Conecte-se

por Nereide Michel em 03/10/2014

Pode ter sido o local o grande inspirador da 21ª edição da Casa Cor Paraná. O antigo Cine Ribalta, um espaço dedicado à Sétima Arte que,  como todos sabem, se expressa através de imagens dinâmicas que tanto podem nos remeter ao passado como ao futuro. Quando não aos questionamentos presentes. A movimentada casa de espetáculos curitibana da década de 70 voltou a atrair olhares curiosos interessados agora em descobrir os diferenciais de cada ambiente da Casa Cor 2014. Como um filme, o evento tem data para sair de cartaz: 6 de outubro. Mas, como um filme marcante e que emociona, sem dúvida, vai permanecer na retina do público.  Com certeza, muitas ideias e propostas vistas em seus mais de 40 ambientes vão ser transferidas para projetos  residenciais ou de trabalho, o que dá à mostra um prazo de validade muito além daquele determinado pelo período de sua realização.

 Mais que um grande exposição das novidades nas áreas da construção e da decoração – que podem ficar bem representadas em feiras do setor – o que se transforma em chamariz aos frequentadores  da Casa Cor é a experiência de “viver” cada ambiente e reagir emocionalmente, segundo expectativas próprias, diante dos conceitos colocados em prática pelos profissionais que assinam os espaços. Acontece o mesmo quando se é atraído por um filme. Se ele seduzir o público, permanece na memória. E Marina Nessi, diretora da Casa Cor Paraná, desde a primeira edição, que aconteceu na Casa Gomm, um patrimônio emocional e cultural curitibano, sabe que é assim que se faz um grande e inesquecível espetáculo. Falando de memória afetiva, a Casa Cor Paraná 2015 tem montagem prevista em uma antiga fábrica de fitas de Curitiba  no Alto da XV, atuais instalações da Fábrika – que começou abrigando cursos de idioma e academia de ginástica.

PARA LEMBRAR E COLOCAR EM PRÁTICA

Um ambiente pode atrair olhares e emocionar por vários motivos: nele pode estar um objeto exclusivo, um móvel desenhado sob medida pelo profissional responsável pelo espaço ou a feliz transferência da personalidade  de um profissional, escolhido para ser homenageado, na composição de um lounge, loft ou sala. A assinatura de arquitetos e designers, como a de um cultuado diretor de cinema, está presente, sobretudo, nos detalhes que são a marca de sua criatividade. E estes merecem ser lembrados, anotados e guardados como sugestão para um projeto especial. 

LUGAR DE CRIANÇA

ASSINATURA: ANDRÉ LARGURA E GIOVANA KIMAK 

As regras convencionais não existem quando a imaginação toma conta. E o que mais se pode esperar de um espaço dedicado às crianças? O layout flexível  é porta aberta para uma total interação do público com o ambiente  – os adultos também são bem-vindos na hora de descobrir as surpresas nele contidas. Obras literárias dispostas em uma curiosa biblioteca só podem aumentar a curiosidade de virar as páginas dos livros. Mini lounges são convite a um mergulho  à criatividade. Móveis  lúdicos, criados por André Largura, são impossíveis de serem ignorados e uma incomum cortina de canudinhos de plástico (de refrigerante) oferece uma  incrível experiência sensorial. Interação, aliás, foi a principal proposta do espaço: nos finais de semana, oficinas foram programadas  com o objetivo de ampliar conhecimentos artísticos e estéticos dos pequenos através da fotografia, arte, design, culinária, moda (como as oficinas ministradas por Paulo Martins, Alexandre Linhares e Marcos Novak).  No sábado, dia 5, no Lugar de Criança, acontece o lançamento do  livro da série ISTO É… Curitiba, de autoria de Marina Nessi e Lauren Nessi, com ilustrações e diagramação de André Largura e Giovana  Kimak. Prêmio Casa Cor 2014: Projeto mais Criativo.

STUDIO  DO DESIGN

ASSINATURA: FERNANDO SCHWERTNER e RAFAEL CARVALHO

 Zanini de Zanine, um dos principais nomes do design brasileiro, foi o inspirador do espaço.  A personalidade do homenageado transparece nos tons amadeirados e cores vibrantes, que variam entre o pink, o roxo e o turqueza.  A laca brilhante – um retorno anunciado em feiras internacionais –  presente nos móveis fixos  recebeu um tratamento diferenciado por parte da Romanzza  – o revestimento está mais resistente aos impactos externos. Prêmio Casa Cor 2014: Projeto mais Ousado.

SALA BRASILEIRÍSSIMA  

ASSINATURA: JANAÍNA MACEDO

 

Uma das peças mais famosas de Sérgio Rodrigues  é o foco das atenções no espaço. A poltrona Mole foi revestida em jacquard de tricot pelo estilista curitibano Charlye Madison, criador da estampa Geometric Palm, que remete às palmeiras do Jardim Botânico, no Rio, terra do designer. O móvel é complemento perfeito para uma ambientação onde se respira brasilidade. Nela estão texturas como madeira, couro, linho, crochê, tricot e pedras nacionais. Uma parede,  assinada por Eleuthério Netto,  traz fotos deste artista em uma recente viagem aos povos indígenas da Amazônia. Prêmio Casa Cor 2014: Projeto mais Sofisticado.

STUDIO PARA UM BEBÊ

ASSINATURA: JÚLIA VARASCHIN

Com elementos contemporâneos, cores vintage e obras de arte, o quartinho do neném  não é nada convencional.  É uma primeira “casa” para quem acabou de chegar a este mundo. Inclui corredor de entrada, quarto, cantinho para amamentação, mesa de estudos, closet e banheiro. Piso em  cortiça garante conforto térmico e acústico. Destaca-se no mobiliário o berço  desenhado por Júlia Varaschin, que projetou nele  uma “janela” em acrílico que permite que se cuide, mesmo à distância, do pequeno herdeiro.

WINE BAR DESIGN

ASSINATURA: PAULO TABAJARA DE OLIVEIRA

 

A assimetria domina a proposta do projeto.  Os móveis “tortos” dão a ilusão de que eles se mexem quando se anda pelo espaço. Criação de Paulo Tabajara que desenhou cada móvel com este propósito, contando com a parceria e capacitação industrial da Marel  Móveis Planejados. A luminotécnica com automação utiliza cores diferentes e torna os elementos ainda mais soltos. Duas obras de arte chamam a atenção a abstração da figura humana, por André Luis, e uma incomum escultura de Tony Reis feita em cima de uma árvore, envelopada com chapas de cobre.

LOUNGE DO MAESTRO

ASSINATURA: JAYME BERNARDO

Um piano  de cauda em plena Casa Cor. E não poderia ser diferente uma vez que o maestro inspirador do projeto é João Carlos Martins, que inclusive esteve no espaço para dedilhar suas teclas com o seu reconhecido talento. Concebido para o Espaço Thá, utilizou poucos materiais – mármore branco, painéis em laca e tecido – com predomínio do branco. Um lustre Baccarat, criado pelo designer Philipe Starck, batizado Marie Coquine, pende sobre o piano. Considerado uma verdadeira obra de arte contemporânea é uma referência também à personagem Mary Poppins – daí o guarda-chuva que parece proteger a peça. Na ausência de um concertista, clássicos da música continuam se espalhando pelo ambiente, graças à tecnologia Disklavier, que programa um instrumento para tocar sozinho. 

COZINHA SHOW   

ASSINATURA: GASTÃO LIMA

A ideia de aliar o show  à cozinha funcionou muito bem. O ambiente amplo, com arremates curiosos na decoração (complementado por móveis Todeschini)  serviu mais do que as delícias de coquetéis e jantares realizados durante a mostra. Permitiu que os olhos descobrissem outras delicias  como o imenso painel assinado pelo artista plástico britânico Simon Thompson. De longe, a imagem de um dragão que visto mais de perto revela que a figura é formada por louças. Para criar um espaço prático para a elaboração dos pratos e, ao mesmo tempo, propício para a realização de eventos, Gastão utilizou-se da arquitetura da Grécia Antiga, buscando nos teatros de arena a base para a concepção do projeto. Prêmio Casa Cor 2014: Melhor Exposição do Produto.

EMPÓRIO ORGÂNICO

ASSINATURA: JANE ROCHA

Com 18,50 m², o espaço desenvolvido para o Spa Lapinha desde sua execução buscou soluções para minimizar o impacto ambiental, além de utilizar materiais predominantemente reutilizáveis e de fontes renováveis, como tábuas de pinus de reflorestamento, MDF de fontes renováveis certificadas e lâmpadas em LED. Outros destaques do ambiente são as luminárias feitas com cabides e aros de bicicleta e a base de uma das mesas composta pelo ferro fundido que pertenceu aos clássicos postes de iluminação no centro de Curitiba nos anos 50 e 60. Prêmio Casa Cor Paraná 2014: Projeto mais Sustentável.

CASA CONTEINER

ASSINATURA: DENISE LEAL RIBAS E CAROLINA LEAL RIBAS 

Sem abrir mão da funcionalidade e do conforto, quatro containers marítimos, fornecidos pela Total Storage, se transformam em uma residência contemporânea, sustentável, econômica e sofisticada de 90 metros quadrados. Materiais nobres, como mármore, madeira e porcelanato, proporcionam charme e elegância aos ambientes.

 SALA RIBALTA

ASSINATURA: ROBERTA DIAS 

Palco da 21ª edição da Casa Cor Paraná o antigo Cine Ribalta mereceu uma  sensível homenagem no evento.  O nostágico ambiente, composto por elementos que resgatam a lembrança dos bons tempos da casa de espetáculo – cortina e poltronas  vermelhas, lustre de época – parece  ter saído de uma cena de filme. Quem sabe de algum que esteve em cartaz no mesmo espaço?

LOFT DE UM MÉDICO

ASSINATURA: SIMONE STOLFA e BRUNO COLLE  

Assim que se entra no loft ninguém duvida que nele mora uma pessoa de bem com a vida. Hábitos saudáveis, conforto e aconchego em cada detalhe do espaço são pistas de que o loft foi projetado para um médico. Tons neutros  e claros repousam o olhar. O  original painel  de madeira que divide a sala de estar da de refeições, criação da dupla de arquitetos Simone Stolfa e Bruno Colle, personaliza o ambiente e lhe agrega um valor extra.

LOFT DA DESIGNER DE JOIAS

ASSINATURA: HELLEN CAROLINE GIACOMITTI e GISLAINE BEZERRA SOUZA TOURINHO

Não por acaso o brilho é onipresente no espaço. A inspiração vem do mundo das pedras e metais preciosos que são a matéria-prima do trabalho de Sílvia Döring. Delicadeza e sofisticação, características das joias por ela criadas, são perceptíveis nos objetos, lustres e abajures e nos móveis que compõem os ambientes interligados do loft. No todo, é como se um imenso espelho refletisse  a imagem (a personalidade) da designer curitibana.

ESTAR GOURMET

ASSINATURA: ANDRÉ BERTOLUCI e MARTA COELHO

Os arquitetos utilizaram madeira de reflorestamento nos painéis  e nos acabamentos da bancada e revestimento sofisticado em granito. A iluminação conta com um sistema de automação integrada unindo telão projetor de alta definição e módulos de controladores de luz. A proposta foi fugir dos padrões tradicionais dos espaços gourmets e valorizar um ambiente para receber com requinte os convidados.

APARTAMENTO CONCEITO VIVER BEM

ASSINATURA: RENATA MÜELLER

Viver bem  também se traduz por morar bem. O apartamento conceito que tem como referência o Viver Bem Casa & Decoração da Gazeta do Povo,  foi concebido praticamente sem paredes. Valoriza o uso da marcenaria e a cor cinza. As linhas retas, que dão ares contemporâneos à mini residência, são evidenciadas por fitas LED. Automação de iluminação e som permite controlar e planejar diferentes cenários.

 JARDIM FRONTAL

ASSINATURA: WOLFGANG SCHÖGEL

Flores e folhagem são inspirações naturais para quem tem a sensibilidade de perceber  que suas cores e texturas são mais do que cenários. São  essenciais para uma vida harmoniosa e desestressada. Os jardins  que recepcionam os visitantes da Casa Cor Paraná 2014, expressam bem este conceito de bem viver.  Parada obrigatória, aceita com prazer, para um momento de renovação de energia e contemplação em um ambiente que somente a Natureza pode propiciar com o apoio de mãos cuidadosas na disposição de plantas, móveis e objetos.

ESTAR ÍNTIMO

ASSINATURA: VIVIANE LOYOLA

Duas telas da artista plástica India Filipin são destaques de um ambiente que tem como proposta ser acolhedor, atemporal e confortável. O trabalho de várias texturas e materiais nobres em tons neutros, com detalhes em azul, personaliza o Estar Íntimo