Linkultura

por Nereide Michel em 28/01/2015

 O relatório da Ford /2015 de tendências para o futuro – Looking Further with Ford, que traz dados e reflexões acerca dos hábitos de consumo globais e comportamentos que devem moldar a cultura nos próximos anos – uma importante recomendação: “abram caminho para a Geração Z”. A primeira verdadeiramente global, nascida em uma cultura voltada para a tecnologia, com experiência digital e socialmente consciente. Consumidores ainda adolescentes em sua maioria, mas que devem representar mais de 20% da população mundial. E está neles a definição das novas tendências a serem buscadas pelo mercado muito em breve.

Apesar de questões atuais como as mudanças climáticas, as ameaças à privacidade, epidemias e conflitos geopolíticos, há um otimismo no ar. Como pano de fundo, o relatório da Ford destaca o rebelde moderno que trabalha para desafiar as convenções e criar novos padrões, assim como a existência de pessoas mais motivadas que nunca para assumir riscos na busca pelo sucesso, o que começa a acabar com o estigma do fracasso. Esse espírito de determinação faz surgir novas formas de consumo colaborativo e mobilidade, trazendo mais liberdade de pensamento e ação.

Assim, não por acaso, o relatório da Ford/2015 situa a Geração Z, como  item 1 de uma lista de 10 orientações ou recomendações ao mercado baseadas em pesquisas de comportamento. Muitas destas tendências vão ser perceptíveis nos próximos lançamentos da automotiva, mas também estarão no desenvolvimento de novos produtos ou serviços a serem disponibilizados a curto prazo.

1-     Abram Caminho para Geração Z – Com pressão significativa e grandes expectativas, a Geração Z tem um mantra simples: “As coisas boas vêm para aqueles que agem”.

2-     Renegados e Rebeldes – A sociedade sempre amou as pessoas que têm coragem de assumir riscos, mas o mercado nunca esteve tão receptivo àqueles que ultrapassam limites e quebram barreiras.

3-     Ostentação do Fracasso – O estigma do insucesso está acabando rapidamente. Em uma época de mudança constante, o único verdadeiro fracasso é deixar de tentar melhorar e evoluir.

4-     Movimento de Carregar Menos – Os consumidores de hoje não querem carregar coisas e, cada vez mais, não precisam fazer isso. Novas tecnologias, como dispositivos portáteis e aplicativos de smartphones, estão transformando a maneira como os consumidores pagam por produtos e serviços, como e onde as empresas interagem com os clientes e a quem as pessoas confiam suas informações mais valiosas.

5-     Sem Amarras – Em um mundo onde a inovação é tão rápida, ninguém quer ficar para trás com um produto que se tornou ultrapassado ou obsoleto. O resultado é uma nova mentalidade “a la carte”, que valoriza mais o acesso que a propriedade.

6-     Expandindo o Parentesco – Enquanto as famílias e comunidades tradicionais tornam-se menos dominantes, o conceito de família está se adaptando, evoluindo e expandindo de maneira mais pessoal.

7-     Compartilhamento e Privacidade – A privacidade tornou-se uma questão de equilíbrio delicado. Há uma negociação entre a informação que os consumidores estão dispostos a compartilhar e os benefícios que recebem em troca.

8-     Saúde Ilusória – O esforço desordenado para informar os consumidores sobre hábitos de vida mais saudáveis criaram confusão e uma população global mais obesa e doente. No meio desse barulho, os consumidores precisam de um sinal claro para transformar a informação em ação.

9-     Arte do Escapismo – Na cultura atual, conectada 24 horas e sete dias da semana, o desejo de se afastar mental e fisicamente continua atraente. As pessoas buscam cada vez mais aventuras de imersão, elevando o escapismo a uma arte refinada.

10-  As Várias Faces da Mobilidade – Em uma era de constante inovação, a mobilidade está superando a definição da palavra, na medida em que os conceitos de transporte e comunicação convergem.