Conecte-se

por Nereide Michel em 03/11/2014

O tenor Luciano Pavarotti é o mais novo homenageado pela Montblanc em sua galeria de personagens ligados ao universo das artes. A icônica marca alemã de instrumentos de escrita  vem se destacando por lançar séries limitadas inspiradas na vida e no trabalho de nomes com importância ímpar na literatura, cinema e agora na música clássica. Homenagem amplamente justificada. Afinal por quase um século, o italiano Luciano Pavarotti (1935-2007) encantou o mundo com suas performances extraordinárias e seu tom vocal excepcional, que o tornaram em superastro mundial do belcanto. Além de seu virtuosismo musical no palco, ele também foi celebrado por suas particularidades extravagantes, agora imortalizadas na  Montblanc Patrono das Artes Luciano Pavarotti. 

Cada detalhe da Edição Limitada 4810 celebra a personalidade do homenageado. O corpo de laca preta e a tampa de laca branca, por exemplo, foram inspirados no smoking preto com camisa branca e gravata borboleta branca que Pavarotti usava na maioria de suas apresentações. O delicado padrão floral de laca vermelha que adorna o cone e a resina cabochão turquesa na base do instrumento de escrita são reminiscências das camisas havaianas que gostava de vestir fora do palco, como um “tenor pop star”. Após suas apresentações, Pavarotti costumava usar um lenço grande e extravagante. Esta sua vistosa marca registrada se reflete no clipe revestido em ouro que contorna a tampa de forma casual. Os cinco anéis banhados a ouro que decoram a tampa marcam as cinco óperas famosas que lhe deram a fama internacional: Turandot, La Bohème, Rigoletto, Um ballo in maschera e L´Elisir d´amore.  Lembrando que Pavarotti nunca subiu ao palco sem o seu amuleto da sorte, a pena de ouro maciço 750 do instrumento de escrita traz a imagem de um prego torto, peça de estima que, segundo ele, lhe trouxe sorte ao longo de sua carreira. Coroando a peça está o emblema da Montblanc em resina preciosa branca. A Edição Limitada Patrono das Artes Luciano Pavarotti 4810 está disponível em Curitiba nos dois endereços do Espaço Montblanc: ParkshoppingBarigüi e no Pátio Batel.

Quem conhece a história da Montblanc sabe que mais do que perseverar na qualidade e no requinte ao fabricar canetas, a marca alemã expressa em seus modelos emblemáticos a vida e  a obra de conhecidos personagens do mundo da arte. Estes chegam ao mercado em edição limitada e são aguardados com muita expectativa pelos colecionadores. A Edição Escritores 2014, por exemplo, presta homenagem ao jornalista e panfletário Daniel Defoe, autor do romance épico Robinson Crusoe,publicado em 1719, e um dos nomes mais importantes da ficção realista. Sendo Robinson Crusoe a obra de maior sucesso de Defoe, nada mais natural que ele seja o grande inspirador do design diferenciado de uma caneta com a marca Montblanc. Cada detalhe remete a uma situação vivida por um aventureiro náufrago que se vê preso em uma ilha tropical tendo de enfrentar canibais e amotinados. A forma da peça é inspirada na pá de madeira com a qual Crusoe tentou  em vão escapar da ilha em muitas ocasiões. Uma resina preciosa foi utilizada na tampa e no corpo da caneta para conseguir um efeito que capta a complexa textura e a cor da madeira. O anel da tampa e o cone são adornados com gravuras típicas do século XVIII, que ornamentavam capas de livros encadernados em couro. O clipe com elaborada decoração em forma de uma pena é uma reminiscência do companheiro mais leal de Crusoe na ilha, o papagaio Poll. O pássaro exótico, que ele ensinou a falar, está presente como uma gravura sobre a intrincada pena de ouro da caneta-tinteiro. Outro detalhe inspirado na vida do náufrago, são os anéis do instrumento de escrita, são decorados com gravuras de filigrana evocando a costura de couro das roupas de Robinson.  Como toque final a esta obra-prima da escrita, a assinatura de Daniel Defoe está imortalizada como uma fina gravura na tampa.

A INESQUECÍVEL GILDA

 Rita Hayworth, deusa de Hollywood, também foi homenageada pela Montblanc e com ela toda a magia da Sétima Arte no período áureo dos filmes noir. Limitada a 46 peças, montadas artesanalmente como um tributo ao filme Gilda, que deu à atriz fama internacional, esta edição reproduz no design todo o charme e sensualidade deste inesquecível personagem – “Nunca haverá uma mulher como Gilda”. A laca verde translúcida da caneta-tinteiro é uma reminiscência do sedutor vestido de cetim popularizado, à época, no cartaz do filme Gilda. Os mestres artesãos aplicaram muitas camadas de laca verde translúcida no corpo e na tampa da caneta que foram polidas cuidadosamente à mão para criar a superfície brilhante com efeito profundo no padrão.  O guillochê ondulado na tampa, o corpo trabalhado em ouro maciço 750 e o citrino cor de tangerina no clipe, simbolizam os cabelos ruivos que se tornaram marca registrada de Rita Hayworth, que brilhava mesmo nos filmes preto e branco dos anos 40. A forma do instrumento de escrita reflete sua dança sensual, enquanto o topo cravejado de diamantes e o anel da tampa são uma referência ao glamour que ela projetou como símbolo da realeza de Hollywood. Cada diamante foi cuidadosamente selecionado e incrustado à mão por mestres joalheiros. A pena artesanal de ouro 750 apresenta um escape em forma de coração em homenagem à deusa do amor, enquanto a caneta é coroada com o emblema Montblanc em madrepérola.

O CARISMÁTICO JFK

John F. Kennedy foi um dos presidentes de nação mais carismáticos do século XX. Mesmo com um mandato curto – interrompido tragicamente com o seu assassinato – sua imagem,  como líder dinâmico, otimista e capaz de ações impactantes na política internacional, persiste nos dias de hoje. Por isso, a Montblanc lançou a Great Characters John F. Kennedy como um tributo às muitas facetas deste estadista. A John F. Kennedy Special Edition é feita de resina preciosa na cor azul escuro e tem um estilo Ivy League, refletindo a sua educação; os anéis no corpo simbolizam sua carreira militar como um jovem veterano da Segunda Guerra Mundial. A importância da família ao longo de sua vida transparece nos três anéis na tampa, representando seus três irmãos.  Comemorando uma de suas conquistas, o padrão nos anéis da tampa é inspirado nas pegadas dos primeiros passos dados pela humanidade na Lua, enquanto sua visão de enviar um homem à Lua também está imortalizado no módulo lunar gravado na pena feita de ouro maciço 750. O clipe do instrumento de escrita, com o seu estilo característico dos anos 1960, está decorado com as iniciais do presidente “JFK”.

 

NOVENTA ANOS DE ARTE

A Montblanc já completou 90 anos de existência. Nasceu em Hamburgo em 1924 e continua fiel à sua proposta de trabalhar cada peça dentro dos rígidos cânones do artesanato. Cada peça é artisticamente produzida para despertar o desejo de colecionadores que a comparam, com toda razão, a verdadeiras joias. A limitada edição Meisterstück Collection 90 Years, lançada em 2014, foi toda trabalhada em resina preta preciosa e traz acessórios banhados em ouro vermelho. Ouro rose maciço, presente nas penas elegantemente gravadas, arrematou as canetas-tinteiro da série.

ONDE ESTÁ

Montblanc em Curitiba

Shopping Crystal: 41 3322.7806

ParkShoppingBarigüi: 41 3373.4797

Pátio Batel: 41 3088.1147

www.montblanc.com