes nas primeiras décadas do século XXI. As piscinas, por exemplo, foram ocupadas pelos ambientes Lounge VIP, Decompreension Room e Pool Party. Os projetos nesta edição do evento também refletem uma situação inesperada – o surgimento de uma pandemia, que inclusive levou ao cancelamento da mostra em 2020 – a qual provocou mudanças de comportamento provocadas principalmente pela necessidade de isolamento social para se evitar a propagação do novo coronavírus. Marina Nessi, diretora da CasaCor Paraná, resume o atual cenário como de inovações antecipadas, necessidade premente de adaptação e preocupação ampliada com a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar, além de uma nostalgia justificada de convivência com os parentes, amigos e colegas de trabalho.

LINHA DO TEMPO

Camila Kummer tem 10 anos e tudo leva a crer que será uma futura arquiteta. Dedica parte do seu tempo livre a desenhar casas e seus ambientes. Não perde programas de televisão tematizados em reformas e construções e eles são muitos no canal HGTV. Hoje seus traços refletem os sonhos acalentados na infância, mas como eles serão delineados quando ela estiver adulta? Quais serão as expectativas e as urgências das próximas décadas? Inegável não se admitir que depende muito de comportamentos e atitudes adotados atualmente a habitação dos futuros moradores do planeta Terra.

Eduardo Macarios

Quando os primeiros europeus pisaram o solo brasileiro descobriram que não estavam sozinhos naquela imensidão territorial, na qual abundava uma rica e exuberante Natureza. Tribos de várias etnias, com cultura própria e costumes enraizados, se espalhavam de norte a sul do futuro país. Inspiração para a arquiteta Viviane Tabalipa projetar o Lounge VIP buscando no conceito das casas dos nossos índios uma forma de estimular tanto a convivência como um certo isolamento que ainda se faz necessário no atual cenário pandêmico. Ocas são pontos de encontro, onde se pode desfrutar de um ambiente intimista e acolhedor, graças à leveza das estruturas em fibra natural.

Eduardo Macarios

A opção por elementos artesanais e texturas relacionados às memórias afetivas é um resgate da nossa história e uma conexão com as nossas raízes. A cestaria é uma herança da cultura indígena, como a dos guaranis no Paraná, e na parede, o painel tem forte apelo étnico.

Eduardo Macarios

Ela lembra uma casa na árvore ou de boneca A sua estrutura, contudo, não deixa dúvidas de que estamos no presente pensando no futuro. O morar de forma compacta e funcional, com acesso às facilidades tecnológicas, e envolvimento com questões ambientais estão presentes em um dos lançamentos desta edição da CasaCor Paraná. O projeto executado pelas arquitetas  Roberta Jiraschek e Daniela Niederauer, da Sum Architecture, recebeu o apropriado nome House e integra o ambiente “O Quintal e a Arte”, logo na entrada do evento. O conceito de gentileza urbana pauta o mobiliário: em meio ao cinza do concreto o espaço multiuso conecta o usuário ao verde da natureza. Elaborado para a área externa, proporciona uma verdadeira experiência sensorial.

Eduardo Macarios

A versatilidade do design clean e geométrico passeia entre a casinha infantil, área para trabalho e até mesmo uma estufa de plantas. É um convite para interagir com o espaço, seja para sentar, deitar, ler ou conversar. A construção metálica, com revestimento em corda náutica, conta com uma placa fotovoltaica que utiliza radiação solar para gerar eletricidade. De forma sustentável, é uma fonte de energia renovável e limpa para carregar aparelhos eletrônicos.

Eduardo Macarios

O sol, nas origens da humanidade, era a única fonte de luz e calor. A descoberta do fogo veio aquecer e iluminar os ambientes. As invenções trouxeram avanços como as lâmpadas elétricas e a energia gerada por hidrelétricas e termelétricas – uma evolução que no decorrer dos séculos resultou em elevados custos. E eis que hoje se observa um retorno às origens – agora  painéis captam os raios solares e os transformam em fontes de luz e de aquecimento. Com muita economia para os usuários. O recurso já está presente em casas, empresas, fábricas e edifícios e aponta para um futuro otimista com relação a uma necessidade básica e indispensável à habitabilidade neste planeta. Ponto de partida para o projeto da passarela tecnológica, com 38,64 metros, que dá as boas-vindas aos visitantes da CasaCor, assinada por Wolfgang Schlogel, uma impactante intervenção artística mesclada com uma exótica vegetação. A cobertura, uma parceria com a empresa L8 Energy, gera  em média, 1415,62 kWh/mês, o suficiente para alimentar cerca três residências de classe média.

CENÁRIO OTIMISTA

Eduardo Macarios

A natureza gráfica do artista e designer Celestino Dimas, que ladeia o ambiente de passagem e permanência de Wolfgang Schlögel, é considerada o maior mural do Paraná, com aproximadamente 1.300 metros. A obra é arrematada com referências florais do artista francês Henri Matisse, em uma leitura espontânea da história da arte. Otimismo traduzido no tema e nas cores, que sinalizam para um tempo livre de restrições com o retorno à normalidade, que aos poucos está se inserindo na nossa rotina.

EXPECTATIVAS ATUAIS

A casa que habitamos expressa tanto o que somos, nossos desejos e comprometimento com lembranças e memórias como expectativas coletivas e aderências a modismos. O estilo de morar 2021  assume o compromisso de concretizar com maior força e envolvimento, a partir de experiências vividas em 2020, as chamadas tendências pautadas por exigências de consumo. Prioridades atuais apontam para aconchego, conforto, praticidade e até uma certa desconexão com as obrigatoriedades impostas pela onipresente comunicação globalizada – a saúde física e mental  é privilegiada nos projetos arquitetônicos e de interiores. Itens considerados imprescindíveis para se morar e viver bem nos dias de hoje e que foram traduzidos pelos profissionais participantes da 27ª edição da CasaCor Paraná. 

PEQUENO, MAS COM LUGAR PARA TUDO

Morar em um espaço de metragem reduzida, onde a funcionalidade é essencial e provoca a busca por soluções criativas que acomodem tudo o que é necessário para uma vida confortável em casa. Esta já é uma tendência confirmada, principalmente entre os mais jovens, que optam por ambientes interligados – conceito aberto – e com áreas definidas para o descanso, o lazer e o trabalho.

AMBIENTE: LOFT LOBO GUARÁ

Por: Renan Mutao, Bianca Moraes e Ary Polis Jacobs

Patricia Amancio

O loft projetado pelo trio de arquitetos é um bom exemplo do conceito de morar com funcionalidade, conforto e design, ocupando pouco espaço, sem perder a sensação de amplitude. Para isso, foram eliminadas barreiras que poderiam delimitar os ambientes – cozinha, living, quarto, home office e banheiro em estilo resort – com um plus, a varanda/jardim, conexão direta com a Natureza.

Patricia Amancio

A brasilidade inspiradora e trabalhos de designers e artistas locais foram felizes escolhas para conferir identidade local ao ambiente. Objetos e peças garimpados na Oda Design contextualizam a essência do projeto, a poltrona Fardos, do atelier Ricardo Fasanello –  Momenthum loja  – é um convite para a leitura enquanto a tapeçaria da Botteh Handmade Rugs ajuda a definir as áreas.

Patricia Amancio

Praticidade e design traduzem o projeto para o loft assinado pelos arquitetos Renan Mutao, Bianca Moraes e Ary Polis Jacobs. Poucos metros quadrados não são obstáculos para uma residência confortável, com estilo e personalidade. No dormitório a bancada, com cantinho para o home office, dá continuidade para a do banheiro, integrando os dois ambientes.

AMBIENTE: GOURMET RAÍZES

Por: Claudia Pimentel Bueno e Raissa Buento Ribeiro

Eduardo Macarios                                                                                                                            

O espaço apresenta elementos que remetem ao ciclo da vida em movimento e propõe uma reflexão sobre o equilíbrio entre arquitetura e natureza. O ponto de partida para a concepção do projeto foi uma jabuticabeira localizada no centro do living, em torno da qual foi instalado um mobiliário personalizado, fabricado pela Evviva Curitiba. Ele é composto por área de trabalho e bancada com acabamento amadeirado, material também utilizado para revestir a parede de entrada da gourmeteria e parte do teto e vigas. Os setores foram dispostos de forma circular e incluem living, área gourmet/adega e home office. A marca de móveis planejados também executou a ampla estante, desenhada pelas arquitetas, que transpassa todo o ambiente, espalhando a sensação dinâmica de planos e texturas.

Eduardo Macarios

A cozinha, com linhas retas, apresenta armários com eletrodomésticos embutidos, iluminação em led, bancada tecnológica, com portas e tamponamentos em aço inox. O ambiente em estilo contemporâneo e minimalista é uma homenagem ao chef Lênin Palhano, reconhecido por seu trabalho de resgate da cultura alimentar e a manutenção de uma gastronomia que se conecta com tudo o que vem da Natureza. Lênin comanda o OBST., restaurante que tempera o cardápio com suas experiências, vivências e anseios. 

AMBIENTE: LOFT

Por: Marcelo Lopes

Eduardo Macarios

 Espaço versátil, multifuncional, um respiro e abrigo em meio às turbulências dos tempos atuais. Materialidade, leveza, sobriedade e conforto conjugados para oferecer praticidade e design. Lançamentos da Deca agregaram praticidade e estilo ao ambiente.

EM NOME DA BOA CONVIVÊNCIA

O “fique em casa” – recomendação necessária para evitar a propagação do novo coronavírus – afastou familiares e amigos de reuniões habituais e comemorativas. Com a perspectiva de uma mudança breve desta situação de isolamento social, graças principalmente à vacinação em massa, é natural que os momentos de celebração voltem a fazer parte do planejamento doméstico. Por isso, na edição deste ano da CasaCor Paraná foi dada ênfase especial a espaços inspirados na importante e necessária convivência.

AMBIENTE: ESTAR ÍNTIMO

Por: Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul

Eduardo Macarios

Ãmago, cerne e aconchego. Com base nestes sinônimos, o conceito do Estar Íntimo foi norteado pela busca de essências de conforto e do calor das relações humanas. A proposta apresenta soluções de convivência, trabalho e proximidade entre os usuários, revisitando valores e símbolos. Uma ambientação rica em texturas eternas, como madeira e fibras, sugere o reconforto de um abraço e a certeza do quão bom é ficar em casa com a família.

Eduardo Macarios

Lançamentos em revestimentos da Duratex, presentes nas paredes e até na marcenaria da mesa do living, são destaques no espaço.

AMBIENTE: LOFT FAMILIAR

Por: Larissa Gomes

Eduardo Macarios

Com inspiração na convivência cotidiana, este Estar Íntimo foi pensado para manter o link familiar independente de atividade na qual cada um estiver ocupado. Num único espaço estão home theater, brinquedoteca e cantinho para leitura. O elemento vazado permite a setorização do local, sem prejudicar a interação. O cantinho lúdico das crianças conta com livros e brinquedos e fica separado do restante do espaço por um imponente painel muxarabi, que também segue pelo teto. A estética contemporânea é marcada por linhas retas, tons neutros e mix de texturas.

Eduardo Macarios

Conforto e relax nos momentos de lazer e convivência são proporcionados pela aconchegante poltrona e pelo amplo estofado.

AMBIENTE: O QUINTAL & A ARTE

Por: Daniela Lopes Niederauer e Roberta Pfeiffer Jiraschek 

Eduardo Macarios

O quintal é o cenário do ambiente das arquitetas Daniela Lopes Niederauer e Roberta Pfeiffer Jiraschek – como elas também são especialistas em projetos de educação infantil priorizaram nele possibilidades de convivência com as crianças da família. Paisagismo e arte dialogam no espaço, que ocupa 400 m² e oferece interação com a Natureza e a cultura. Espaços multifuncionais e áreas para diversão e brincadeiras incluem balanços e uma cama elástica, quase camuflada na grama. 

Eduardo Macarios

Ao longo da área verde é possível observar aspargos, bambu musso, fórmio verde, lótus, mini fórmio rubro e trevo vermelho. Os elementos naturais estão presentes por todos os cantos, e são carregados de simbologias. Os lounges são pontos que chamam a atenção: o da Água simboliza a paz e a meditação enquanto o do Fogo representa a atividade e o movimento.

AMBIENTE: CHURRASQUEIRA GOURMET

Por: Mariana Paula Sousa

Eduardo Macarios

Ambiente amplo e integrado para reunir a família, receber e agregar pessoas. A funcionalidade da  churrasqueira gourmet integra-se à sala de TV. Com a proposta de design biofílico, o espaço conta com diversos tipos de plantas e elementos naturais como painéis de madeira e palha.

AMBIENTE: JARDIM DE VERDADE

Por: Thiago Zoller

Eduardo Macarios

O espaço foi idealizado com o objetivo de criar experiências e sensações únicas nos usuários. Cheio de personalidade e características exclusivas, o jardim é  formado por uma variedade de plantas áridas, exóticas e tropicais. No seu coração encontra-se uma oliveira de 250 anos que, é claro, tem muita história para contar. A proposta é um resgate de  convivência: com a Natureza e com quem dela deseja desfrutar.

AMBIENTE: RESTO CAFÉ

Por: Cynthia Karas

Eduardo Macarios

O restaurante da CasaCor foi projetado como um espaço contemporâneo, com clima 100% casual e a preocupação de proporcionar uma convivência saudável cumprindo todos os itens de segurança sanitária. Afinal, esta é ainda uma exigência para permitir a socialização em ambientes internos. Com ares de “garden”, o design biofílico acolhe, aconchega e reconecta com a Natureza e demais elementos que compõem o projeto.

AMBIENTE: POOL PARTY

Por: Felipe Guerra

Eduardo Macarios

Cuidados com a higiene assumidos por grande parte da população, e vacinação em massa, estão na conta da liberação de eventos reunindo um público maior e com demanda reprimida para comemorar a volta à normalidade. Reunir-se com os amigos, agendar a balada no final de semana e, finalmente, celebrar aquela data especial que ficou adiada por causa da necessidade do distanciamento social – possibilidades cada vez mais presentes no dia a dia. A CasaCor Paraná, adotando todas as medidas sanitárias recomendadas, reservou um espaço para a confraternização de patrocinadores e apoiadores  do evento.

Eduardo Macarios

O projeto de Felipe Guerra resgata a essência do prédio original e assume a piscina como elemento central compositivo. Uma grande arquibancada em formato de ilha e mobiliários soltos complementares acomodam os convidados das festas. Mais do que decoração, a proposta é cenográfica. Grandes esculturas, que lembram elementos do universo das águas, e a iluminação especial convidam a todos para um mergulho lúdico para brindar o reencontro com a vida.

RECONECTE-SE!

Antes da pandemia, após um dia de agenda movimentada era generalizada a vontade de voltar para casa para desestressar e se dar o direito a um momento “só seu”. Uma situação que acabou se tornando comum quando o isolamento social ensejou uma nova realidade com o trabalho realizado longe da empresa e mais horas livres para serem dedicadas aos cuidados pessoais. Mesmo com o retorno gradual da vida como era antes, que já está despontando com intensidade no horizonte, a (re)descoberta de uma reconexão consigo é uma adoção definitiva na rotina diária conforme avaliação de pesquisadores do comportamento humano. Uma tendência que serviu de direcionamento a projetos de ambientes acolhedores e relaxantes concretizados nesta edição da CasaCor Paraná.  

AMBIENTE: QUARTO DE CASAL

Por: Viviane Busch

Eduardo Macarios

O quarto tem uma finalidade específica: destina-se  às imprescindíveis horas de sono, essenciais para recarregar energias para mais um período de atividades. O ambiente, projetado pela arquiteta Viviane Busch, propõe uma experiência sensorial para estimular as sensações de calma, tranquilidade e aconchego através de cores, texturas e aromas.

Eduardo Macarios

O espaço ganha uma funcionalidade maior ao ser setorizado em área de descanso, meditação, office e closet. A parceria com os colchões  Reveev, que aliam tecnologia e trabalho artesanal, contribui para a proposta de proporcionar um revigorante e relaxante repouso. Materiais utilizados no produto, como o látex natural e o viscoelástico gel, facilitam a circulação sanguinea.

AMBIENTE: SUÍTE RELICÁRIO

Por: Larissa Lóh

Eduardo Macarios

Relicários são como caixinhas que guardam lembranças, que se quer ter sempre presentes. Com esta inspiração Larissa Lóh criou uma suíte onde texturas e cores revisitam as origens e a Natureza na busca por segurança e calma.Temporalidade impressa nos depósitos de sedimentos, o desgaste provocado pelo passar dos anos é apreciado hoje como uma obra de arte. Uma retomada de consciência em busca de uma vida com mais significado.

Eduardo Macarios

A poltrona solitária é um ponto de convergência no ambiente. Atrai para uma leitura ou para uma conversa “consigo mesmo”.

AMBIENTE: GIN BAR E LAVABO SOCIAL

Por: Arthur Callari

Eduardo Macarios

O espaço é um convite para, no final do dia, relaxar na companhia de um drink ou uma taça de vinho. A proposta é conchegar-se na penumbra que marca a transição entre um agitado cotidiano e o momento de relaxar no conforto de casa. 

AMBIENTE: LIVING

Por: Christian Schonhofen e Richard Schonhofen          

Eduardo Macarios

Conversar com os amigos, sem se preocupar com o relógio, regatar lembranças e criar laços afetivos. O living é palco de importantes acontecimentos na vida de uma família. Amplo, alto e muito iluminado este ambiente permite mesclar funções com um home theater – que tal uma animada sessão de cinema com pipoca?

AMBIENTE: JARDIM DOS CHÁS

Por: Daniela Cerbatto e Rafael Cerbatto 

Eduardo Macarios

Dedicar um momento do dia – que tal no final da tarde? – para uma pausa relaxante e reconfortante. A hora do chá  se transforma em uma experiência única quando oferece uma imersão por blends, aromas e misturas de especiarias. Sensação amplificada em um ambiente que destaca, por exemplo, uma composição entre itens contrastantes como pedra, madeira e veludo.

AMBIENTE: BOUDOIR FEMININO

Por: Juliana Gabardo e Sheila Cunha de Jesus

Eduardo Macarios

Conforto e funcionalidade são essenciais para facilitar aqueles momentos únicos de escolher o look do dia. Decisão particular que pede um ambiente totalmente personalizado, que é a proposta deste quarto de vestir. Tecnologia de automação, soluções de organização, acabamentos de altíssimo padrão e um toque de luxo transformam em prazer o ato de se vestir para um compromisso. 

Eduardo Macarios

Um armário totalmente envidraçado destina-se a expor vestidos, bolsas e sapatos considerados como os mais preciosos e exclusivos do acervo.

AMBIENTE: ESTAR DA LAREIRA

Por: Kátia Herzog

Eduardo Macarios

Espaço luxuoso com um toque contemporâneo traduz o ambiente destinado a valorizar a convivência e o tempo. Daí os destaques para o piano e uma imponente lareira. Painéis revestindo as paredes, materiais nobres como mármore, tapeçaria e tecidos nobres unem conforto à elegância. Móveis e objetos selecionados também definem uma atmosfera com bastante amplitude, fluidez e requinte.

Eduardo Macarios

A proposta é acrescentar um toque de sofisticação a um ambiente destinado a receber convidados para ocasiões festivas ou amigos para uma confraternização.

AMBIENTE: LIVING LAS CONDES

Por: Luana dos Santos, William Greboge, Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas

Eduardo Macarios

 “Habitat” batiza o espaço que reúne tudo o que é fundamental na vida. Um ambiente que sintetiza o que se é verdadeiramente, o que se sente e onde está reunido o repertório de experiências pessoais. O projeto propõe um retorno às origens, aos vínculos ancestrais, à valorização da própria história e ao que é essencial e inato ao equilíbrio entre passado e futuro. 

Eduardo Macarios

Toques de ousadia no projeto – como as luminárias e o painel- reforçam a ideia de destacar preferências individuais.

AMBIENTE: VÍNCULOS HOME E JANTAR

Por: Luana Vansin

Eduardo Macarios

Durante o difícil período em que a rotina foi norteada por uma pandemia, o home theater e a  sala de jantar viraram espaços de vínculos. Na concepção da arquiteta eles se transformaram em refúgio em meio ao caos e um reencontro com a  alegria. O ambiente simboliza o  ponto de fuga do externo. Um mundo refletido no significado profundo das cores, nos elos que ligam o eterno e o novo e nas entrelinhas das tipologias da arquitetura e da arte. Para compor a ambientação Luana Vansin optou pelos lançamentos em revestimentos da Duratex, inclusive no teto.

Eduardo Macarios

A harmonia entre as cores contribuem para dar a sensação de continuidade e integração aos dois ambientes.

AMBIENTE: DECOMPRESSION ROOM

Por: Luciana Gibaile

Eduardo Macarios

A localização inusitada, dentro de uma piscina, instigou um projeto igualmente inusitado. O objetivo é oferecer uma experiência nova que estimule reflexões sobre a importância social, emocional e física no planejamento dos ambientes para canalizar bem-estar ao trabalho. A conexão que o espaço proporciona com as pessoas é estimulada principalmente por detalhes e elementos inspirados na brasilidade, o que lhe confere uma identidade local.

AMBIENTE: REFÚGIO URBANO

Por: Ninha Chiozzini

Eduardo Macarios

Um espaço para refletir, se reconectar e renovar as energias. Nele, bem-estar e conforto coincidem com um luxo discreto. As cores e os materiais selecionados mesclam simplicidade, elegância e sofisticação. O contato natural da madeira e do verde alia-se ao design e à tecnologia para criar um ambiente de serenidade e aconchego.

Eduardo Macarios

A madeira é onipresente na ambientação reforçando a proposta de acolhimento e reencontro com tradições familiares.

AMBIENTE: PALCO DA VIDA 

Por: Givago Ferentz

Eduardo Macarios

Um espaço, diferenciado pelo conceito, motiva  uma profunda reflexão sobre a vida enquanto sociedade. Composto por quatro envolventes ambientes que expressam emoções vividas quando uma pandemia provocou isolamento, distanciamento, estresse e insegurança. Uma situação que também ensejou transformações e redescobertas de sentimentos, como a gratidão. Cenário para representar a narrativa cíclica e evolutiva do percurso existencial, permeada por diferentes olhares, credos, etnias e sexualidade. Afinal, a vida é uma constante absorção de novas influências.

Eduardo Macarios

A gratidão também pode ser um retorno às origens para preservar as heranças culturais.

 

PARA VISITAR

Data: de 5 de setembro a 17 de outubro de 2021 – de terça a domingo;

Endereço: Rua Álvaro Alvim, nº 91 – Seminário, Curitiba/Paraná;

Horários: de terça a sábado, das 13h às 21h. Aos domingos, das 13h às 19h. Nos feriados de 07 e 08 de setembro e 12 de outubro, das 13h às 19h;

Tempo de permanência: o tempo total de permanência na Mostra é de 3 horas. 

Ingressos: vendas online, mediante agendamento prévio de horário por meio do link https://casacorparana.byinti.com

Vallet e estacionamento em frente à Mostra (não conveniado)

Redes sociais: Facebook @casacorpr e Instagram @casacorpr