Coisas Novas

por Nereide Michel em 09/08/2023

Manter a oleosidade natural, hidratar e nutrir os fios estão entre as principais recomendações de especialistas para manter a saúde e a beleza dos cabelos na estação mais fria do ano. Aliás, a gangorra que está caracterizando o inverno 2023, com mudanças bruscas de temperatura – uma semana gelada e em seguida, um inesperado veranico – é um alerta a mais para não se descuidar de cuidados estéticos.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

 Como orienta Tais Félix, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Vizcaya Cosméticos, algumas dicas valem para qualquer estação, mas as condições climáticas da temporada de frio, pedem uma atenção especial para evitar fios ressecados e sem brilho. Embora a tentação de um banho quente para espantar o frio seja difícil de evitar, a alta temperatura da água do chuveiro estimula a ação da glândula sebácea causando ainda mais oleosidade. Todo óleo natural, produzido pelo couro cabeludo, é retirado, irritando também o bulbo, o que prejudica a saúde dos cabelos.

Uma outra recomendação é ficar atenta ao uso de condicionadores e leave-in nos fios – quando a quantidade é aplicada em excesso, o produto fica acumulado no couro cabeludo, faz um abafamento na região, além de causar descamação, coceira e muita irritação. E lembrar sempre: como o inverno é propício para deixar os fios mais ressecados e ásperos ao toque, a hidratação é fundamental.

PRODUTOS RECOMENDADOS

Shampoo Deep Cleasing

Condicionador para cabelos oleosos

Finalizador para controle do frizz

Baixas temperaturas e banhos quentes estão na raiz de problemas como ressecamento e frizz.  Segundo Daniel Saphiro, especialista da Redken, “o inverno contribui para a eletricidade estática dos cabelos, ou seja, os fios arrepiados. Isso acontece porque, diferentemente do verão, no inverno, a umidade do ar é menor, então os elétrons se movimentam mais lentamente. Dessa forma, as pessoas acumulam grande carga estática”. Como resultado, além do frizz, os fios tendem a ficar quebradiços e ainda mais secos.

PRODUTOS RECOMENDADOS

Linha Acidic Bonding, de Redken. A glicerina presente na fórmula ajuda a controlar a umidade dos fios, enquanto o ácido cítrico equilibra o pH, fechando as cutículas, e o silicone forma uma barreira protetora contra os danos do inverno.

Vivi Siqueira, embaixadora L’Oréal Professionnel, confirma que em baixas temperaturas, a evaporação da água no tecido cutâneo é maior, o que resulta em um ressecamento mais intenso da pele, em especial do couro cabeludo. Além disso, a água quente do chuveiro intensifica a perda dos nutrientes.

PRODUTOS RECOMENDADOS

Shampoo Regulador e Tratamento Calmante Intensivo da linha Scalp Advanced de L’Oréal Professionnel, que possuem  Niacinamida, conhecida pelas suas propriedades umectantes que protegem contra perda da umidade, hidratando os cabelos e couro cabeludo. Um diferencial dessa linha é que o condicionador pode ser aplicado desde a raiz promovendo assim um ritual completo de cuidados, desde o couro cabeludo.

Para combater os efeitos das baixas temperaturas, Núbia Chagas, especialista da Kérastase, lembra que é importante investir em shampoos, máscaras e finalizadores de qualidade. Produtos tecnológicos e com ativos poderosos em termos de nutrição, por exemplo, são aliados indispensáveis para cabelos bonitos e saudáveis no período invernal.

PRODUTOS RECOMENDADOS

Da Kérastase, o Bain Divalent e a Masquintense Nutritive Richie evitam o ressecamento dos fios. O Óleo Elixir Ultime Originale, que contém proteção térmica e oferece uma nutrição intensa, ajuda no controle do frizz. Já o Fusio Dose é um tratamento com ação instantânea na fibra capilar.