Linkultura

por Nereide Michel em 18/12/2014

 A casa é antiga. Faz parte do cenário da Des. Ermelino de Leão há algumas décadas. Pode-se dizer que é uma construção típica de uma cidade que começava a crescer seguindo o ritmo acelerado de uma metrópole, mas que ainda respeitava janelas amplas, através das quais olhos curiosos espreitavam as mudanças ao redor. Sem preocupação que estas pudessem interferir na tranquilidade do seu dia a dia. Este clima ainda persiste na casa, localizada na movimentada rua – na verdade, uma ladeira – que vai desembocar na praça João Cândido e que passou por uma reforma justamente para não perder as suas características iniciais. Tarefa assumida e cumprida por Mariane Kraviski e Eliane Teliz, que encontraram nela o espaço ideal para abrir as portas do Largo das Artes. A proposta das sócias é expor  trabalhos de artistas plásticos, artesãos e designers, que assinam  obras e objetos que surpreendem pela criatividade e/ou inusitado.

Se  quadros cobrem as paredes – no primeiro andar estão em exposição pinturas do artista plástico de Campo Largo, Di Ferrá – objetos diversos revelam sua função para decorar ou facilitar o cotidiano em prateleiras e mesinhas. São tantos – mas tão bem dispostos – que uma visita de meia hora jamais será suficiente para conhecer todo acervo reunido por Mariane e Eliane. A maioria, fazem questão de afirmar, tem autoria paranaense.  Mas esta não é a única finalidade do Largo das Artes – uma ampla sala foi reservada para cursos e oficinas destinados a quem também quer aprender como colocar mãos à obra e deixar aflorar a sua sensibilidade nos ofícios manuais.

Do tradicional ao contemporâneo, há espaço para todos os gostos e estilos. A única exigência é que as peças expostas não percam os laços de ternura com o que é nosso. Para exemplificar este conceito, aqui estão trabalhos de três designers curitibanas que dialogam com a moda ao seu modo, e estão com suas novidades à venda no Largo das Artes.

Alethea Silveira desenvolve acessórios sustentáveis e em harmonia com o meio ambiente. Colares, brincos e pulseiras – são bem charmosos os confeccionados com a delicadeza do papel – estão entre as suas criações.

Maureen Miranda é multifuncional: artista plástica, atriz, figurinista, diretora teatral e produtora. Sua arte com os desenhos pode ser conferida estampando  bolsas, necessaires,meias, canecas, jogos americanos, sabonetes e cadernos.

Acessórios para quem opta pela bicicleta para transitar pela cidade estão no foco do trabalho da Bonfin.bike. Definida como uma marca para o ciclista que vê na sua bike um estilo de vida, seus idealizadores acreditam no empreendedorismo social e na mobilidade inteligente.

ONDE ESTÁ

LARGO DAS ARTES; Rua Des. Ermelino de Leão, 472, Curitiba.

contatolargodasartes@gmail.com