Linkultura

por admin em 13/05/2019

Não importa a idade. O desenho animado atrai igualmente crianças e adultos graças à magia da arte nele embutida. Mesmo com todas as facilidades tecnológicas disponíveis atualmente aos profissionais dedicados a esta atividade, que deixou no passado a paciente formatação de um roteiro “quadro a quadro”, é a sensibilidade por trás da criação de uma história que lhe dá o status de imã de um fiel e sempre crescente público.

Público este que, com certeza, não desgrudará das poltronas do recém-inaugurado Cine Passeio, que vai receber entre os dias 16 e 19 de maio, a 1ª Mostra Internacional de Animação de Curitiba. ANIMATIBA tem como proposta a integração da arte da animação com palestras, encontros, lançamento de livro, além da exibição de mais de 50 filmes entre longas e curtas-metragens de vários países.  A iniciativa do ANIMATIBA é do diretor e roteirista Paulo Munhoz, criador de “Brichos”, primeiro longa-metragem de animação do Paraná, entre outras obras de animação. Com curadoria de Denize Araújo, Arnaldo Galvão, Ana Fareche e Alexandre Juruena e direção acadêmica de Daniela Michelena, a mostra é realizada por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Prefeitura de Curitiba.

NA TELA DO PASSEIO

“Laika”, direção do theco Aurel Klimt.

A primeira ANIMATIBA contempla os variados gostos e públicos com animações inéditas em Curitiba. A Mostra de Longas conta com dois convidados estrangeiros – “Hoffmaniada” (Rússia) e “Laika” (República Tcheca) – e quatro nacionais – “As Aventuras de Fujiwara Manchester”, “Minhocas”, “As Aventuras do Pequeno Colombo” e “Ritos de Passagem” – todos produzidos nos últimos quatro anos.

Dossiê Rê Bordosa, direção de Cesar Cabral

A tradição brasileira em curtas de animação ganha destaque com 14 trabalhos produzidos em vários estados. Já a arte paranaense será homenageada com 11 obras começando com “A Cidade dos Executivos”, curta dos irmãos Wagner, realizada em 1978.

Representando a produção recente de escolas e universidades do exterior, o ANIMATIBA apresentará ao público 18 curtas inéditos na mostra Curta o Mundo Anim!arte. Já as crianças são as convidadas especiais da mostra Stop Motion com uma sessão de 10 curtas estrangeiros

PROGRAMAÇÃO PARALELA

A palestra sobre o mercado da animação, proferida por Mauro Garcia, presidente da Brasil Audiovisual Independente, abre no dia 16 de maio, a programação paralela do evento, que inclui  outras atrações. Dia 17 de maio, às 10h, “História da Animação Brasileira”, palestra de Arnaldo Galvão, seguido do lançamento do livro “Animação Brasileira, 100 filmes Essenciais”, organizado pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). No mesmo dia, às 14h30, iniciará a atividade do Debate Animado, com exibição de filme surpresa, seguida de análise crítica e debate sobre a obra.

No dia 18, às 10h, será realizado o encontro “Estratégias para a Animação Curitibana e Paranaense” com representantes do setor produtivo, governo, instituições culturais, realizadores independentes e estudantes da área.

Maria, direção Márcio Ramos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.a ANIMATIBA – Mostra Internacional de Animação de Curitiba

16 a 19 de maio

Cine Passeio – Rua Riachuelo, 410, Centro

Ingressos: R$ 10 e R$5 (meia) I (os curtas estão agrupados em sessões de uma hora, a mostra Prata da Casa em sessões de 1h30)

Realização: Tecnokena e Clipagem