Conecte-se

por Nereide Michel em 15/12/2016

Você quer mudar a pintura de sua casa. Ou está decidindo quais serão as cores de sua nova residência. Chama um pintor e ele sugere branco, azul, verde, amarelo, bege… Uma situação muito comum no século passado quando uma cartela era apresentada ao cliente com uma limitadíssima escolha entre tons já consagrados.

Hoje, catálogos de cores que chegam ao mercado são resultado de uma ampla pesquisa que envolve atitudes e expectativas de quem vive em um mundo globalizado, com informações múltiplas que chegam a um toque na telinha, mas que também ama a privacidade e a individualidade, que possibilitam sonhar e particularizar o ambiente onde se vive e se trabalha. Não por acaso, atualmente, os lançamentos de cartelas de marcas de tinta são tão aguardados e não apenas por arquitetos e designers. Elas embutem conteúdo que se relaciona também com a psicologia e a cultura, com hábitos do presente e costumes  do passado –  que fazem bem pelas lembranças que remetem à história de cada um.

Seguindo este roteiro, as fabricantes  Sherwin-Williams e Suvinil colorem 2017 com uma diversificada combinação de tons para ir de encontro ao desejo generalizado do brasileiro de “se sentir em casa!” Nas paredes, as tintas expressam emoções e estilo de vida.

CORES DO ANO

Mesmo apresentando uma generosa cartela – com centenas de opções – as marcas escolhem a sua “cor do ano”. É ela que confirma a tendência principal que vai desaguar em muitas outras sugestões destinadas a tonalizar o cotidiano.

 

CORTINA DE TEATRO

 Esta é a cor do ano da Suvinil para 2017. Um vermelho avioletado, com característica terrosa e sombreada, que proporciona sensação de aconchego, trazendo o calor da cultura e da quente e acolhedora casa brasileira. A Cortina de Teatro representa a tonalidade dos tecidos tingidos com a brasilina, corante natural extraído do Pau-Brasil.

NEUTRO E CLÁSSICO

Estas qualidades foram levadas em conta pela Sherwin-Williamns ao lançar a mistura do cinza com o marrom como a sua Cor 2017. Trata-se do equilíbrio entre o quente e o frio, que expressa uma mudança de preferência de tons monocromáticos para os neutro multidimensionais. Na busca por espaços autênticos que recarregam o espírito em tempos de incerteza esta cor é como um barro marrom e um cinza conservador que “abraça” quem chega.

VERDE ACOLHEDOR

Uma das propostas advindas do interligado universo que permeia nosso dia- a-dia serviu de inspiração para a escolha pela Pantone da cor de 2017. Trata-se do Airbnb, acomodações em casas ou apartamentos contratadas via Internet, que possibilita uma estadia com o conforto de um lar ao redor do mundo. O “Greenery” é assim descrito: “tom fresco e com um toque de verde-amarelado que nos remete aos primeiros dias da primavera, quando o verde da natureza revive, restaura e renova,” Presente, sem dúvida, em jardins e bosques em muitas destas acolhedoras residências. Uma tendência comportamental traduzida em uma cor marcadamente relaxante e que também assinala o início de uma parceria entre as duas marcas – Pantone e Airbnb.

Aliás, o espírito “Greenery” vai além das acomodações durante uma viagem. Definida como a cor que “simboliza a busca por uma reconexão com a natureza, com nós mesmos e com um propósito maior”, ela também inspirou Experiências do Airbnb Trips que estarão disponíveis para acesso ainda no primeiro semestre 2017.

ALÉM DA COR DO ANO

2017 vai ser um ano que comporta tanto a energia e a vibração das cores quentes e contrastantes como a tranquilidade idílica que convida ao recolhimento. Sem perder de vista que porta afora nos esperam destinos desafiadores aguardando para serem desvendados. Direcionamentos facilmente perceptíveis nas tendências apontadas pela Suvinil e Sherwin-Williams para o ano que está quase, quase inaugurando calendário.

Luz da Noite, Simplicidade Essencial, Novos Rumos e Sem Fronteira são as quatro inspirações da Shwerwin-Willians para a temporada. Cada uma traduzida nestas ambientações.

LUZ DA NOITE

Quando a noite chega tudo o que se quer é um refúgio que nos abrigue da forte iluminação das ruas urbanas e seus painéis brilhantes.Ansiamos por um espaço introspectivo que nos faça vagar o olhar e renovar o espírito. Uma nostalgia comovente alimenta um novo romantismo, marcado por padrões medievais, hábitos revividos e um encanto agridoce. Os mestres holandeses sabiam o segredo: tons escuros marcam uma fase dramática para um brilho sensual. Esta paleta é rica em vinhos aconchegantes, azuis nórdicos e frios.

SIMPLICIDADE ESSENCIAL 

Design sustentável e transparência radical estão entre as expectativas atuais. À medida que o dia a dia avança para um futuro em nuvem, adquirir experiências substitui a compra de objetos. “Praticar o bem” se transforma em anseio e pode se concretizar sob a forma de “turismo voluntário”, retiros espirituais e ecoturismo. Os caminhos destas jornadas estão revestidos com tons neutros gelados, rosas nobres e marrons selvagens.

NOVOS RUMOS

O virtual e o real se harmonizam perfeitamente no âmbito comercial e o “escritório colaborativo” preenche uma necessidade dos dias de hoje. Impacientes, buscamos sempre nos reinventar, seja para uma reunião, um encontro social ou uma grande mudança política. A identidade nunca foi tão fluida. “Você é você” é o mantra de uma nova geração voltada para a autoexpressão e aclamado pela sua #galera. Uma energia exuberante  recebida em tons ardentes e cores vibrantes, como as de um lindo quimono de gueixa.

SEM FRONTEIRA

A imigração global está redefinindo fronteiras, nacionalidades e o senso de coexistência. Agora somos cidadãos do mundo. Cada vez mais as marcas estão com propósitos definidos, e comunidades estão mais conectadas. Consequentemente o design se adapta a diversas culturas. Hoje a propensão é investir no melhor que se pode permitir, personalizando as aquisições e mantendo-as  para sempre. O senso de permanência vence o consumismo.  A consciência global é um mural pintado em tons de água-doce, oceano azul, vermelho intenso e inspirações da natureza.

CASA COLORIDA

As cores 2017 da Suvinil  foram aplicadas nos diversos ambientes que integram a CasaE. A Casa Ecoeficiente da BASF, instalada a zona sul de São Paulo, mostra soluções inovadoras desenvolvidas por esta indústria, que tem, entre os seus pilares, construções sustentáveis. Aberta à visitação, é  a primeira no Brasil e a 10ª unidade do projeto no mundo.

Na entrada da CasaE  destacam-se os tons cinza Elefante e o vibrante Amarelo Bandeira.O Índigo Blue colore os metais.

Na cozinha, o verde claro Verdite ajuda a trazer harmonia e leveza, ressaltando a sensação de frescor, equilíbrio e tranquilidade. 

No quarto, foi escolhido o azul acinzentado Jeans Lavado, um coringa, pois pode ser misturado com qualquer outro tom, como o vermelho escuro presente no espaço.

Com a chegada do verão, o convite para investir em novas cores nos ambientes externos e internos. Na cartela da Suvinil, tons como o Água-Marinha, Samambaia, Verdite e Verde-Cristalino criam o clima “natural” na casa. 

ALÉM DAS PAREDES

Greenery, a  cor de 2017 da Pantone, já está sendo adotada pelos designers de produtos. 

O relaxante verde está no roupão, toalhas, jogo americano e suporte de prato da Zelo.

Na confortável  poltrona Maxdesign.Na arrojada luminária da lumini

No tecido para área externa da Bauhaus.

Na cúpula do abajur de Arnaldo Danemberg