Coisas Novas

por Nereide Michel em 01/06/2015

As tendências em destaque no último Salão do Móvel de Milão, que aconteceu em abril,  foram traduzidas pelos arquitetos Jayme Bernardo e Rafael Egg e a designer Claúdia Machado no Trend Talk, promovido em parceria pela Artefacto Curitiba e Top View. A diretora de redação da revista, Alice Duarte, mediadora do bate-papo, que aconteceu nas instalações da loja, citou na sua apresentação a temática oriental, os materiais brutos, as formas arredondadas e a brasilidade como novidades anotadas na cobertura que fez do evento.

DESTAQUES

Entre as mostras paralelas, a Brasil S/A – que esse ano homenageou Sérgio Rodrigues – comprovou a valorização do design brasileiro no mercado internacional. O trabalho dos Irmãos Campana, aliás, já se tornou emblemático desta corrente verde-amarela além das fronteiras do nosso país. Tanto que a Luminária Maracatu e a Poltrona Cocoon, peças com a assinatura da dupla. estão em evidência no Palácio Louis Vuitton, em Milão, segundo observou Jayme Bernardo.

 Claudia Machado enfatizou a mistura de materiais e acabamentos, o trabalho do  designer Nendo Oki Sato, que faz diferentes composições para o vidro, e o revestimento total de couro, envolvendo, por exemplo, braços, pernas, assento e encosto nas cadeiras, entre os pontos de interesse do Salão de Milão, que chamaram a sua atenção.

Como as atrações de Milão não se restringem apenas aos lançamentos do evento, o  Hotel Armani foi o tema da apresentação de Rafael Egg. Materiais como o concreto e o vidro, cores monocromáticas e a iluminação em led que compõem o espaço se transformam, segundo ele, em uma aula prática de Design Contemporâneo.

Já  o arquiteto Jayme Bernardo considerou impactantes dois outros espaços: o da Mooi ,que apresentou sua nova coleção de tapetes como obras de arte expostas em uma galeria e o da Barovier & Toso, que existe há 700 anos e continua a magnetizar olhares com as suas luminárias, como a Angel, sinônimo de leveza e funcionalidade.