por Nereide Michel em 19/08/2024
Nos anos 60 tubinhos e minissaias circulavam com desenvoltura pelos edifícios assinados por Oscar Niemeyer na recém-inaugurada Brasília. Uma intimidade que lhes permitia dialogar com espaços amplos, abertos e sem detalhes supérfluos, uma vez que roupa e ambiente nasceram com a mesma proposta e na mesma época. A conexão entre a moda que marcou uma década – e agitou mentes e corpos a partir de pontos estratégicos do planeta como uma swinging London – e a arquitetura de linhas minimalistas – que apontava para a funcionalidade sem descartar a estética de retas e curvas – , é sintomática. Toda revolução comportamental, que caracterizou os anos 60, evidencia o cordão umbilical que une moda, arquitetura e design.
Coleção Brutalismo Caboclo, do NovoLouvre, inspirada na arquitetura de prédios de Curitiba, como o da antiga Telepar.
O que se pensa, o que se veste e como se mora são reflexos das expectativas de vida de um determinado período. O desejo de desafiar o status quo e romper com o tradicional faz brotar formas de expressão e comportamento singulares que se abrigam em roupas e casas correspondentes a estes novos anseios.
Para mostrar na prática como ocorre este processo (natural) de mudança de estilo – de vestir e morar – gerando novos produtos e propostas arquitetônicas, em sintonia com o seu tempo, acontece em Curitiba, entre os dias 20 e 24 de agosto, um evento que une Arquitetura, Design e Moda. Uma iniciativa compartilhada pelo NovoLouvre, marca de moda autoral, Artesian Móveis e a Sis 3 Imóveis. O encontro não poderia ter ambiente mais adequado – o antigo escritório do arquiteto Manoel Coelho, um marco modernista curitibano, e aberto pela primeira vez à visitação pública.
Escritório de Manoel Coelho, arquiteto modernista que assinou obras como Universidade Positivo, PUCPR e Expo Barigüi.
A programação inclui talks, palestras e peças em exposição, que poderão ser adquiridas, dentro da proposta de destacar a relação entre o design, a arquitetura e a moda sob a ótica da produção curitibana: Salvador Gnoato, “Manoel Coelho – arquiteto e designer”, 20 de agosto, 19h; Ana Penso “Olhos de Ver, como a arte e o design podem nos ensinar a entender o mundo”, 21 de agosto, 19h; Mariah Salomão e Dani Nogueira, “Notas sobre a cidade e roupas”, 22 de agosto, 19 horas.
No evento, a moda autoral curitibana estará representada, incluindo uma curadoria única do arquivo NovoLouvre e peças selecionadas de designers para exposição e venda.
Mariah Salomão, do NovoLouvre, destaca a interconexão entre arquitetura, moda e design como será a exposta no evento, “eu, como uma arquiteta que faz roupa, a Fernanda Athayde como uma arquiteta que vende móveis e a Ana Penso, que já fez moda e faz design. Na minha conversa com a Dani Nogueira, por exemplo, vamos falar sobre a relação da cidade com a roupa, mostrar como elas andam juntas. Como a evolução da arquitetura, do design e da moda acompanham a história da humanidade”.
Artesian apresentará uma mostra exclusiva de móveis, com venda especial para os visitantes. Além do evento, o NovoLouvre e a Artesian irão inaugurar, em breve, um showroom em conjunto no Centro Histórico. Mariah Salomão também está desenhando uma linha de retail para a fábrica.
PARTICIPANTES
Salvador Gnoato, arquiteto e urbanista (UFPR), Doutor (FAU-USP) e Professor-titular (PUCPR) e autor dos livros “Rubens Meister vida e obra” e “Arquitetura do Movimento Moderno em Curitiba”. Palestrante, já falou para plateia na Universidade de Ferrara, Itália; foi curador da exposição “Kirchgässner, um modernista solitário (MON)”. É responsável por projetos como as sedes administrativas da Sanepar e da Celepar; Fórum da Comarca de Guarapuava e Restauro do Palácio da Justiça em Curitiba.
Ana Penso, convicta de que o design é um construtor de pontes entre a arte, a educação, a inovação e o desenvolvimento pessoal. Assina coleções para DPOT Objeto, Artesian e Michelangelo do Brasil. Exposições no Museu Oscar Niemeyer, uma delas em parceria com a Fundação italiana Michelangelo Pistoletto e na Galeria Zilda Fraletti. Assinatura de espaço para Michelangelo Mármores do Brasil na ExpoRevestir 2023. Instalação na Design Weekend 2022 e 2024. Projetos com Consuelo Cornelsen, Oda Design Club e Instituto Campana.
Mariah Salomão Viana, arquiteta e mestre em urbanismo. Em 2007 fundou o NovoLouvre, no Centro Histórico de Curitiba, marca da qual é diretora de criação. Já foi professora e supervisora de diversos cursos na área da arquitetura e moda. É curadora do LabModa, iniciativa que abre espaço para marcas autorais e slow fashion.
Dani Nogueira pesquisa e cria caminhos para trabalhar diferentes formas o tema da Essência Humana, sua compreensão e transposição para a sua prática no cotidiano. Formada em Design de Moda, é Coolhunter, pesquisadora e figurinista para teatro e dança contemporânea. Com 20 anos de atuação acadêmica ministra aulas de História da Moda e do Design, Planejamento de Coleção e Moda Contemporânea. Pós Graduação em Coolhunting e pesquisa de tendências e Pós Graduação em Direção de Arte e Processos Criativos.
+INFOS
ENCONTRO MODA, ARQUITETURA E DESIGN
Escritório Manoel Coelho
Rua José Antoniassi, 21, Mercês I Bosque Gutierrez
20 a 24 de agosto, das 13h às 19h
Entrada: Gratuita
Não é necessária inscrição prévia