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por Nereide Michel em 26/07/2018

Um evento que mostra caminhos, aponta soluções e indica recursos para concretizar projetos define o Inspiramais, considerado o maior “Salão de Design da América Latina”. Realizado em São Paulo nos dias 16 e 17 de julho apresentou 900 novos materiais focados na produção calçadista, destacou propostas sustentáveis e abriu as portas para a comercialização dos lançamentos do setor. O tema desta edição “Alquimia” sugere uma mistura de ingredientes que resulta em uma fórmula que alia inovação, criatividade, sustentabilidade e fomento a novos negócios no país e no mercado internacional. Aliás, a alquimia da moda se faz através de conexões e diálogos entre diversos segmentos em uma troca de informações que resulta em inspirações mútuas e identificadoras de produtos made in Brazil. Sejam eles, roupas, acessórios, calçados, joias e até móveis. Este é o objetivo principal do Inspiramais.

Tendo como pano de fundo a moda o Inspiramais movimenta os mais diversos segmentos que gravitam em torno do que se veste e do que usa em suas mais diversas interpretações: o prático, o funcional, o criativo, a preocupação ecológica, a identidade cultural e avanços tecnológicos. Todos contemplados na feira em espaços atraentes que capturam o interesse de profissionais não apenas  da área calçadista como de designers de moda e de produto e até do setor moveleiro, que, não é de hoje, revela uma intensa troca de informações com atividades afins para planejar os seus lançamentos. Foi, aliás, com esta finalidade que Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, ministrou, em parceria com a Abimóvel, a palestra “Móveis e Moda: Conectando Matérias, Design e Estilo”.

 

Estampas com efeito 3D; soluções sustentáveis contra o odor de calçados e roupas para redução no consumo de água; espaços interativos com realidade aumentada e apresentação de estamparia autoral com inspiração e desenvolvimento 100% brasileiros pautaram alguns dos lançamentos desta edição do Inspiramais.

PESQUISA +PROJETO+CONCRETIZAÇÃO

A tríade -  que expressa as principais etapas a serem percorridas por uma empresa ou por um profissional autônomo para chegar ao produto pronto para ser apresentado ao mercado – está bem representada no Inspiramais. Com um adendo extra: o incentivo à criatividade.

O Espaço da Inovação destacou as criações das empresas ITM, FCC, IQX-Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimentos de Aditivos e Especialidades, Romana Indústria Química, Ambiente Verde, Cofrag, Palmilhas Martinho, Camaleoa, Endutex, Ambra e Lunelli. Nele, o dialogo entre a tecnologia e a sustentabilidade enalteceu a ciência de materiais, de dados e a nanotecnologia.

Também para estimular o desenvolvimento de novos materiais e produtos, o Inspiramais  concedeu nesta edição o Prêmio Transformadores para empresas que se destacaram pelo design e inovação em seus lançamentos durante o evento. Endutex na categoria Laminado; Bertex na categoria Tecidos e Tramas; Rollatextil na categoria Aviamentos; Plasticromo na categoria Metal e ABS; Arte da Pele na categoria Couro Exótico; Santa Croce na categoria Couro; Injeplan by Planeta Pé na categoria Saltos, Solados, Palmilhas e Fachetes e Vitrine Acessórios na categoria Enfeites receberam a homenagem.

 A moda autoral, que busca inovação e sustentabilidade, está na origem do projeto Conexão Inspiramais, que tem início com o ciclo de estudos de inspirações e referências de moda, sob a coordenação do estilista Walter Rodrigues. Empresas participantes recebem consultorias para a criação e desenvolvimento de seis materiais inovadores em design e tecnologia. O resultado pode ser conferido no evento quando mais de 900 novidades em produtos foram mostrados aos visitantes do salão.

O Projeto Conexão Criativa, que une SEBRAE e  Assintecal, em sua realização, pretende contribuir ao reconhecimento e à valorização da moda brasileira.  Durante o Inspiramais destacou  a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro,  voltado ao desenvolvimento de componentes e conectando-os ao mercado para apresentar o seu aspecto exclusivo e original. Teve a participação exclusiva de micro e pequenas empresas, com a exposição de produtos destinados aos segmentos vestuário, calçados, acessórios e joalheria.

Para evidenciar as pesquisas em sustentabilidade e inovação, o Preview do Couro contou com a participação de 12 curtumes, além da parceria com o projeto + Estampa, que mostrou o trabalho de quatro estúdios que desenvolveram protótipos em calçados e acessórios. Apoiados pela palavra “Play” – que será responsável por nortear as criações a partir do próximo ano – os trabalhos buscaram inspiração em colagens, reconstrução e expressionismo. “A ideia é  que o“Play” seja o restart de todo um processo, para que saiamos da inércia em que vivemos entre reclamações e problemas, e nos faça ir em frente para que de uma forma lúdica e alegre possamos modificar qualquer realidade”, define o consultor Marnei Carminatti, coordenador do projeto, que é promovido e realizado pelo CICB e Apex-Brasil.


No projeto + Estampa, sob a orientação do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, oito estúdios de design de todo o país exibiram suas criações no evento. Decodificando elementos da cultura brasileira a proposta é incentivar a inovação para inibir o movimento de cópias e reproduções similares. Van Gogh e Basquiat foram os artistas inspiradores desta edição.

 Referências Brasileiras propõe novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda. Tendo na coordenação a designer Júlia Weber, do Núcleo de Pesquisa da Assintecal, tem como foco a cultura brasileira através da pesquisa histórica e iconográfica que busca apontar novas inspirações para designers e estilistas. A temática desta edição, Reconfiguração, o Papel, abraçou ícones e símbolos ligados à identidade do imigrante italiano que se estabeleceu na região de Farroupilha, na Serra Gaúcha. O papel faz referência a passaportes e cartas, que expressavam as saudades dos que aqui chegaram de sua terra natal. Da forma dos envelopes, por exemplo, resultou em inspiração para bolsas e escritos viraram estampas.

 

Farroupilha também serviu como inspiração para o Projeto Iconografia Local da designer Paola Fabris, que decodificou em sua pesquisa flores, folhas, frutos, esculturas, cores, texturas e objetos encontrados naquela região gaúcha. O trabalho resultou no vídeo “Iconografia Local Farroupilha”. A realização do projeto é do SEBRE, Abest e Assintecal.

POR TRÁS DO INSPIRAMAIS ESTÃO…

Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Grupo Lunelli, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, e Suntex.  Conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

PRÓXIMA EDIÇÃO

15 e 16 de janeiro de 2019, com novas inspirações, criações e inovações.

 

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