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por Nereide Michel em 03/08/2016

O mundo – sediado no Rio de Janeiro – assume de 5 a 21 de agosto  o espírito do criador dos Jogos Olímpicos Modernos, Barão de Coubertin, que adotou e difundiu o lema: “ o importante não é vencer mas competir.” Um lema que não despreza a importância de se preparar para lutar pelo pódio, mas destaca a confraternização que deve ser prioridade entre todas as nações, independente de raça ou credo religioso. O esporte tem este poder unificador – lembrando que na Grécia Antiga, onde os Jogos Olímpicos nasceram, o período em que estes eram realizados significava uma pausa nas longas batalhas travadas na época.

Atletas de todos os cinco continentes circulam pelas ruas do Rio transformando-o na capital do “espírito olímpico”. Inspiração para produtos lançados na temporada com o objetivo de marcar e celebrar um acontecimento, cujo objetivo principal – confraternização universal através do esporte –  deveria ser eternizado.

 Os uniformes oficiais de desfile do Time Brasil para as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tem a assinatura da estilista carioca Lenny Niemeyer e foram fornecidos pela C&A. Neles, destacam-se os tons verde, azul e amarelo da Bandeira Nacional, que criam uma estampa que remete aos pássaros e às flores tropicais. Os tecidos leves se movimentam ao vento e tons de areia, também estão presentes nos uniformes, lembram o vasto litoral brasileiro. 

Protetores solares são indispensáveis em qualquer época do ano, mas a importância do seu uso diário é reforçada quando público e atletas se unem na torcida e na conquista pelas melhores colocações em cada modalidade esportiva. O grupo Nutriex foi  escolhido pelo  Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016 como fornecedor exclusivo da linha oficial de protetores solares do evento. As embalagens têm a marca dos jogos e uma inspiração bem colorida nas Olimpíadas. Oferecem PFS 60 e 30 para adultos e crianças.

 Linhas curvilíneas e balanço. Pontos de partida da coleção de Carla Buaiz, designer de joias capixaba, inspirada na leveza dos movimentos corporais observados nos  Jogos Olímpicos. São 20 peças em ouro 18k, incluindo brincos, anéis e pingentes. Os arcos intercalados e assimétricos, presentes em toda a série, simbolizam os cinco continentes e a união dos povos e raças. Já os fios venezianos e as pérolas emprestam ainda mais dinamismo às joias, simbolizando acrobacias, malabarismos, elasticidade e equilíbrio. O formato das fitas de ouro remete à sensualidade e leveza dos movimentos da ginastica rítmica.

Exuberantes e alegres, os modelos da Swatch, inspirados nos Jogos Olímpicos Rio 2016, trazem as cores dos anéis olímpicos, do Brasil e paisagem da Cidade Maravilhosa. Há opções para apaixonados pelas mais diversas modalidades esportivas: corridas, competições aquáticas e jogos.

No clima das Olimpíadas,  a Rosa Chá lançou a linha Olympics. Saias e vestidos midi, calças pantacourt, croppeds, blusas ombro-a-ombro, jeans e tracksuits ganharam toques esportivos e fazem par perfeito com o tênis branco, must-have da temporada de verão 2017.

Golden Spirit é o tema da coleção – inspirada nos uniformes esportivos – da Osklen para a temporada. Nas peças estão louros – símbolo que remetia à vitória na Roma Antiga – para colorir e dar emoção a cada combinação; deuses gregos e suas coroas como forma de celebrar os atletas e suas condições extraordinárias de super heróis, além do próprio Rio de Janeiro, cidade sede da Olimpíada, que marca presença com uma estampa exclusiva.

A dinamarquesa Pandora entrou em clima bem brasileiro e criou um Charm edição limitada que celebra a Cidade Maravilhosa e exalta um grande ícone nacional. O Charm Pendente Rio de Janeiro traz a silhueta do Pão de Açúcar, cartão postal carioca e patrimônio mundial pela UNESCO. 

A designer francesa Céline Kalifa, da marca Cielle, criou a pulseira Olympe. Com banho de ouro 18k a peça é inspirada nas argolas da logo da competição e está disponível em cinco cores – azul, verde, preta, amarela e vermelha. Para ela, “o Brasil é uma grande inspiração. Sua miscigenação de raças e seu misticismo influenciam muito o meu trabalho, que traz grande simbologia, valores sentimentais dos momentos bons da vida, além de muita energia positiva e felicidade”.

Este amuleto da sorte foi criado pela designer de joias Andrea Conti especialmente para a jogadora de voleibol brasileira, Thaísa Menezes. A atleta bicampeã Olímpica vai usar, com muita fé, a corrente com pingente de esmeralda gravada no verso com as datas de suas vitórias nos jogos. O verde é a cor do Brasil, e a pedra tem 6 quilates, o número da camiseta da atleta e o ano 2016.

Celebrar vitória está na moda. Por isso, a Skol lançou uma edição limitada de três latas inspiradas nos metais originais das medalhas olímpicas – ouro, prata e bronze – para brindar com todos os que fazem parte dessa festa. Os consumidores podem encontrá-las nas áreas patrocinadas pela Skol durante os jogos olímpicos. O pack com três unidades também será vendido na loja online Empório da Cerveja.

 

O clima olímpico pode chegar até na penteadeira, deixando-a mais bonita e globalizada. A proposta é da Marco Boni, presente no mercado de cuidados pessoais, higiene e beleza há mais de 30 anos, que lançou na temporada a linha World Series. Ela inclui escovas almofadas e ovais que trazem estampas representando quatro países, fortes concorrentes a disputar medalhas nas competições esportivas: Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido.

A coleção  Esportes da Life by Vivara é composta por oito pingentes, todos confeccionados em prata esmaltada, representando as diferentes modalidades esportivas: tênis, futebol, vôlei, basquete, rugby, ciclismo, vela e canoagem.