Conecte-se

por Nereide Michel em 27/08/2018

A criatividade é o ponto de partida para o desenvolvimento de coleções com o selo “moda autoral”. Dela irradia os demais envolvimentos que alicerçam o trabalho de peças com assinatura – a pesquisa de materiais, o conceito que permeia a produção e a preocupação com a sustentabilidade – e valorizam o que é apresentado ao mercado. Diante desta proposta que se diferencia da que caracteriza uma linha de fabricação em larga escala,  o seu consumidor tem um perfil que se distancia daquele público que é levado pelas chamadas tendências da temporada. Por isso, não causa estranheza que artistas plásticos sejam atraídos para expressar-se também através de roupas e acessórios. Dois exemplos podem ser observados no coletivo Joairte – Movimento de Joias Contemporâneas – cuja segunda edição acontece em Curitiba nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. Marilia Diaz, consagrada ceramista, e Luciá Consalter, conhecida pelas impactantes instalações, nas quais ela se utiliza de fios e suas tramas, mostram através de brincos, broches, colares e pulseiras a sua singular interpretação da “arte que se veste.”

O Joiarte acontece no mesmo espaço da primeira edição do evento, no Naddya Emmendoerfer Conceito Criativo – reunindo doze marcas: Colares Flor de Pano, Ellen Piragine, Ivy Lipsky, Luciá Consalter Joias, Marília Diaz, Naddya Emmendoerfer Collection, Pablita, Rodrigo Alarcón, Sharoni Aizental, Sig Roeder Joias, Tatiana Gravina e VLuxo.

Criado pela designer Tatiana Gravina, o coletivo  nasceu com o objetivo de fortalecer o movimento autoral e divulgá-lo ao público, cada vez mais interessado em optar por peças atemporais que manifestem a personalidade do seu criador e que, consequentemente, reforçarão a identidade de estilo de quem as usa.

 MARCAS PARTICIPANTES

 Colares Flor de Pano

Seda, linho, algodão, couro e outros tecidos que seriam descartados se transformam em joias têxteis. O conceito de sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente estão presentes em cada acessório da Colares Flor de Pano. No mercado há três anos, a marca é resultado da união de habilidades da artista plástica Ana Paula Panhoni e da jornalista Rosani Galvan Peceguini. A produção é totalmente artesanal. Uma unidade leva dias para ganhar forma e acabamento. Além dos tecidos, são utilizados cristais, pérolas e sementes. O resultado são peças contemporâneas coloridas ou monocromáticas que dão um charme especial às produções das mulheres apreciadoras de exclusividade.

@colares.flordepano.

 Ellen Piragine Joias com Madeira

Ellen Piragine é designer e produtora de joias e acessórios em madeira. Iniciou sua atividade em 2009, voltando com força total em 2015 após anos de estudos voltados à moda e empreendedorismo. O resultado veio rapidamente com o destaque de suas peças na novela A Regra do Jogo, da TV Globo. A designer curitibana cria peças únicas e contemporâneas. O processo é manual a partir de madeiras nobres do descarte na grande metrópole e das podas das árvores de Curitiba. Enquadrada na tendência de conexão com a natureza, a madeira se instala com força total no luxuoso mundo das joias.

 @ellenpiragine_joiascommadeira

 Ivy Lipsky Art Bijoux

A marca teve início em 1996 com a criação e o desenvolvimento de acessórios handmade. Em seu trabalho autoral e exclusivo, Ivy Lipsky utiliza metal, cristais e pedras naturais. O estilo transita do urbano cool, com pegada rocker, ao boho chic.  A inspiração vem do seu olhar crítico, sempre antenado com as tendências do momento. O processo criativo surge da pesquisa constante, planejamento e muita dedicação com o foco em criar bijuterias que adicionem personalidade ao estilo pessoal.

@ivy_lipsky

 Luciá Consalter Joias

A artista plástica utiliza prata 950, cobre, pedras e cristais para criar fios que se transformam em peças orgânicas, disformes, retorcidas, chapadas, enroladas. São peças com design inusitado que capturam o interesse de quem quer se diferenciar por meio do acessório. Participante de dezenas de exposições de arte, Luciá Consalter frisa o lado místico das peças que proporcionam não apenas o embelezamento, mas agregam um pouco de arte ao cotidiano de quem as usa.

 @luciaconsalter

 Marília Diaz

Com 44 anos de experiência nas artes plásticas – tendo a argila como material de preferência – , Marília Diaz também se debruça na produção de objetos, utilitários e adornos tais como anéis, broches e colares. Cada peça é única. Metais, feltro, vidros e cerâmica são os materiais mais utilizados. Marília trabalha com várias técnicas. Feltragem com lã de carneiro e outras fibras, fusing e casting com granilha de vidro. As peças em cerâmica são modeladas uma a uma em diferentes cores de argila. Após a primeira queima se transformam em cerâmica e só então recebem várias camadas de vidrado, quase sempre formulado pela artista a partir de cinzas e óxidos corantes. Só depois desta fase as contas são submetidas a uma segunda queima e desta vez a temperatura beira os 1200°C. O projeto é finalizado com a montagem, com a união de peças diversas. Assim formas geométricas, corações, flores podem se encontrar nos ombros, se sobrepor nas costas ou deslizar até os joelhos. Os adornos nascem para que as ousadas, as que não receiam se expor, potencializem a feminilidade.

 Contato: (41) 98414-5841

Naddya Emmendoerfer Collection

Nádia Emmendoerfer, anfitriã do Joiarte,  é designer de bolsas desde 2003. Desenvolve peças modeladas e costuradas à mão, em couro legítimo e materiais nobres, feitas especialmente para quem valoriza o design autoral e a exclusividade em um processo meticuloso e com técnica apurada. Verdadeiras joias na sua concepção e produção.

www.naddyaemmendoerfer.com.br

 Pablita

Inspirada pela sua admiração por acessórios e moda consciente, a arquiteta Lígia Massabki cria peças a partir do reaproveitamento de um material muito utilizado em sua profissão: revestimentos de construção civil. Os princípios do design e da arquitetura estão presentes, não apenas no material, mas também nas formas, combinações de cores e texturas dos acessórios sofisticados e atemporais, produzidos de forma manual.

  www.pablita.com.br

Rodrigo Alarcón 

O designer Rodrigo Alarcón completa 38 anos de atividades num segmento bem específico, o da joalheria autêntica e exclusiva. Um representante do conceito de ateliê com produção original e atemporal. Suas peças mostram como o design pode transformar materiais como ossos, chifres, madeira de demolição e moedas, associados à prata, ouro e diamante em joias preciosas. Ao longo dos anos, ao lado de seu irmão Marcelo, o joalheiro conseguiu imprimir uma marca sólida antenada com os conceitos contemporâneos de sustentabilidade e de valorização à nossa história e às nossas origens.

 @rodrigoalarcon @marcelo alarcon

 Sharoni Aizental

A designer Sharoni Aizental aprendeu os fundamentos da joalheria na família, e apesar de manter o legado da produção artesanal, suas criações seguem uma linha contemporânea minimalista. Suas joias mesclam diferentes texturas e formas geométricas, criando contrastes limpos e harmoniosos. Equilíbrio que garante às suas coleções um resultado sofisticado e atemporal.

@sharoni_aizental

 Sig Roeder Joias

 

Sig Roeder tem suas criações voltadas para mulheres que gostam de um look elegante, sofisticado e personalizante.  É uma marca de design autoral que cria e produz joias em prata com pedras naturais, sintéticas e nó de pinho. As peças são  exclusivas e com edições limitadas. São anéis, brincos, pingentes e colares  atemporais, com formas geométricas e orgânicas que buscam transmitir harmonia e feminilidade.  O acabamento é feito com todo cuidado e precisão. Embalagens e sacolas personalizadas da marca acompanham as peças. A designer também produz peças em prata, ouro e banho sob encomenda.

sigroederjoias.com.br | www.facebook.com/sigroederjoias | @sigroederjoias

 Tatiana Gravina Joalheria Plástica

Bisneta de Nicolau Gravina, fundador da Joalheria Gravina em Ponta Grossa,Tatiana é designer gráfica e de produtos e é a idealizadora do Joiarte. Especializada em joias contemporâneas, modela peças à mão em cerâmica plástica. É uma arte feita especialmente para quem valoriza o design autoral original e exclusivo. A designer cria suas peças intuitivamente e diversifica a arte de modelar agregando materiais como prata e outros metais nobres, pedras preciosas e pigmentos naturais. www.tatianagravina.com.br | Instagram: @tatiana_gravina | FaceBook: Tatiana Gravina Joalheria Plástica Autoral

 VLuxo Concept & Design

Um acessório que enfeita uma mão, passa por tantas outras. De ponta a ponta, o fecho que une as peças VLuxo é imã, laço e amor A marca é resultado de um projeto que busca reintegrar mulheres ao mercado de trabalho e dar um novo significado a valores pessoais. Cada material utilizado é cuidadosamente selecionado, com preferência aos produzidos no Brasil, livres de níquel e cádmio. As produções em escala reduzida mostram uma percepção de moda em consonância com novos valores. O resultado final é um acessório com brilho e balanço. Dos cordões, nós e cristais saem cores e possibilidades transformadoras, seja para incrementar o dia a dia, seja para escolher o acessório que faltava em uma composição mais elaborada.
www.vluxoacessorios.com.br I Instagram.com/v.luxo I Facebook.com/Vluxo.

          

+ INFOS

2.o Joiarte – Movimento de Joias Contemporâneas

Dias: 31 de agosto, 11h às 20h, e 01 de setembro, das 11h às 18h.

Local: Naddya Emmendoerfer – Conceito Criativo, Rua Gonçalves Dias, 125, Batel, Curitiba.

Entrada gratuita

Estacionamento facilitado em frente

Aceita cartões

@joiarteCuritiba

fb.me/joiartecuritiba

joiartecuritiba@gmail.com

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net