por Nereide Michel em 20/08/2024
A Sève Art Galeria ainda não completou um ano – foi inaugurada em 5 de outubro de 2023 – mas já se consolidou como referência em arte contemporânea curitibana prioritariamente a que tem a assinatura de artistas plásticos nascidos ou radicados na capital paranaense . Nas suas paredes estão obras de Lys Aurea Buzzi, Sergio F. Rolim, Felipe Scandelari e Maristela Ribeiro – cada um com a sua peculiar forma de dar vazão à inspiração e expressá-la através do impacto de cores nas telas.
A paixão pela arte, pelos seus vestígios, resgate da memória e a possibilidade de proporcionar novas visões de mundo através do tempo impulsionaram a concretização do projeto da Sève pelas arquitetas Helena e Letícia Rolim de Moura.
Se diante de uma pintura, que reflete trajetórias e vivências do seu autor ou autora, o olhar fica refém da linguagem sensível da arte, o que dizer de uma tela, que é resultado de um sentimento coletivo em que dezenas de mãos assinam o trabalho? A palavra solidariedade é a melhor definição para uma obra compartilhada cujas pinceladas foram regidas pelo desejo mútuo de apoiar uma causa ou integrar-se a uma ação social.
Com esta proposta Helena e Letícia Rolim de Moura disponibilizaram o ambiente da Sève para concretizar o objetivo – semente plantada pelo artista plástico Sérgio Rolim, pai das galeristas – de convidar pintores, arquitetos, designers e comunicadores para a realização de três obras coletivas. Duas delas foram finalizadas em um evento realizado na quinta-feira, 15 de agosto, com a participação de mais de 60 mestres da arte solidária – os quadros serão agora leiloados e terão o seu valor integralmente revertido em benefício das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
“Apoiar as vítimas do Rio Grande do Sul é muito importante e necessário, e poder fazer isso através da arte nos enche de propósito e motivação. “, complementa Letícia Rolim de Moura.
ONDE ESTÁ
SÈVE ART GALERIA
Alameda Carlos de Carvalho, 1547, Batel
(41) 3234-2855