por Conceito Atual em 30/10/2014
Não tem como contestar. A moda praia continua como a mais importante referência quando se fala em estilo brasileiro fora das fronteiras do nosso país. Sabemos que ela não é a única a reinar nas passarelas nacionais. Afinal, temos coleções nos mais diversos segmentos lançadas a cada temporada com forte identidade verde-amarela. Mas a avaliação de associar o Brasil a um espírito leve, descontraído e de bem com a vida e com a sua exuberante natureza só pode ser positiva. Tanto que a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) em parceria com a Apex-Brasil, vem promovendo ações no exterior para aproximar o consumidor de outros países da moda praia brasileira. Em julho, destacadas grifes de maiôs e biquínis participaram, com o apoio das duas entidades, do Mercedes-Benz Fashion Week Miami, Cabana Show e Miami SwimShow. Em agosto, a dose se repetiu com um grupo de marcas desfilando no Swin Collective, na Califórnia.
Lenny Niemeyer, Salinas e Brigitte por Fernanda Maia participaram do Swim Collective, na Califórnia.
A CAMINHO DO MAR
A Lycra, uma das principais fornecedoras de matéria-prima para a moda praia, através da Invista – detentora da marca – apresenta uma das mais aguardadas pesquisas indicadoras de macrotendências para a moda praia. E não poderia ser diferente – afinal são quase 60 anos de experiência no mercado da confecção. Para 2014/15 foram apontadas quatro fontes de inspiração, comprovadamente seguidas pelos estilistas focados na enorme passarela de areia que percorre as costas do Brasil de norte a sul. É claro que estas podem e devem incluir veranistas de piscinas, lagos e rios com estrutura para receber turistas em férias.
Summer Love: inspiração nos anos 70, com peças com design retrô e estilo glamour chique que remete às Bond Girls e às Panteras. Estampas florais de todas as formas e cores. Frufrus, rendas e detalhes manuais.
Hunger Games: peças ganham um aspecto mais funcional e a modelagem favorece o seu uso durante o dia inteiro incluindo as atividades esportivas. É a influência do fitness na moda praia. Estampas fractais dão ilusão de óptica. O geomético é a grande estrela desta tendência.
Bling Ring: estampas exageradas e divertidas inspiradas em sorvetes, frutas e doces que pedem, é claro, cores vibrantes. O luxo e o glamour ganham espaço nesta inspiração por meio de pedrarias, detalhes dourados e muito brilho.
Vertigo: as décadas de 50 e 60 também estão de volta na moda praia. Estampas geométricas, sejam coloridas ou em preto e branco, estão presentes nesta tendência. Inspiração na arquitetura, modelagem ousada e refinada, que recria curvas inusitadas.
DA VITRINE PARA A AREIA
O verão 2014/15 não começou oficialmente, mas isso não significa que o movimento à beira-mar esteja em maré baixa. Muito pelo contrário, temperaturas altas são um convite para antecipar a temporada da estação mais quente – e aguardada para quem está contando os dias para tirar férias – do ano. As vitrines já se transformaram em chamariz exibindo coleções de maiôs, biquínis e acessórios com etiquetas das principais marcas brasileiras.
ÁGUA DE COCO, de Liana Thomaz, se inspirou na vida submarina para a sua coleção de verão 2015. São biquínis, maiôs, bodies, vestidos, blusas e saias, com estampas, cores, padrões e texturas trazidas diretamente das conchas, dos corais, das algas, dos cardumes e das madrepérolas. As peças abusam da cores e tornam o neoprene, a seda transparente e o foil materiais luxuosos.
AMIR SLAMA, nome emblemático da moda praia brasileira, o estilista completa 21 anos de carreira. E com uma coleção que tem na geometria a base para estampas e formas que modelam a silhueta feminina. Comemoração dividida com uma das modelos que acompanhou de perto sua ascensão no mundo fashion: Shirley Mallmann, que é a imagem de novembro da marca. Trabalhando atualmente nos parâmetros de uma produção de atelier, Amir Slama lança pequenas coleções com o apuro de fabricação de “ de poucas e bem costuradas peças.”
BIQUÍNI BRASIL é uma marca voltada para surfistas, pensando em evitar queimaduras solares e de águas-vivas e o atrito com a prancha. A nova coleção tem como destaque os bodies, maiôs de manga longa, tops cropped e hot pants. As estampas variam do étnico ao tropical, com cores quentes e fortes e que brincam com a riqueza de nuances da Mata Atlântica.
BLUE BEACH: um mix de inspirações pontua a sua coleção: étnicas, geométricas e tropicais. Biquínis mais estruturados, com bojos pré-moldados. Tecidos em evidência como a Lycra texturizada e com leve brilho. Devorê em estampas exclusivas ou em bases de tule são diferenciais nas peças.
CAEDU : alto astral nas estampas coloridas. Inspiração nos anos 70, nos tons e na modelagem das peças reinterpretadas para o verão 14/15. Forte presença nos tons verdes revelam sua ligação com a natureza.
CECÍLIA PRADO MARE: a pintora britânica Marianne North, apaixonada pelas belezas naturais do Brasil (ela passou meses retratando nossas paisagens, no final do século XIX) é a inspiração da grife assinada por Cecília Prado. São peças em tricô e crochê, especialidades da estilista, produzidas manualmente. Biquínis e maiôs aparecem muito coloridos. Algumas peças são únicas uma vez que as combinações de tons, aplicações e técnicas são feitas diretamente em cada peça. A linha Rocks destaca-se por bordados que substituem as alças; a Boho revela cores vivas e transparências devido a tramas mais abertas; a Gipsy sugere produções despretensiosas e a Glamour aposta em delicadas aplicações de flores coloridas.
CIA. MARÍTIMA embarcou em uma surftrip para sua nova coleção “Follow the Sun”. O mix de culturas se faz presente, assim como as estampas étnicas que dão um toque artisanal às peças. São biquínis, maiôs, vestidos, kaftans, bodies e hot pants em materiais como a laise com elastano estampada, o tricô com aparência de renda fina transparente, a microfibra, os jerseys brilhantes e opacos, e o moderno Neo Beach, tecido inspirado no universo esportivo, com elasticidade e toque macio. As novidades ficam por conta do biquíni ruffle, das batas, das camisas amarradas, da saída de praia com saia pareô, e dos variados tops: meia taça, tomara que caia com bojo quadrado e cropped. Destaque para os aviamentos com esmaltados, o couro e os spikes. Entre os acessórios estão bonés, chapéus de cowboy estampados, panamá com listras coloridas, rasteirinhas, chinelos desenhados, alpargatas, espadrille de salto alto anabela, cintos e bolsas multicoloridas com franjas.
DAMYLLER, referência em jeanswear, chega com uma coleção beachwear inspirada no verão tropical brasileiro incluindo biquínis e maiôs estampados com folhagens, florais e animal print. O modelo cortininha continua em alta e o top de babados já faz sucesso entre as mulheres que querem valorizar o busto.
HOPE RESORT, marca de lingerie 100% brasileira, lança no Verão 14/15 a sua marca beachwear. A proposta é traduzir o lifestyle de uma mulher jovem, contemporânea e despretensiosamente chique. A inspiração vem da beleza natural da Ilha de Marajó, no Pará. Por isso, a coleção é rica em estampas com elementos típicos da região, como o pássaro Guará, a exuberante vegetação e a cerâmica marajoara e sua extensa diversidade de formas e padrões geométricos.
JO DE MER, coleção assinada pela designer Amalia Spinardi, trouxe das Américas os elementos da coleção “Tropicana – The South American Way”. Segundo a própria estilista, ela buscou no olhar gringo sobre o Brasil a sua inspiração, e isso se refletiu no uso dos abacaxis, folhas de bananeira e folhagens vermelhas nas estampas. Este clima tropical se mescla ainda com todo o glamour hollywoodiano, que aparece através de marcas de beijos, frases de efeito e os óculos escuros das divas do cinema.
MARCYN foi buscar inspiração em elementos da natureza para criar uma coleção de praia que mistura lisos, estampados, acessórios diferenciados e muita cor. A novidade são imagens digitais exclusivas que representam com perfeição texturas e cenários. Além disso, duas estampas multicoloridas, vendidas avulsas, se destacam quando misturadas às cores, criando looks diferenciados.
MENEHHUNE, o Ser dá o nome à uma coleção que bebe em diversas fontes para formatar o seu conceito. A marca traduz nas peças um tempo de contrastes, uma época de profundas mudanças e uma intensa inquietude observados nos dias de hoje. Peças inspiradas do urban street ao caiçara, passando pela selva de pedra e poluição visual das cidades até coqueiros e folhagens do litoral. Por exemplo, na estampa Vidigal, o paredão disforme das favelas de encostas ao fundo sob o efeito de um filtro azulado se funde a coqueiros e folhagens e ganham efeito 2D. O mesmo efeito encontra-se no tema Recordações, que traz linhas de bordado e flores. Bordados feitos pela avó também são lembrados em maiôs e biquínis. Já a técnica grafite está presente na estampa Poesia Urbana, com profundidade e diversidade de cores.
M´LEV – grife de nome sedutor – traz uma coleção para agradar a todos os gostos e silhuetas. Para as magrinhas, estampas que dão mais volume à produção, calcinhas com laterais maiores ajudam a esconder gordurinhas. As turbinadas têm a opção de modelos com alças mais largas, mas se a ideia é dar volume, babados são a dica. Calcinha asa-delta alonga as pernas.
POKO PANO: estampas de frutas, flores, crenças brasileiras e cestaria destacam o clima “meu Brasil brasileiro” da marca de Paola Robba. Cajus, flores e patuás decoram as peças da coleção, incluindo saídas de praia, saias, pantalonas e kaftans. Biquínis de lacinho aparecem em versão atual e charmosa.
SCALA Lingerie aposta em tecidos de alta qualidade desenvolvidos pela Santa Constância Tecelagem, e estampas digitais exclusivas, que seguem a tendência étnica e foram inspiradas nas belezas da Riviera Mexicana. Peças vendidas separadamente são opções para quem quer personalizar o seu conjunto. Outra dica: um dos modelos de calcinha é dupla-face, de um lado liso, do outro estampado.
SOL E ENERGIA: o nome não poderia ser mais adequado ao clima que impera na coleção da marca. Os temas apontados como tendências para a moda praia foram seguidos, mas de olho em uma mulher preocupada em personalizar o seu estilo de vestir.