Conecte-se

por Nereide Michel em 14/11/2024

Uma das instalações mais impactantes da 1ª edição da Virada Sustentável, festival que acontece em Curitiba até domingo, 17 de novembro, tem a assinatura do renomado artista holandês Henk Hofstra . A “Eggcident” desperta a curiosidade dos curitibanos, que passam pela Praça Generoso Marques, e são surpreendidos pela imagem de ovos fritos gigantes depositados em um dos pontos mais tradicionais da capital paranaense. A proposta do autor da obra é criar uma provocação visual para chamar a atenção para a gravidade das mudanças climáticas e o aquecimento global. E quem já não falou ou ouviu a expressão: -“Hoje está tão quente que dá pra fritar ovo no asfalto”?

Divulgação

Hofstra, conhecido por suas intervenções em locais públicos ao redor do mundo, busca dialogar com o público através de obras. Muitas de suas criações são respostas diretas a questões sociais, e “Eggcident” não é diferente. Inspirada na ideia de que a vida começa com um ovo e que a falta de respeito por ela pode levar a um fim drástico, a instalação utiliza a metáfora de ovos quebrados para alertar sobre os perigos do aumento das temperaturas globais.

Divulgação

“Uma das coisas mais importantes da vida é o começo. Quase toda a vida começa com um ovo. Quando não tivermos respeito pela vida, o mundo terminará como um grande ovo quebrado, estalado e pronto para ser frito”, explica o artista em seu manifesto. A obra, com seu caráter provocativo, foi exibida em outros locais antes de chegar a Curitiba, e tem o objetivo de fazer o público refletir sobre a necessidade de ações mais contundentes em prol do meio ambiente.

A instalação faz parte de uma série de projetos em que Hofstra transforma espaços comuns em cenários de reflexão. Seus trabalhos anteriores, que incluem desde ruas pintadas de azul em alusão a um rio desaparecido até enormes esculturas de frutas e vegetais, sempre trouxeram um componente de crítica social e busca por conscientização. 

O EVENTO

A Virada Sustentável em Curitiba é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e Volvo do Brasil, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. As atividades oficiais vão até 17 de novembro.

Informações sobre a programação, locais das ações e atrações estão no site: www.viradasustentavel.org.br