Coisas Novas

por Nereide Michel em 23/12/2021

Natal e Ano Novo, duas celebrações que têm em comum a reunião de familiares e amigos para brindar o renovar da paz e da esperança. Com a pandemia medidas sanitárias são recomendadas para evitar que nesses festejos o novo coronavírus encontre um caminho para a sua proliferação. Por isso, é importante não descuidar da higienização de cortinas, tapetes e almofadas que acumulam poeira e ácaros. Outra recomendação relaciona-se a uma atenção redobrada com toalhas, guardanapos e todos os complementos que vão compor as mesas da Ceia.

Birgit e Driano Marsili. Foto Ale Maia

Para a empresária Birgit Keller Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, o trato com os adereços que vão compor os encontros é o mesmo que temos com as roupas no dia a dia. “Uma boa higienização dos itens necessários para a celebração é fundamental, principalmente em tempos de pandemia. É preciso avaliar o tipo de tecido de cada peça, seja lã, linho, algodão ou qualquer outro tipo de tecido, o trato é diferente. Guardanapos e toalhas de mesa bordadas requerem uma goma, que vai deixar essas peças ainda mais lindas”. Para ela, cuidar bem desses itens antes e depois do uso significa também economizar.

DICAS PRÁTICAS

Eis as recomendações da empresária Birgit Keller Marsili para quem quer receber os convidados para uma ceia impecável – da decoração ao cardápio.

MESA E GUARDANAPOS DE TECIDO

1-Extremamente funcionais e complementares na decoração da mesa posta, os guardanapos de pano são fundamentais e dão um charme a mais nas festas de final do ano.

⁣⁣2-Use a criatividade a seu favor: você pode combinar o tom do guardanapo com a toalha de mesa ou criar um contraste entre as peças. Aproveite também para elaborar dobraduras diferentes.

⁣⁣3-Outra sugestão é saber “brincar” com a harmonia dos guardanapos com as louças. Fique de olho nas texturas e tonalidades que melhor conversam entre si. Pequenos toques podem tornar a mesa ainda mais estilosa.  ⁣⁣

4-Utilize acessórios como argolas, prendedores ou fitas nos guardanapos para dar um toque final na sua mesa.

LOOKS PARA O NATAL E REVÉILLON

-Durante as celebrações pode acontecer de derrubar espumantes ou outras bebidas na roupa. Quando isso ocorrer o melhor a fazer é nada! Isso mesmo: evite tentar limpar com água, sabão ou alvejante, pois eles podem danificar o tecido ou alterar a sua cor. O ideal é deixar os cuidados com uma roupa manchada para especialistas. De acordo com Driano Marsili, também proprietário da Lavoutique, a lavanderia possui um produto específico para cada tipo de mancha. Se a roupa não tiver sem nenhuma química anterior, a mancha pode desaparecer com mais facilidade.

-Não custa lembrar que roupas brancas devem ser lavadas sempre separadamente. A etiqueta das peças indica qual processo deve ser seguido. Tecidos brancos nunca devem ser secos ao sol – para evitar a formação de manchas. Outro segredo para a sua conservação é guardá-los em papel de seda azul, pois ele bloqueia a penetração de luz na roupa e, consequentemente, a queima do tecido.

-A secagem de tecidos delicados deve ser feita na horizontal. Em cidades muito frias um ventilador pode auxiliar o processo.

+ INFOS

 Birgit e Driano Marsili entraram no ramo de lavanderias em 2013 já preocupados com a sustentabilidade e excelência no atendimento. Os empresários estudaram, viajaram, formaram parcerias e importaram para Curitiba o que há de melhor no segmento de lavanderias a nível mundial. Equipamentos suecos e italianos, insumos alemães e a calorosa energia brasileira estão na fórmula de sucesso da empresa. Serviços de costura, lavagem a seco, água e wet cleaning para tratar as roupas, artigos de cama, mesa e banho e tudo o que “veste” a casa. estão disponíveis aos clientes. A Lavoutique é a primeira do Brasil a assinar o pacto global da ONU, alinhando toda sua operação aos 17 princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A assinatura representa o comprometimento ético com o desenvolvimento da sociedade e o alcance da agenda global de sustentabilidade.