Conecte-se

por Nereide Michel em 17/12/2020

O Natal 2020 não será igual aos anteriores. Uma realidade que chega embalada pela senso de coletividade: evitar aglomeração para impedir a disseminação da pandemia do coronavírus. Por isso, é tão importante dedicar uma atenção especial à decoração da casa, prepará-la com o mesmo carinho de sempre. Como grupos maiores de familiares e amigos não poderão se reunir para a tradicional ceia e troca de presentes, a simbologia da celebração do nascimento do Menino Jesus – paz e esperança – ganha um significado ainda maior neste atípico ano.

A  parceria entre a Artefacto e a Bergerson Presentes, que todo dezembro apresenta sugestões de mesas postas para as comemorações deste festivo mês, nesta edição reforçou ainda mais o espírito de confraternização que deve imperar não apenas nesta época mas em todos os dias do calendário. Arquitetos e decoradores participantes da Mostra Artefacto 2020 interpretaram, cada um com o seu estilo, a característica ambientação natalina – que também poderá estar presente nos brindes do Réveillon. Sofisticada, clássica, clean, sustentável – são muitas as ideias que podem ser adotadas para deixar a porta aberta para o Papai Noel – mesmo que ele seja digital.

TUDO PRONTO PARA A CEIA

Rodrigo Ramirez

 Cacau, nozes e pinhas integram a decoração da arquiteta Juliana Meda. Plantas naturais no caminho de mesa combinam com o  sousplat de fibra e contrastam com as sofisticadas taças e talheres da Bergerson Presentes.

Rodrigo Ramirez

Deborah Nicolau escolheu cedro e pinhas naturais para compor a mesa. Os detalhes em dourado destacam o natalino verde.

Rodrigo Ramirez

André Bertoluci propõe uma mesa elegante, com arranjos que se integram à ambientação da sala. Velas e porcelanas, da Bergerson Presentes, completam a sua proposta.

Rodrigo Ramirez

 Eliza Schuchovski optou por porta-guardanapo e jogo americano em couro, material  que combina com os tons amadeirados do conjunto. Pinhas e plantas naturais se integram ao arranjo de mesa.

Rodrigo Ramirez

 Suelen Parizotto enfatiza os elementos clássicos do Natal:  pinheiros em alturas diferentes e soldadinhos de chumbo bordados nos guardanapos. O jogo de porcelana e o mini cloche de prata entram no clima tradicional da celebração.

Rodrigo Ramirez

Viviane Loyola reuniu bolas douradas, porta-panetone e taças de cristal lapidado para compor a sua mesa. O arranjo de alecrim espalha um aroma revigorante no ar atraindo boas energias.

Rodrigo Ramirez

O espaço clean, projetado por Elaine Zanon e Claudia Machado, da Arquitetare, ganhou uma ambientação natalina condizente com esta inspiração, que valoriza o minimalismo e a natureza. Jogo americano em linho, porcelana com detalhes em prata e faqueiro assinado por Arthur Casas complementam o conceito da mesa preparada para receber os convidados.

Rodrigo Ramirez

A arquiteta Samara Barbosa trouxe vasos com diferentes volumes para criar um charmoso centro de mesa. Destaque para as taças verdes de cristal lapidado e o jogo de jantar em cerâmica fina da Bergerson Presentes.

Rodrigo Ramirez

Boas vibrações na mesa da Ebrahim Arquitetura, com romãs e velas destacando-se na decoração. Réplicas de beija-flor em cerâmica nos porta-guardanapos  e a champanheira em pedra sabão deram um toque gracioso e ousado ao conjunto.

Rodrigo Ramirez

 Na mesa de Talita Nogueira, folhas verdes e velas brancas simbolizam a esperança e a paz.

CANTINHOS ESPECIAIS

Rodrigo Ramirez

Priscila Muller sugere um arranjo com velas na mesma paleta de cores do projeto do seu espaço para a Mostra Artefacto.

Rodrigo Ramirez

Cultura oriental traz o clima zen para o Natal de Ivan Wodzinsky, que investiu em tigelas coloridas que guardam frutas e bolas de Natal. Simplicidade que combina com a simbologia da celebração.

Rodrigo Ramirez

O Studio Architetonika aproveitou o design arrojado das mesas de centro da Artefacto para situar o seu  arranjo com frutas, folhas e panetone. Sem dúvida, um criativo foco de atenção no ambiente.

Rodrigo Ramirez

Margit Soares apostou na fluidez usando cedro e acácias, uma ótima opção para uma decoração durável. Aliás, a escolha das plantas contribui para a perenidade do arranjo, uma vez que elas não perdem a beleza com o passar dos dias.

Rodrigo Ramirez

O inovador formato quadrado da guirlanda é o toque natalino que valoriza o espaço assinado pelos  arquitetos Jayme Bernardo e Glei Tomazi. Um jeito simpático de dar boas-vindas a quem chega.

Rodrigo Ramirez

Champanhe e espumante são as bebidas oficiais dos brindes de final de ano. A champanheira escolhida por Jorge Elmor confere leveza ao seu arranjo para a mesa de centro.

Rodrigo Ramirez

Sofisticação define o arranjo da  NP Arquitetura. Taças e champanheira rosé gold, da Bergerson, expressam o estilo com desejos de Feliz Natal. E de muito sucesso em 2021!

Rodrigo Ramirez

O Natal pode ser comemorado na intimidade. No quarto do casal, projetado por Caroline Andrusko, um cantinho foi reservado para uma ceia a dois. Uma celebração aos laços de ternura.

Rodrigo Ramirez

A arquiteta Larissa Loh sugere uma charmosa e prática bandeja ideal para brindar o Natal na cama. Uma sugestão também para servir um caprichado café da manhã depois dos festejos.

ONDE ESTÁ

Os arranjos natalinos da parceria entre Artefacto e Bergerson Presentes estão na Mostra Artefacto/2020

Comendador Araújo, 672, Batel, Curitiba

Informações (41) 311-2300