Coisas Novas

por Nereide Michel em 30/10/2019

No projeto de um espaço prioridades como funcionalidade e estética são itens obrigatórios na prancheta dos arquitetos. Contudo, em tempos globalizados e estressantes, outros objetivos ganham importância na construção de uma residência ou ambiente de trabalho. Estes focam no bem-estar e na qualidade de vida de seus ocupantes. Com esta proposta acontece em Curitiba a primeira edição do Congresso Brasileiro de Arquitetura da Felicidade (CBAF), que vai reunir arquitetos de diversas partes do país para discutir a temática do ponto de vista científico, filosófico e profissional. O evento acontece no dia 04 de novembro, no Grand Hotel Rayon, e conta com palestras e mesas redondas com destacados profissionais, entre estes, Edson Yabiku, arquiteto e consultor da Norman Foster, de Londres. Também estão confirmadas as presenças de Andrea Paiva, professora da FGV e FAAP, Kardec Borges, diretor executivo da UNYT Arquitetura de Resultados, Antonio Macêdo Filho, Green Building e Wellness Expert e Michele Beber, gerente de projetos na Invespark Empreendimentos Imobiliários.

Edson Yabiku

Guilherme Takeda, idealizador do CBAF, opina que a arquitetura deve criar espaços que sejam benéficos para toda a sociedade. “Esperamos que o congresso promova o compartilhamento dos conceitos da arquitetura do bem-estar na relação entre o homem com o espaço construído e como essa concepção auxilia em uma maior estimulação, produtividade, criatividade, relaxamento, humor e felicidade”, destaca.

 O evento busca explorar as principais ferramentas da neurociência, neuroarquitetura, biofilia e arquitetura positiva no desenvolvimento de projetos, onde o indivíduo seja o foco principal. Afinal, como esclarece Takeda, em uma realidade onde se passa mais de 90% do tempo dentro de espaços construídos, o ambiente em que se está inserido é de extrema importância para o equilíbrio interior.

“O mercado de bem-estar imobiliário cresceu rapidamente e os empreendimentos estão cada vez mais sendo projetados e focados em fazer seus ocupantes felizes. Em nossos lançamentos sempre questionamos qual experiência o morador deseja na hora de escolher um imóvel e o bem-estar é um dos primeiros itens na lista de desejos”, afirma Douglas Borcath Filho, diretor da D. Borcath, patrocinadora do 1º CBAF.

+ INFOS

Programação e inscrição pelo site www.cbaf.com.br.