Conecte-se

por Nereide Michel em 13/08/2019

O que faz um evento ser bem sucedido? Personalizando, um evento de moda, que sempre está sujeito às intempéries de temporadas? Em primeiro lugar, definindo o seu produto e canalizando-o para o seu público. Em seguida, suprindo as expectativas do consumidor com uma sempre surpreendente série de novidades.

Neste perfil se insere o curitibano Joiarte, direcionado às marcas autorais de joias contemporâneas, que chega à sua 5ª edição – lançado em 2017, tem como meta realizar três edições anuais – nos dias 16 e 17 de agosto, tendo como cenário o Design Center, que, combinando com o objetivo do evento, é uma galeria que reúne arte, peças de decoração e moda.

A valorização pela intervenção manual, o design autoral e a preocupação com a sustentabilidade do planeta são critérios adotados para a escolha das marcas participantes do Joiarte. Daí a sua receptividade junto ao consumidor que se identifica com as suas propostas que, aliás, vêm conquistando cada vez mais adeptos. Importante destacar também que a cada edição é apresentado o trabalho de novos artesãos da joalheria – o que renova o interesse do público pelo evento.

Dezesseis marcas compõem esta edição do Joiarte, idealizado pela designer Tatiana Gravina, que exemplifica no desenvolvimento de peças de sua autoria os pilares do evento. Ela optou pela técnica da cerâmica plástica, material que deixa pouco resíduo e possibilita a criação de colares, brincos, anéis e pulseiras exclusivas, pois são moldadas à mão.

AS JOIAS E SEUS AUTORES

AUREA LAB DESIGN

A designer Calla Morais busca através do seu estúdio de cerâmica ressignificar o uso da porcelana na moda. Suas coleções exploram ao máximo a plasticidade e a delicadeza do material em peças visualmente equilibradas e atemporais. O trabalho modelado à mão evidencia assimetrias e irregularidades nas peças, convidando o público a ver a beleza, mesmo que esta apresente “falhas e rachaduras”.

 @callamorais @aureadesignlab

CECILIA GHILARDI

Para Cecilia Ghilardi, uma joia eterniza emoções, momentos, encontros e pessoas. Marca quem dá e quem recebe. Transpassa gerações. Com este olhar em suas criações faz uso de materiais nobres como ouro, diamantes e pedras preciosas. Para compor peças únicas, emprega diversos tons de ouro como rosé, amarelo, branco, negro e envelhecido e aplica alternativas de acabamento tais como o polido, fosco e rústico.

@ceciliaghilardi

COLARES FLOR DE PANO

Seda, linho, algodão, couro e outros tecidos que seriam descartados se transformam em joias têxteis. O conceito de sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente estão presentes em cada acessório Colares Flor de Pano. A marca está no mercado há três anos e é resultado da parceria da artista plástica Ana Paula Panhoni e da jornalista Rosani Galvan Peceguini.

@colares.flordepano.

 ELLEN PIRAGINE 

Enquadrada na tendência de conexão com a natureza, a madeira se instala com força total no luxuoso mundo das joias por meio das mãos da designer Ellen Piragine. O processo é manual a partir de madeiras nobres do descarte na grande metrópole e das podas das árvores de Curitiba.

@ellenpiragine_joiascommadeira 

HELOSILVIA

Helô é uma reconhecida artista mosaicista e Silvia é arquiteta e urbanista aposentada. São amigas de uma vida e fazem mosaico juntas desde quando eram professora e aluna. As criativas e delicadas joias, com a assinatura da dupla, começaram a ser feitas em meados de 2018 para presentear amigas e família, mas logo ganharam novos adeptos conquistados pela arte do mosaico.

 @helosilvia.joias

LIMERXI

Publicitária, cansada do mercado corporativo, Lisiane Serea decidiu ressignificar sua vida com a arte, criando um “mundo para chamar de seu”. Assim nasceu o mundo LiMerxi. Nele, muita diversificação: ora preto e branco, ora multicolor ou monocromático, ora expressionista, abstrato, lírico e optical. A mistura de materiais caracteriza suas peças: aço recozido revestido de bordadura e macramê em fio de seda e lurex, composições com pedras brasileiras, vidro, cristais, cerâmica, pérolas barrocas e madrepérolas.

 @limerxi_art

LUCIÁ CONSALTER

A artista plástica, com participação em inúmeras exposições de arte, se debruça agora na criação de joias produzidas em prata 950, cobre, pedras e cristais.  Cada composição é uma peça escultórica e surpreendente – nenhuma é igual a outra, dando ao usuário a oportunidade de se expressar por meio da exclusividade do acessório. 

@luciaconsalter

MARTTI CERÂMICA

Arquiteta atuante há 22 anos, Marcia Campetti se interessou por cerâmica a partir do contato com o design e as artes. Sem uso de moldes prontos, toda a forma é projetada e concebida de forma manual. Da arquitetura ela traz  a experiência de projetar, prever e construir; da argila, a sabedoria de confiar nas ações inerentes ao material; do processo de secagem e queima, a forma e personalidade finais. Os metais que estruturam as peças são compostos de ródio negro e ouro 18k.

@martti.ceramica

POESY – LE PETIT BIJOUX

A Poesy Bijoux nasceu de um sonho antigo das irmãs Estela e Heloisa de empreenderem juntas, produzindo acessórios com design minimalista e poético. As peças são desenhadas, enviadas para a fundição e montadas uma a uma. Aos metais são adicionados linhas, miçangas, fitas e outros materiais remanescentes do ateliê. Os acessórios recebem banho de ouro, ouro rosê e ródio e, o mais importante, sem níquel, minimizando possíveis efeitos alérgicos e seguindo a recomendação internacional.

Site: www.poesybijoux.com.br 

@poesybijoux

RENATA ROMANÓ

Formada em design na Itália, Renata Romanó trabalhou na Secretaria de Moda de Firenze. Iniciou com acessórios produzindo peças com ladrilho e couro, migrando para a proposta artesanal após fazer curso de ourives. Hoje desenha e produz artesanalmente joias usando ouro, prata e pedras naturais.

@renataromanojoias

RODRIGO ALARCÓN

 As peças assinadas por Rodrigo Alarcón mostram como o design é capaz de transformar materiais como ossos, chifres, madeira de demolição e moedas, associadas à prata, ouro e diamante, em joias preciosas. Ao lado de seu irmão Marcelo, o joalheiro conseguiu imprimir uma marca sólida e conectada com os conceitos contemporâneos de sustentabilidade e de valorização à nossa história e origem.

 @rodrigoalarcon

@marceloalarcon

SASSI DESIGN

A Sassi nasceu do amor de Paula Dalberto pela flor. A beleza, etérea e romântica deste presente da natureza, é eternizada em delicadas joias e bijoux. Todo o processo é feito manualmente pela designer: a colheita e secagem das flores, a criação dos moldes de resina das peças e a finalização em acessórios.

www.sassidesign.com.br

 @sassi_design

SHARONI AIZENTAL

A designer Sharoni Aizental aprendeu os fundamentos da joalheria na família. Suas criações artesanais seguem uma linha contemporânea minimalista. Elas mesclam diferentes texturas e formas geométricas, criando contrastes limpos e harmoniosos. Esse balanço garante às suas coleções um resultado sofisticado e atemporal.

@sharoni_aizental

SIG ROEDER 

 Sig Roeder trabalha peças em prata com pedras naturais, sintéticas e nó de pinho. São exclusivas e produzidas em edições limitadas. Anéis, brincos, pingentes e colares com design atemporal seguem formas geométricas e orgânicas que buscam transmitir harmonia e feminilidade.  O acabamento é feito com todo cuidado e precisão. A designer também produz peças em prata, ouro e banho, sob encomenda.

sigroederjoias.com.br

 www.facebook.com/sigroederjoias

 @sigroederjoias

 TATIANA GRAVINA 

Tatiana Gravina utiliza utiliza a modelagem manual da cerâmica plástica e agrega tecido, prata, metais banhados e pedras nas suas criações. Do material moldável surgem formas orgânicas, em diversos tons e proporções, que se desdobram em colares, aneis, brincos e braceletes. A designer participou da exposição Reflexões Colares, que aconteceu em julho de 2019, na Casa de Pedra, no Rio de Janeiro,

www.tatianagravina.com.br

 @tatiana_gravina

 VLUXO CONCEPT DESIGN

Um acessório que enfeita uma mão, passa por tantas outras. De ponta a ponta, o fecho que une as peças @v.luxo é imã, laço e amor. Chris Arcega, sempre sonhou em criar um trabalho que fizesse “o coração bater mais forte” e mudasse a vida de outras pessoas. Na mistura de negócio com projeto social, de artesanato com arte, a matéria-prima se traduz em acessórios contemporâneos feito à mão de forma inspiradora, graças à parceria de mulheres capacitadas, que através da arte do tear se tornam autoras de suas escolhas.

 @v.luxo

PROGRAMAÇÃO PARALELA

A troca de ideias e informações sobre moda e estilo é uma das propostas do evento.

Sexta-feira, dia 16 de agosto, 17h30, talk gratuito e interativo com as consultoras de moda e estilo Anna Paula Rosendo, Renata Franco e Silvia Saletti sobre o uso de acessórios. No bate-papo, dúvidas comuns como colares x decotes, cores ideais e harmonização com as roupas.

Sábado, dia 17, 17h, performance com roupas da estilista Ana Silvia com a participação das modelos da Associação Amigas da Mama, que serão homenageadas com um presente dos designers do Joiarte.

+ INFOS

Joiarte/5ª edição

Onde: Designer Center, Avenida d Batel, 1250.

Quando: Dias 16 e 17 de agosto, sexta e sábado, das 10h às 19h

Estacionamento facilitado no local.