Linkultura

por Nereide Michel em 08/12/2020

“Todo artista tem que estar aonde o povo está”. Lembrete musical de Milton Nascimento que também vale para os escritores. O curitibano Guilherme Krauss, por exemplo, tem um fiel leitorado que segue, até com uma certa devoção, as suas crônicas, divulgadas há uns 3 anos, toda segunda-feira, por e-mail. Mas ele reconhece que o livro em formato físico ainda é insubstituível quando se trata de fortalecer laços emocionais e perenes com quem dedica momentos preciosos do seu dia para acompanhar os seus textos. Com a imprevisível situação causada pelo novo coronavírus, e a recomendação explícita para que se evite aglomerações, o escritor encontrou, então, uma solução criativa para o lançamento  de “Cartas para o Recomeço”, que reúne suas últimas crônicas, em edição d´A Grande Escola.

Inspirado na recente tendência dos microemprendimentos –  lojas pequenas, sem entrada de público e geralmente comandadas por uma só pessoa –, Guilherme pensou em uma  “portinha literária” para a sessão de autógrafos de sua mais recente obra. Ela está localizada na Alameda Prudente de Moraes, 1225 e estará aberta no sábado, 12 dezembro, das 10 às 17h, quando o autor vai receber os leitores com todas as medidas necessárias para evitar a propagação da pandemia.

“Cartas para o Recomeço” reúne todas as crônicas da segunda temporada do projeto “Toda Segunda É um Pequeno Réveillon”, iniciado há três anos por Guilherme Krauss com o intuito de escrever textos – ele ainda não os chamava de “crônicas” – todas as segundas-feiras, enviados por e-mail a um grupo pequeno de leitores cadastrados. Como temática, uma premissa em comum: a de que toda segunda-feira é uma nova vida que se inicia e que pode ser começo tão esperançoso quanto as festas de Ano Novo. 

Transitando pela filosofia, psicologia e cultura pop em crônicas leves e bem-humoradas, o escritor apresenta reflexões e ideias otimistas sobre grandes dilemas, como o sentido da vida, felicidade, tempo, ansiedade, crises emocionais, sucesso, vulnerabilidade e agora, a pandemia. No total, são 57 segundas-feiras ou 57 perspectivas de como esse dia pode deixar de ser pesado e passar a ser vivido como um verdadeiro Réveillon. Krauss é fundador da Hümans At Work, consultoria que trabalha com desenvolvimento de soft skills, cultura e felicidade no ambiente do trabalho e co-fundador d’A Grande Escola, empresa que promove eventos de desenvolvimento pessoal e pesquisas direcionadas à qualidade de vida.

CONTATO COM O AUTOR

Pelo seu perfil oficial  no Instagram @guilhermekrauss