Conecte-se

por Nereide Michel em 09/03/2017

Bahia, Londres, África do Sul e Miami entram no roteiro de uma desejada viagem ao redor do mundo proporcionada  pela Mostra Artefacto 2016/17. Inspirações para as vitrines assinadas por Priscilla Müller, Michele Krauspenhar, Anna Letícia Loyola e Felipe Saia, inauguradas em fevereiro. Em cada cidade respira-se uma cultura diferente que personaliza os ambientes através de móveis, peças decorativas e objetos de arte oriundos destes destinos. 

 Ambiente assinado por: Priscilla Müller

Destino: Bahia

Homenageada: Joyce Pascowitch, jornalista

 Com 100m² aproximados de área total, o ambiente desta vitrine inclui living e quarto integrados. Nos highlights, elementos icônicos e atemporais, especialmente selecionados para resultar em um espaço funcional e versátil, cuja alma se encontra nos detalhes – como objetos garimpados e trazidos diretamente da Bahia. Para um clima leve e atual, Priscilla elegeu peças com linhas e movimentos lineares e tecidos e materiais naturais. No mobiliário, um dos destaques fica por conta da chaise longue, que atua também como contraponto escultural. A arquiteta  faz jus à proposta baiana ao especificar importantes obras da renomada Paulo Darzé Galeria, de Salvador, tais como uma série de fotografias de Mario Cravo Jr,  obras de Carybé, José Rufino, Amilcar de Castro, NadiaTaquary, Nelson Leirner, Rubem Valentin, Marco Antonio Ramos, Ângela Cunha e Mario Cravo Neto.

Ambiente assinado por: Michele Krauspenhar

Destino: Cape Town, África do Sul

Homenageada: Tina Gabriel, designer floral

A multicultural Cape Town na África do Sul, onde se mesclam tradições e costumes africanos e europeus, é o tema da peculiar sala de jantar de Michele Krauspenhar.  A referência à cidade  é notada em  materiais como  madeira natural, pele,  lâmina de pedra na parede, tecidos rústicos e nas linhas simples e de design. A mesa com tampo de vidro posiciona-se no centro do ambiente como peça principal; acima de todo o espaço, no teto, foi projetado um painel suspenso na cor preta que possui um rasgo bem acima da mesa e dele saem raízes naturais de árvore com iluminação indireta.  As duas paredes laterais recebem atenção especial:  na direita estão fotografias de rochas da artista Mariana Canet. Já a parede esquerda é revestida por lâmina de pedra, referência ao maior e mais significativo símbolo da cidade homenageada, a TableMountain – grande montanha de cume plano que domina a paisagem de Cape Town.

Ambiente assinado por: Anna Letícia Loyola

Destino: Platinum Sunny Island, Miami

Homenageada: Luciana Almeida, empresária

 Com muita valorização da luz natural, a arquiteta elegeu uma base neutra que, combinada a tecidos e revestimentos refinados, reflete toda a elegância esperada para o ambiente de 42m². Nos highlights, uma mescla irresistível entre lâmina natural de madeira, dourado e marsala – a cor do ano eleita pela Pantone em 2015, mas que por suas qualidades unificante e harmoniosa perpetuou-se como tom clássico na arquitetura de interiores. No mobiliário, peças impactantes como banco em madeira rústica, cadeira em aço carbono e estofado, mesa em aço carbono, madeira e couro e mesa lateral em fibra de vidro ilustram como a fusão de texturas ajuda a definir um décor contemporâneo e cosmopolita.

Ambiente assinado por: Felipe Saia

Destino: Londres

Homenageado: DJ Nizo Gomide, DJ, músico e empresário

 Londres é vibrante, urbana, transpira musicalidade e arte contemporânea. Referências traduzidas por Felipe Saia que destacou no seu projeto uma parede de concreto casada com luminárias moduladas em cobre que conferem ao espaço rusticidade e urbanidade. Nos materiais, prestígio aos tons neutros. Aparadores contrastam a madeira com o mármore. A proposta do balanço para um ambiente interno é um diferencial: a poltrona  ressalta ainda mais o caráter informal do projeto. O uso de materiais brutos e industriais, uma tendência cada vez mais presente na área de decoração de interiores, é observado em arandelas em cobre harmonizadas com a parede revestida com placas cimentícias. Aliás, estas arandelas combinadas com quadros comprovam que materiais e produtos rústicos podem ser incluídos em projetos residenciais ou corporativos para lhes dar um toque de elegância.

ONDE ESTÁ

Mostra Artefacto Curitiba, rua Comendador Araújo, 672 , Batel, Curitiba