Coisas Novas

por admin em 13/05/2019

Nas mãos de um diretor competente – e de toda uma equipe de profissionais sob a sua batuta  – reside a magia do cinema. Cenário, figurino e enredo nos fazem coprotagonistas de aventuras vividas por mocinhas e heróis ou de situações cotidianas superadas por gente como a gente. Independente de época e até mesmo de espaço. Sim, ora estamos vivendo uma paixão sob o sol da Toscana ora saltando de um prédio a outro fugindo desesperadamente de um desalmado vilão. Somos reis e escravos, somos engenheiras da Nasa e uma doce vendedora de violetas. Pés cravados na Terra, sonhando com outros mundos. ou vagando por entre planetas e estrelas ansiosos para voltar para casa. Passado, presente e futuro – todos estão contemplados. Basta comprar o ingresso e deixar-se levar!

A Sétima das Artes também tem a característica de sair das telas para inspirar comportamentos, modismos, roupas e ambientes. Filmes de sucesso, por exemplo, ganharam as pranchetas de arquitetos e decoradores participantes da Mostra Artefacto temporada 2018/2019.  Ponto de partida para projetos que compõem o Decor + Cinema, que tem como proposta inserir em espaços internos e externos os destaques da linha Artefacto –  envolvidos no mágico clima que apenas o cinema pode proporcionar.

Duas recentes estreias, em cartaz nas vitrines de outono da loja curitibana – e que encerram o ciclo Decor + Cinema – propõem duas viagens com destinos bem diferentes, o de um futuro não tão distante de nós – o dos robôs humanizados – e o da paisagem árida de Las Vegas.

EM CARTAZ

 

 

 

 

 

 

 

 

“Ex_Machina: Instinto Artificial”

Sob a direção de: Luciana Baggio

Fotografia: Eduardo Macarios

Ava Window, robô do filme “Ex_Machina: Instinto Artificial”, dirigido por Alex Garland, é a inspiração da designer Luciana Baggio no projeto de um living e quarto contemporâneos. A proposta é aproximar-se ao máximo do ambiente onde se passa a trama. Nele, vive um bilionário que tem prazer em criar e “humanizar” robôs femininos até que sua última invenção se rebela e manipula a todos para finalmente se libertar.

CENÁRIO

Para entrar na casa do filme, a vitrine assinada por Luciana Baggio mostra vários detalhes em pedra: duas divisórias retro iluminadas  reproduzem uma rocha e impactam o ambiente, que privilegia também o cimento queimado e o concreto. Clima criado, o espaço revela diversas texturas para dar-lhe aconchego: linho, veludo, couro natural e camurça. Tons de cinza assumem a cartela com um pequeno toque de rose que lembra a poltrona usada por Ava no filme. Aliás, é no ambiente dedicado à robô que estão alguns dos destaques da Artefacto: o sofá Illi em veludo cinza, a mesa de apoio Trevi e a enorme mesa Kham – usada como escrivaninha – que se unem à cadeira Chiara e ao espelho Elie.

EM CARTAZ

 

 

 

 

 

 

 

 

“Medo e Delírio em Las Vegas”

Sob a direção de: Flavia Bonet

Fotografia: Eduardo Macarios

O cenário árido de Las Vegas, que a ambição do homem decidiu colorir e iluminar com cassinos, é perfeito para se optar por materiais rústicos e naturais no projeto de um ambiente. Foi seguindo por este caminho que Flavia Bonet concretizou a ideia de sua vitrine. Cores quentes nos detalhes da decoração é uma aposta  na neutralidade inspirada pela inóspida paisagem de Nevada, onde passa o filme dirigido por Terry Gillian.

CENÁRIO

O ambiente despojado inclui uma mesa de bilhar – referência à vocação com que nasceu Las Vegas? – e móveis com fibras naturais. No mobiliário, destaque para a linha light gray, ratier de linho natural, veludo nos sofás, alguns toques de couro no baú e puffs. Sofá Jaen, poltrona Maros, mesa de jantar, La La Land, que se torna de bilhar, poltrona Palawan, mesa de chá Kiluan, puff  Talu, cadeira Cage II e biombo Bronte entram na composição para tematizar o cenário do filme.

 

MOSTRA DECOR + CINEMA

Artefacto/ Curitiba

Rua Comendador Araújo, 672, Batel, Curitiba

Visita em horário comercial