Conecte-se

por Nereide Michel em 18/07/2016

 Sede de um dos mais atuantes – na vida política e cultural – veículos de divulgação do Paraná transformou-se em endereço temporário para a Casa Cor Paraná/2016, que, cumprindo meta de sua diretora Marina Nessi, vem ocupando em suas últimas edições prédios emblemáticos e históricos de Curitiba. A editora, sob o comando do empresário Paulo Pimentel, imprimia as tiragens de dois jornais, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, cada um focado em um perfil diferente de leitor. Transferida de um acanhado espaço na rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade, para amplas instalações no bairro Vista Alegre, acompanhou a evolução e a expansão da imprensa brasileira no período em que mais inovações ela absorveu – nas décadas de 70, 80 e 90. Desativada em 2013 volta aos noticiários pelas mãos – e inspirações – de arquitetos e designers que assumiram a responsabilidade de voltar a habitar as dependências da editora onde antes se encontravam a redação, impressão, salas de reunião, da Diretoria, departamento fotográfico etc. Quem trabalhou ou frequentou com assiduidade o local garante que mesmo ocupada por ambientes projetados para mostrar lançamentos para casas contemporâneas é possível sentir ainda no ar o cheiro da tinta imprimindo o jornal. Um passado recente que continua presente na Casa Cor PR/16 em espaços assinados que fazem referência aos diversos setores de um jornal como a Sala da Presidência, Sala da Imprensa, Espaço Arte Fotográfica e Sala Comercial.

SALA DA PRESIDÊNCIA

A sala da presidência ou da diretoria de um jornal tem sempre um quê de formalidade em comparação ao clima descontraído da redação ou da impressão. A da editora O Estado do Paraná, ocupada por Paulo Pimentel, abrigava-se atrás de majestosas portas de madeira escura. A Sala da Presidência da arquiteta e urbanista Sumara Bottazzari atualizou o conceito do ambiente com facilidades tecnológicas, como o uso de automação nos sistemas de áudio, vídeo, iluminação e persianas. Uma opção que constrasta positivamente com a  preocupação de resgatar o uso de madeiras naturais, de forma consciente e sustentável.

 SALA DE IMPRENSA

Ambiente funcional de apoio ao trabalho dos jornalistas, projetado pela arquiteta catarinense Fernanda Eicke, ganhou ares de uma sala de estar que alia aconchego e sobriedade. Um piso elevado delimita a área da bancada coletiva de trabalho. Mobiliário com peças assinadas pelo designer também catarinense, Jader Almeida, destaca a inspiração na brasilidade nos tons de verde e azul presentes no sofá e poltronas.

 ARTE FOTOGRÁFICA

 A proposta do arquiteto André Bertoluci é uma homenagem aos fotógrafos, profissionais essenciais na cobertura dos acontecimentos registrados nas páginas de um jornal. O ambiente funciona como uma instalação para exposições fotográficas apresentando a cada semana clics assinados por diferentes “artistas de imagens” de Curitiba. Uma grande escultura de metal da artista plástica Marilene Ropelato remete aos antigos negativos de filmes fotográficos. Premiado como Melhor Ambiente Conceito da Casa Cor/16.

 SALA COMERCIAL

Que jornal  sobrevive sem um dinâmico Departamento Comercial? Mais do que um ambiente onde se “fecha negócios”, a Sala Comercial das arquitetas Denise Pereira Bazzo e Janaina Bazzo focou na necessidade de se criar um espaço para a convivência e o relax nos intervalos de trabalho. O conforto e a modernidade nortearam o projeto, que apresenta uma paleta de cores bem ousada e grande diversidade no uso de materiais.

 AMBIENTES QUE TAMBÉM SÃO NOTÍCIA

JARDIM

Nadia Bentz, Vanderlan Farias e Beto Lemos aceitaram o desafio de projetar em um espaço extremamente longo – aproximadamente 35 metros de comprimento por 5 metros de largura – e formato irregular, o  ambiente que dá às boas-vindas aos visitantes. No Jardim da Casa Cor optaram por verticalizá-lo escolhendo plantas altas e adotando um desenho suntuoso. Uma piscina – convite ao relax – e a impactante instalação artística de Tony Reis, que remete a uma mão humana agarrando uma árvore para reforçar a necessidade de se proteger o meio ambiente, também são destaques do jardim.

BILHETERIA E GALERIA DE ENTRADA

Projetada pela arquiteta Cynthia Karas, a porta de entrada para a Casa Cor/16, teve inspiração no corpo e suas sombras, contextualizando o signo da gestação, do nascimento e da morte – a impermanência. No espaço. um primeiro contato com o universo do jornal: um painel com uma primeira página de uma antiga edição de O Estado do Paraná captura o olhar do visitante. Outros focos de atenção são uma escultura em chapas de MDF, réplica de uma escultura do artista Matteo Pugliese, e uma obra em 3D que emerge das paredes do ambiente, representando o homem e suas emoções.

 PET HOUSE

Companheiros amorosos do dia-a-dia os animais de estimação ganham cada vez mais atenção e carinho dos seus donos. Têm até agenda que inclui visitas periódicas ao veterinário e à Pet House para cuidados estéticos muitas vezes associados às características da raça de um cão ou gato. Foi este universo peculiar que as arquitetas Josélia Pereira e Maurete Schumacher transferiram para cinco contêineres da Total Storage para criar uma “casa para cuidar dos pets”. No piso inferior foram criados três espaços distintos: loja, consultório veterinário, banho/tosa monitorados e individualizados. Bistrô, mini mercado, loja conceito e galeria estão dispostos no piso superior.

LOUNGE ARAUCO

O espaço tem o toque clássico atualizado, marca registrada do arquiteto Eduardo Mourão, que assina o ambiente. As cores off white, chumbo, vermelho, concreto e cobre confirmam o seu estilo. Um  sofisticado projeto de iluminação “com pegada cênica” é um dos pontos altos do lounge, incluindo um precioso lustre  giratório. Ambiente premiado como o de Melhor Uso de Produtos Arauco.

BIBLIOTECA

Arquiteta e engenheira civil, Janaína Macedo pensou em uma biblioteca que sem fugir da inspiração das clássicas salas de leitura, ganhou linhas contemporâneas, peças de design e obras de arte modernas. As esculturas são de Eleuthério Netto, que utilizou peças industriais, com dobraduras de livros antigos. Uma união de estilos que convida para reuniões em família ou com amigos em um espaço acolhedor. A lareira, desenhada por Janaína, foi fabricada em peroba rosa retirada de uma área alagada por uma represa no norte do Paraná. É uma peça suspensa, de madeira rústica, com seis metros de comprimento. Madeira bruta, de raiz de imbuia, também está no aparador.

 HOME OFFICE

A designer Larissa Gomes privilegiou móveis assinados por Sérgio Rodrigues em seu projeto que tem a proposta de aliar leveza e sofisticação. Madeira e mármore são dos poucos materiais utilizados no espaço, que chama atenção pela sequência ininterrupta de painéis em linhas retas. A junção de vários elementos, rodapé negativo, bancadas suspensas, prateleiras extremamente finas e flutuantes (confeccionadas em aço-carbono e inseridas nos nichos embutidos dos painéis) e gesso recuado caracterizam um ambiente totalmente flutuante e com a mesma leitura visual. Escolhido como Destaque Ambiente Residencial/Comercial da Casa Cor/16.

 LIVING

O arquiteto Ivan Wodzinsky aceitou o desafio de ambientar o living, um dos maiores espaços da Casa Cor/16, com a tranquilidade de quem sabia que poderia concretizar o projeto graças ao seu repertório de experiências e vivências no mundo das artes. O resultado pode ser conferido em um espaço que oferece unidade e equilíbrio de conceito mesmo em surpreendentes “cantos” que parecem ter vida própria graças à originalidade de peças e móveis que lhe conferem personalidade. Duas imponentes  panteras, obras do escultor paranista João Turin, destacam a prioridade pela arte do arquiteto em seu trabalho. Premiado como Projeto Mais Sofisticado da Casa Cor/16.

ESTAR COM TERRAÇO

O ambiente, assinado pela arquiteta e urbanista Viviane Loyola, é um convite para se desfrutar de uma das mais bonitas vistas de Curitiba, proporcionada pela localização privilegiada onde foi construída a antiga sede da editora O Estado do Paraná. Viviane projetou o espaço como se fosse a área social de uma apartamento subdividido em hall de entrada, living, sala de TV e varanda com SPA.

 SALA DE BANHO DO CASAL

Pojetado pela designer de interiores Melissa Dallegrave Afonso, tem apenas 16 m²  e um complicado formato retangular. Mas ela conseguiu criar um ambiente relaxante, usando materiais que remetem à natureza, como madeira, seixos e fibra natural. A banheira é uma novidade pois não necessita de obras para ser instalada.

 HOME PRIVATIVO DO CASAL

 Necessidades e desejos de um casal de meia idade foram concretizados pela arquiteta e urbanista Mariana Paula Souza, que assina o espaço. Um ambiente íntimo e aconchegante para quem adora ver filmes, ler livros e colecionar arte. Para facilitar o dia a dia houve a preocupação de torná-lo funcional e tecnológico. Escultura e quadros são da Galeria Zilda Fraletti.

QUARTO DO BEBÊ

Resgatar a história da família trazendo elementos da infância dos pais para o quarto do herdeiro foi a proposta da arquiteta Fernanda Distéfano. O “Haras do Vittorio” resgata já no nome a principal atividade do pai, criador de cavalos, e ganhou vários elementos que lembram este peculiar universo, como a valorização do uso de madeira. Para compor as formas e trazer as características mais fieis do animal a arquiteta destacou detalhes como os painéis feitos pelo artista plástico Rafael Sartori, que também é o autor de um nostálgico cavalinho de balanço de resina e madeira.

 QUARTO DE HÓSPEDE

  A proposta dos irmãos Christian e Richard Schönhofen foi tornar o quarto de hóspede em um espaço multiuso, incluindo nele um home office e um cantinho para leitura, que ficam disponíveis para os donos da casa quando o local não está sendo ocupado de forma temporária. O traço pessoal dos arquitetos está presente nas telas assinadas por Christian e nas fotos produzidas pelos dois profissionais.

QUARTO DA MOÇA

A ocupante do ambiente projetado pela decoradora Yara Mendes é fashion. Adora se vestir bem e seguir as tendências da moda – como a valorização do “feito à mão” em roupas e acessórios. Contando com o apoio da empresária Irit Czerny o espaço cumpre sua proposta com vestidos, calças e blusas da Lafort, nos cabides do armário, e almofadas e cadeira em crochê da linha Home da grife comandada pela estilista. O quarto ganha pontos também pela praticidade: a televisão pode mudar de lugar e uma cama embutida possibilita hospedar uma amiga com todo o conforto.

SALA DE ALMOÇO

 Carla Gil Heller (designer de interiores) e Fernanda Gil Heller (arquiteta) criaram um ambiente claro e agradável para encontros familiares na hora do almoço, ocasião para colocar as novidades em dia. Ao lado de lançamentos-  como o mobiliário em laca no padrão de madeira na cor de mel ou o piso vinílico, que se assemelha a um piso de madeira natural –  os clássicos guarda-louça e cristaleira remetem às lembranças da casa da vovó.

OPEN BAR

 Miami batiza o Open Bar do arquiteto Marcelo Lopes, um espaço que alia sofisticação e funcionalidade. Preto e tons de madeira foram escolhidos pelo profissional para destacar a sua proposta. Um pub cosmopolita resultado principalmente de pesquisas em viagens, sites e livros internacionais que deram subsídios para que o ambiente ganhasse atrativos para “globetroters”.

 COZINHA GOURMET

 A dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande investiu em praticidade e um leve toque de ousadia para criar uma  cozinha gourmet, inspirada na natureza, através de suas formas orgânicas e  geométricas. Cadeiras de balanço, próprias de um ambiente externo, compõem com a mesa suspensa um local curioso e lúdico para as refeições. O amarelo em destaque  confere ainda mais aconchego e personalidade à proposta. O desenho exclusivo da cuba também chama a atenção na bancada do Gourmet. Uma escultura de quase três metros de altura de Eleuthério Netto evidencia a ideia de fugir do comum para criar um espaço cada vez mais presente em casas e apartamentos contemporâneos. Premiado como Projeto com Melhor Exposição do Produto da Casa Cor/16.

 LOBBY DE HOTEL

 Um tour internacional é o convite da decoradora Walkiria Nossol e da arquiteta Jéssica Brandão a quem circula pelo Lobby de Hotel da Casa Cor/16. Um painel de metal oxidado sobre o balcão de check in tem inspiração no estádio chinês Ninho de Pássaro, a pedra do balcão de atendimento é em mármore indiano, as poltronas em fibra remetem ao Camboja, nos painéis de iluminação o aspecto é do tradicional padrão inglês Tweed e dois mil origamis de borboletas douradas da cultura japonesa decoram seis grandes luminárias.Um toque exótico é conferido pela escultura de Rafael Sartori –uma onça que apóia uma grande mesa de centro. Estas e outras peças interessantes carimbam o passaporte para uma viagem com muitas escalas. Ambiente premiado como o Projeto com Melhor Exposição do Produto da Casa Cor/16

 LOUNGE E PRAÇA

Quem diria que no espaço assinado pelo paisagista Wolfgang Schlögel estava instalado o pesado maquinário das impressoras que rodavam as novidades fresquinhas de O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná? Pois o Lounge e Praça Compagas, que ocupa 250 m², é um dos mais aconchegantes da Casa Cor PR/16. Graças às soluções encontradas pelo profissional, que aproveitando o pé direto incluiu um canteiro com 30 gigantescas rochas e utilizou uma cobertura de piaçaba, para revestir verticalmente as paredes. Uma lareira de oito metros é ponto de convergência no espaço, principalmente nos dias de frio intenso do inverno curitibano. Projeto embalado sob a inspiração africana. Premiado como o Projeto mais Ousado da Casa Cor/16.

 CASA COR PARANÁ/16 aberta à visitação até 31 de julho de 2016.

Endereço:  Rua João Tschannerl, 880,  Vista Alegre, Curitiba