COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 03/10/2024

Curitiba é famosa não apenas pelos seus atrativos culturais e turísticos. Mas também por uma peculiar culinária que, muitas vezes, se inspira neles. O interesse por um lanche diferentão, por exemplo, começa pela curiosidade e logo, logo, a novidade entra no roteiro gastronômico de nativos e visitantes. Uma tendência para agradar e fidelizar clientela, neste segmento, está em lhe oferecer uma opção um pouco “exagerada”, mas que agrada pelos ingredientes e convida ao compartilhamento. Coisa de curitibano.

Capistel / Divulgação

A culinária curitibana e o seu apelo turístico estão numa das opções para uma refeição rápida mais prestigiada da cidade – os pastéis. A Pastenina, por exemplo, tem entre as sugestões do seu cardápio dois atrativos que são verdadeiros cartões-postais da capital paranaense: o Capistel, seu carro-chefe, inspirado nas capivaras do Parque Barigüi, vem em dois tamanhos e vários recheios e o Capinhão, com formato de pinhão, tem duas pedidas, pinhão e cupim e pinhão, cupim e queijo.

Capinhão / Divulgação

Pastel Big /Divulgação

Robson Pawlak, um dos idealizadores da Pastenina, dobra a aposta também na tendência “terra dos gigantes”. Big, o novo pastel da casa, pesa mais de meio quilo e a escolha fica entre oito tipos de recheio que inclui, além dos tradicionais carne e queijo, carne com ovo e azeitona e frango com catupiry, sabores inéditos como costela desfiada, costela desfiada com queijo e linguiça Blumenau.

Enaira Schoemberg

Um sanduíche de 22cm, acompanhado de batata frita e batizado com o sugestivo nome de Biarticulado é a super atração do restaurante Bávaro, que fica na turística Rua 24 Horas. O sanduba, que combina costela, creme de queijo e salada em uma baguete, é uma homenagem ao histórico e pioneiro ônibus biarticulado da cidade. Conhecido por seu tamanho imponente – 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros – ele é um marco da mobilidade urbana. Curitiba foi a primeira capital do mundo a implementar esse sistema em 1992. A dica é saborear o sanduíche, sem pressa, acompanhado de um chope de 1 litro.

ONDE ESTÃO

Pastelaria Pastenina

Rua Alberto Bolliger, 885

 (41) 3311-2159

 De segunda a sábado, das 9h às 21h

Restaurante Bávaro

Rua 24 Horas

Rua Visconde de Nácar, s/n

De segunda a sábado, das 10h às 23h, e aos domingos das 11h às 17h