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por Nereide Michel em 20/12/2013

Dezenas de lojas abriram portas pela primeira vez em Curitiba nos últimos meses de 2013. Charme da cidade? Otimismo quanto às perspectivas de crescimento (ou estabilização) da economia brasileira? Um dos setores que mais geram oportunidades de trabalho no país relaciona-se com a moda, desde indústrias de pequeno, médio e grande porte, até roupas e acessórios enfileiradas em araras ou que enfeitam vitrines com o objetivo de seduzir o consumidor.

Um empreendimento de grande impacto, concretizado na capital paranaense no segundo semestre, pode ser apontado como um propulsor de novos negócios: a inauguração em setembro do Shopping Pátio Batel, longamente aguardado principalmente pela expectativa causada pelo anúncio da chegada de importantes marcas de luxo à cidade.  De repente, Prada, Burberry, Louis Vuitton, Tiffany, Versace, entre outras “celebridades” do circuito VIP internacional, passaram a fazer parte do cenário do curitibano.  Esta avaliação é compartilhada por Darci Piana, presidente do sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná,  para quem a iniciativa do empresário Salomão Soifer, estimulou os demais shoppings a investir na revitalização de áreas de circulação e na atração de novas e interessantes lojas para o seu público. Shopping Müeller e o Shopping Crystal exemplificam esta conscientização de que o consumidor da cidade “estava pedindo mais”. O ParkShopping Barigüi ampliou a lista de opções com objetos de desejos como a paulista Daslu e a italiana Diesel. Várias marcas não apenas escolheram Curitiba para abrir sua primeira unidade ou franquia, como também, fizeram questão de divulgar que “trata-se da primeira unidade ou franquia do sul do país.”

Segundo Darci Piana, “não há dúvida de que se trata de um sinal de otimismo em relação ao poder de compra do consumidor curitibano. Não podemos esquecer que o varejo paranaense cresceu 5,21% no último mês de outubro, conforme a Pesquisa Conjuntural do Comércio elaborada pela nossa Federação.”

E a imagem de Curitiba, citada como de  primeiro mundo, onde se respira cultura, arte, design e o ar puro de parques, pode ter influenciado neste boom no comércio local?  Para o presidente da Fecomércio, o fato da capital paranaense ser referência atrai investidores, “mas é preciso estar atento aos rumos da economia. Curitiba não é uma ilha e sofre os efeitos, como qualquer outra cidade, dos ventos que impulsionam o processo econômico.”

O que também chama a atenção neste abre portas pela primeira vez na cidade é a diversidade de novas opções oferecidas a consumidores de  0 a…. quantos anos? Enfim, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens amadurecidos ampliaram bastante o seu roteiro de compras curitibano no segundo semestre de 2013.  (Nereide Michel)

ROTEIRO

ALCAÇUZ

A  paulista  Alcaçuz chegou a Curitiba pelas mãos da empresária Erika Fiorillo. Sua forte ligação com a moda lhe serviu de motivação para investir em uma franquia. Ela se  definiu então por uma marca já consolidada no mercado e cujo perfil de consumidora era o que buscava atender. É a primeira unidade no sul do país. E Erika começou bem o seu negócio: inaugurou em outubro a loja com a presença forte de Walter Rodrigues nas vitrines. O estilista desenvolveu uma linha de festas especialmente para a Alcaçuz, assim como o designer Christopher Alexander assinou uma coleção de acessórios. Uma estratégia da marca para criar diferenciais para as suas clientes.  A arte do venezuelano Carlos Cruz Diez,  e sua exposição “A cor no espaço e no tempo”, por exemplo, está na origem do verão 2014 da Alcaçuz, que se inspirou nos seus efeitos visuais, gerados por movimentos e ilusões de  ótica, para conceituar os looks para a temporada.

 ONDE ESTÁ

ALCAÇUZ CURITIBA, Shopping Pátio Batel, piso L2, loja 269

BURBERRY

Tudo começou com uma capa de chuva. Isso em 1856, quando Thomas Burberry, com apenas 21 anos, inventou um abrigo eficiente contra as intempéries.  Nascia a gabardine e um importante capítulo da história da moda começou a ser escrita. O icônico trench coat transformou-se em marca registrada da Burberry, que logo foi acompanhado de outra de suas assinaturas – o famoso quadriculado em bege e vermelho. Mesmo seguindo rigorosamente os ditames da tradição britânica – que valoriza a qualidade  acima de tudo – a  Burberry não parou no tempo. Ganhou fama no início do século XX vestindo aventureiros, alpinistas, aviadores, enfim, uma turma que buscava o que estava além do horizonte e, por isso mesmo, precisava estar bem protegida. Mas chegou ao século XXI como uma das mais desejadas marcas  de luxo do mundo. Hoje a sua logo está presente em roupas femininas, masculinas, infantis, acessórios, sapatos, bolsas, cosméticos, perfumes.  Cristopher Bailey é o seu diretor criativo desde 2007 e é apontado como o responsável pela modernização  da grife. É dele, inclusive, o projeto das lojas Burberry, como a de Curitiba, que conta com materiais trazidos do Reino Unido para reforçar “a tradição” britânica no que se veste e onde se vive. Burberry is very british. Ninguém duvida disso em qualquer parte do mundo.

 ONDE ESTÁ

BURBERRY, Shopping Pátio Batel, piso 1, loja 102.

CAMILA KLEIN

Um ambiente acolhedor, sofisticado e contemporâneo. Assim é o projeto da loja curitibana de Camila Klein.  Cenário adequado para expor peças de uma designer e artista plástica que descobriu na joalheria um canal para extravasar a sua criatividade. Camila Klein gosta de trabalhar com elementos contrastantes: delicados  cristais Swarovski convivem com a rusticidade de pedras naturais e metais. Um toque de exuberância sempre acompanha o desenvolvimento de uma coleção sua. Fiel à sua formação nas artes,  pensa em cada peça como se ela fosse única. Hoje a fashion jewelery  de Camila Klein está em vários endereços internacionais, incluindo as lojas Swarovski Crystallized espalhadas para o mundo.

 

ONDE ESTÁ

CAMILA KLEIN, Shopping Pátio Batel, piso 1, loja 122.

 CECILIA DALE

Um dos nomes mais tradicionais no setor da decoração,  abriu sua primeira loja fora de São Paulo em Curitiba em setembro. Entre os seus atrativos está a variedade de peças, como móveis, objetos, luminárias, ventiladores, presentes selecionados para transmitir o estilo próprio de Cecilia  Dale.  Fundada em 1981, com a força da divulgação online – blog e e-commerce –  a marca tornou-se ainda mais conhecida fora do seu reduto, Assim, segundo o diretor geral Marcos Guimarães, tornou-se natural expandir fisicamente a Cecilia Dale para outras cidades.

ONDE ESTÁ

CECILIA DALE, Shopping Pátio Batel, piso L2, lojas 266/267.

CIA. MARÍTIMA

A primeira loja curitibana da Cia. Marítima chegou em  clima de convite “vamos à praia”. Nas suas araras a coleção  é um  guarda-roupa completo para quem quer aproveitar as férias com muito charme e descontração. Maiôs maiôs, biquínis, saídas de praia, chapéus, bolsas e sandálias, nada falta para ser incluído na mala de viagem.  O tema do Verão 2014 não poderia ser mais sugestivo: os Gypsetters, pessoas descoladas que circulam pelo mundo inteiro atrás de aventuras em destinos nada óbvios. Como são práticos e despojados,  preferem se vestir com elegância, sem que esta lhes tolha a liberdade. Estampas de bichos e grafismos étnicos estão presentes nas peças em uma louvação à Natureza e à descoberta de novas culturas.

ONDE ESTÁ

CIA. MARÍTIMA, Shopping Pátio Batel, piso L 3. loja 122.

DRÖMM

Uma loja com foco em acessórios contemporâneos, com opções diversificadas, que vão de peças mais sofisticadas às mais descontraídas, é o sonho de toda mulher. Este espaço existe e não por acaso recebeu o nome Drömm,  que vem do sueco e significa sonho. Com ambientação que traz elementos arquitetônicos clássicos em madeira, couro, espelhos e molduras em tons de ouro envelhecido é o cenário perfeito para se conhecer novidades em bijus em prata 950, em  folheados a ouro 18k  com pedras naturais incrustadas.  O projeto da loja é da arquiteta curitibana Rosa Dalledone, que também  desenvolveu a logomarca. Mas, não são apenas anéis, colares, brincos e braceletes que estão  nos expositores da  Drömm  – as dicas para complementar a produção de um look incluem os legítimos chapéus Panamá, cintos trabalhados em couro e metal, clutches e echarpes.

ONDE ESTÁ

DRÖMM Joias  Contemporâneas, Shopping  Pátio Batel, piso L3, loja 303A

DRUBZ

Voltada para a faixa etária de 13 a 17 anos, a Drubz Store atende aos desejos da adolescente que busca diferenciais  não apenas no que veste mas também no atendimento. A primeira loja da marca mineira  Drubz  no Brasil chegou por meio dos franqueados  Melvin Kohane e Ana Maria Petruzziello Kohane. Uma de suas atrações é o Bestfriend´s Room,  um espaço exclusivo, no andar superior da loja para as meninas se sentirem como se estivessem  no seu próprio quarto com as melhores amigas. Elas podem também interagir com o provador digital, se fotografarem para ter um histórico de todas as peças vestidas, conectar sua rede social e acessar todo o catálogo da marca. Enfim, podem fazer tudo o que gostam enquanto conhecem os lançamentos da temporada.

ONDE ESTÁ

DRUBZ STORE,  Shopping Pátio Batel, piso L2, loja 236.

escolhacerta

Assim mesmo, com letras minúsculas e palavras grudadinhas, surgiu uma nova loja em Curitiba.  Uma ambientação contemporânea e confortável  para apresentar novidades de marcas como Thamara Capelão, Iorane, Skazi, Divina Pele, Regina Salomão, Mara Mac, Baton Blue, Madreperola, Kadosh, entre outras.  Tudo para facilitar a escolha certa de roupas e acessórios para valorizar o estilo de cada cliente. Chamam a atenção na decoração peças,  assinadas pela designer  Manu Daher, inspiradas no mundo da moda.

ONDE ESTÁ

escolhacerta, Shopping  Novo Batel, Alameda D. Pedro II, 255.

FLÁVIA SIDOLI

A consultora de moda curitibana, Flávia Sidoli, empresta o seu nome a uma das mais novas multimarcas de sapatos da capital paranaense. A decisão de  batizar assim  a sua loja está associada a uma das paixões da empresária  – compartilhada certamente com a grande maioria das mulheres –  calçados com design único e acabamento sofisticado como os apresentados pelas  mais badaladas grifes de luxo. Nas vitrines da Flávia Sidoli estão coleções  de marcas nacionais, mas com convivência internacional como Zeferino, Sarah Chofakian, Tatiana Loureiro e Alexandre Birman. 

ONDE ESTÁ

FLÁVIA SIDOLI, Shopping Pátio Batel, piso L1, loja 111.

KARTELL

Sinônimo do  Made in Italy no mundo todo, a Kartell que se destaca por sua linha de produtos em plástico de design arrojado e alta qualidade inaugurou sua primeira loja em Curitiba dentro do plano de expansão internacional da marca. Ela conta com 200 endereços localizados em mais de 130 países.  A da capital paranaense pertence ao grupo Kraft the Home Store, comandado pela empresária Eliane Macedo Viana. Intuição, criatividade e visão estratégica são fatores que revelam o sucesso crescente da Kartell, desde a sua fundação em 1949. De sua fábrica saem produtos sofisticados, multifuncionais, de concepção arrojada que tem no plástico a  matéria-prima.

ONDE ESTÁ

KARTELL, Avenida Nossa Senhora da Luz, 2.581, Jardim Social.

LIZ

A primeira loja da Liz no sul do Brasil foi instalada em Curitiba graças à constatação de que a consumidora da cidade é muito exigente quando se trata de conforto. Para ela, sentir-se à vontade usando determinada peça está de acordo com a sua definição de elegância. E o conceito Liz de atendimento tem justamente este foco: trabalha com uma linha diferenciada e versátil para  vestir qualquer manequim. Os sutiãs da marca, por exemplo,  têm sete tamanhos de bojo  para cada número de costas. Se nenhuma mulher é igual a outra é o produto que tem que se adaptar às suas medidas e não vice-versa. Por isso, a franquia conta com um serviço de consultoria, o Lit Fit Sense, para orientar a escolha da peça certa ao biótipo da cliente.  Além da venda de lingeries Liz e da linha Liz Loungewear, o endereço curitibano conta com a marca  In.Joy, uma proposta mais fashion para mulheres que gostam de cor, estampas e novidades.

ONDE ESTÁ

LIZ, Shopping Pátio Batel, piso L3, loja 303.

LOUNGERIE

A loja curitibana ocupa 150 metros quadrados privilegiando as cores rosa e preto na sua ambientação.  A  proposta do projeto, assinado pela arquiteta Bel Lobo,  é criar um clima aconchegante e feminino. Um convite para a cliente se sentir à vontade para tocar os produtos, experimentá-los até encontrar o que deseja. Por isso, o mix de peças está exposto de acordo com modelo e linha, uma vez que a Loungerie conta com uma grande diversidade de underwears  com  variações baseadas em estampas, tecidos e modelagens. Lingeries com a sofisticação do cetim, romântica com rendas, delicadas em tons claros, elegantes no clássico preto, bordadas para enriquecer  o visual e suaves no tom sobre tom vão apaixonar a consumidora certa.  Para cada perfil de cliente, uma enorme gama de opções ideais para o  uso diário ou para uma ocasião especial.

ONDE ESTÁ

LOUNGERIE, Shopping Müeller, Piso Mateus Leme, loja  38.

MISCELA

A empresária Luciana Cardoso  encontrou no setor de acessórios de luxo motivação para abrir a  Miscela, palavra italiana que quer dizer mistura. A relação entre o nome da loja e a gama de peças à disposição  está na diversidade de opções em brincos, anéis, colares e braceletes encontrada nos expositores do espaço. Visíveis ou não, pois basta abrir uma das suas dezenas de gavetas para se surpreender com o que elas guardam.  Gio Bernades,  Juliana Manzin, Nádia Gimenes e Gabriela  Pires estão entre as designers que assinam complementos para uma elegância marcante. Um dos hits da temporada, os brincos de tassel  (feitos com franjas de seda coloridas)  têm versões interessantes na Miscela.

ONDE ESTÁ

 MISCELA, Rua Alberto Boliger, 420, loja 26, Shopping Royal Center, Juvevê.

MONCLOA TEA BOUTIQUE

O conceito “boutique de chá” se ajustou perfeitamente ao cenário sofisticado do Pátio Batel na definição dos empreendedores que inauguraram a primeira  Moncloa Tea Boutique no mais novo shopping curitibano.  O ambiente é muito bem resolvido: alia sofisticação, sem exagero, à funcionalidade. Inspirada nos melhores chás da Europa e Estados Unidos,  a loja conta com uma carta (menu) composta por 25 sabores de vários lugares do mundo. A bebida é servida no local nas opções quente e gelada e vendida em charmosas latas ou pacotes de 45g. Bolachas, biscoitos, alfajores e waffles também fazem parte do cardápio. Tudo para um chá completo  ser degustado conforme manda o ritual. Nas prateleiras também chamam a atenção acessórios com design para dar um gostinho a mais na hora de servir a bebida ou para presentear apreciadores do  teatime.  Outro diferencial da Moncloa  é uma sommelier de chá, profissional especializada em pesquisar e elaborar exclusivos  blends, que só podem merecer a titulação gourmet.

 

ONDE ESTÁ

MONCLOA TEA BOUTIQUE, Pátio Batel, piso L3, loja 310

PRADA

Curitiba foi uma das cidades escolhidas pela italiana Prada para impulsionar sua estratégia de expansão no mercado brasileiro. Atualmente a  logo desta sofisticada marca é encontrada na fachada de sete endereços no país. A Prada Curitiba conta com uma área total de 455 metros quadrados projetada para mostrar as novidades da grife em acessórios femininos masculinos, artigos de couro e sapatos. As novas lojas têm a assinatura do arquiteto Roberto Baciocchi e possuem elementos que definem a identidade da Prada em todo o mundo, como o piso de mármore quadriculado branco e preto, paredes decoradas em canvas verde claro e nichos exclusivos para bolsas e acessórios.

ONDE ESTÁ

PRADA,  Shopping Pátio Batel, piso L1.

 RIMOWA

A tradicional grife alemã também escolheu a capital paranaense para abrir a primeira loja localizada na região sul. A  logo Rimowa está em malas e acessórios com acabamento sofisticado e itens exclusivos. Uma das novidades trazidas para Curitiba são as novas peças da linha Salsa, que passaram por uma reformulação, ganhando forro exclusivo para combinar com a cor externa, além de divisórias mais espaçosas. O projeto da loja foi desenhado pelo escritório de arquitetura da empresa na Alemanha, liderado por Rolf Dahlbender, responsável por assinar a ambientação dos endereços da Rimowa em todo mundo.

 ONDE ESTÁ

RIMOWA, Shopping Pátio Batel, piso L1, loja 146.

TIGOR T. TIGRE

A história de amor entre crianças e uma marca infantil começou com uma linha para meninas, a Lilica Ripilica. Lançada pelo grupo Marisol  em 1991 logo conquistou adeptas fervorosas que se vestiam da cabeça aos pés com as novidades que traziam a logo da charmosa personagem. E ainda continua assim com uma nova geração de consumidoras. Mas, e os meninos? O sucesso da Lilica Ripilica motivou o desenvolvimento de coleções masculinas com a marca Tigor T. Tigre. Roupas e acessórios que acompanham o estilo de  um público ligado em esportes radicais,  games e mundo digital. Se as meninas sonham com princesas e fadas, eles, com conquistas espaciais e superação de limites. Dois universos diferenciados que  agora ganharam cada um o seu espaço. A primeira loja Tigor T. Tigre do Brasil está em Curitiba, com a linha completa de roupas e acessórios, incluindo mochilas, bonés e óculos, Exclusiva  para eles. Meninas podem entrar, mas como convidadas!

 

ONDE ESTÁ

TIGOR T. TIGRE, Shopping Müeller, piso CA, lojas 045/046.

TYROL

Uma das confecções infantis mais tradicionais continua a manter fidelidade com a sua proposta inicial: qualidade e criatividade. Lançada em 1971, a Tyrol já vestiu muitas gerações  em várias temporadas.  O seu público são crianças até 10 anos que mesmo em tempos globalizados ainda se encantam com a magia que faz parte do mundo de quem está descobrindo a realidade.  A loja, inaugurada em setembro em Curitiba, exemplifica bem como a marca vem se adaptando às expectativas atuais sem perder o foco. O verão 2014 da Tyrol tem inspiração nos anos 70 e 80 e segue quatro temas: Sunshine apresenta efeito tie dye, floral liberty e cores como pink, laranja, amarelo e azul. Icecream valoriza tons entre o rosa e o amarelo, traz arremates em bordado inglês e aplicações de organza. Matisse é uma linha inspirada nas cores fortes dos quadros do artista francês; Forest  inclui camuflados diferenciados, tons ferrosos e estampas exclusivas. Jungle é reconhecido por motivos como folhagens emaranhadas, imagens de grandes bichos da selva, como o leão e o tigre.  Spring tem efeito degradê nos vestidos, calças estampadas em floral, babados em renda e  jeans com lavagens diferenciadas.

ONDE ESTÁ

TYROL, Shopping Pátio Batel, piso L2, loja 224.