Conecte-se

por Nereide Michel em 17/12/2013

Criatividade e estilo personalizam coleções assinadas por designers curitibanos. Para o Verão 2014, Letícia Utime e Maria Dolores  se inspiraram em obras dos  artistas plásticos Van Gogh e Frida Kahlo. Já a Bergerson mergulhou nos sonhos surrealistas, que teve em Salvador Dali um personagem emblemático.

LETICIA UTIME E VAN GOGH

As flores retratadas com muita emoção por Vicent Van Gogh tematizam o verão da designer Letícia Utime.  Sua coleção Flores de Sol_014, além de buscar inspiração na beleza das pinceladas do artista holandês, revela um pouco de sua alma. Em cada fase de sua vida o pintor retratava de uma forma diversa uma flor, ora delicada, ora melancólica, ora plena de sol.  Com um trabalho primoroso incluindo cristais e pedras naturais, que reproduzem texturas de uma pintura, Letícia Utime recria sentimentos em flores, com arte e exclusividade.

 A coleção Flores de Sol _014, de Letícia Utime,  está no seu mini atelier, que fica na Rua Mauá, 165, loja 3. Alto da Glória, Curitiba.

MARIA DOLORES E FRIDA KHALO

Inspirada em Frida Khalo, Maria Dolores assina a coleção Viva La Vida para o Verão 2014. Por isso, as peças trazem as cores vibrantes que caracterizam a obra da artista plástica mexicana. São anéis, colares, pulseiras e brincos grandes, recheados de uma forte personalidade, como a da Frida. Formas geométricas são elementos recorrentes, enquanto contas, pedras e cordas complementam os acessórios. Um toque de folclore também está presente para traduzir a diversidade étnica e a alegria latinas.

As pedras, lapidadas em formatos triangulares, aparecem em cores como o turquesa, marinho e preto. Elas vêm em maxi colares, que nos remetem às pirâmides dos antigos maias. Aparecem ainda em brincos pendurados, de argolas, junto com metais filigranados. Os anéis de aro de metal ganham pedras lapidadas também de forma redonda e quadrada. As cordas retorcidas surgem como base de colares, brincos e debruam braceletes de metal, ornados com pedras redondas. Entre os elementos utilizados, além das pedras brasileiras, em especial o ônix, estão os metais folheados, em dourado predominantemente e fios de seda coloridos. Verde e azul, em suas diversas nuances, além do pink, amarelo e lilás são as tonalidades que se destacam.

A coleção Viva la Vida já está nas vitrines das lojas da Maria Dolores. Em Curitiba, elas estão no ParkshoppingBarigüi e no Shopping Crystal.

BERGERSON E O SURREALISMO

O mundo de sonhos e desejos relacionado ao Surrealismo serviu de base para a coleção  Elusive da Bergerson. As peças mostram uma atual e original releitura do movimento surrealista, traduzindo o inconsciente do nosso tempo de lógica e da razão, regido por sensações e anseios escondidos na mente. Por isso, Elusive foge do óbvio, exagera nos tamanhos, modifica cores e cria elementos. O objetivo é tornar real um mundo mais verdadeiro que o visível. Cidades feitas de ouro acolhem monumentos mágicos e trazem diamantes que iluminam as noites e caem como chuva fina ao amanhecer. Pedras e cores revelam um brilho único. Em novos reinos, bichos e flores imaginários são reis. Vales, montanhas e rios aparecem em formas e tons vivos.

A coleção Elusive pode ser encontrada em todas as lojas Bergerson em Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná, e em Joinville, em Santa Catarina.