Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 26/09/2024

Os brechós já deixaram no passado a imagem de um amontoado de roupas e acessórios dispostos em lojas apertadas localizadas em endereços discretos. Muito contribuiu para a mudança do seu visual, e sua evolução para um negócio lucrativo e acessível a todos os perfis de consumidor, a difusão de um dos seus objetivos: o de contribuir para a circulação da moda evitando desperdícios e descartes prejudiciais ao meio ambiente. A praticidade embutida em seu conceito também mobilizou um expressivo número de adeptos entre os que compram e os que vendem as peças. Os brechós, inclusive, ganharam espaços especializados para atender melhor o seu público – até o luxo foi agregado ao seu nome.

Afinal, como divulgam recentes pesquisas o  mercado de segunda mão está em pleno crescimento. Em 2023, foram cerca de US$197 bilhões de faturamento e a previsão, segundo dados do SEBRAE, é que até 2028 o setor atinja US$350 bilhões, sendo uma das agendas da ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 2030.

Divulgação

Um exemplo da expansão deste setor é a rede de franquias Repitikos, voltada ao público infantil, com unidades em São José do Rio Preto e Cuiabá, e que inaugura no dia 5 de outubro uma loja em Curitiba, no Alto da Glória. A empresária Mariana Spadacio, à frente do empreendimento, adotou este modelo de negócio ciente de que ele representa também um novo olhar ante o consumo acelerado. Uma maneira de começar pelo berço a formação de uma nova geração de clientes mais preocupada com o futuro do planeta e desligada de gastos desnecessários. 

Divulgação

A preferência por produtos seminovos tem reflexo positivo no orçamento doméstico em comparação, por exemplo, com enxovais de primeira mão. A reutilização de roupas e objetos infantis em perfeito estado que não estão sendo mais utilizados, como carrinho de bebê, andador e mamadeira, entram como opção principalmente para mães de primeira viagem. As peças disponibilizadas na Repitikos vão do RN ao 16, com preço médio de 20 reais. Além disso, a loja abre espaço também para quem deseja vender produtos –  uma curadoria personalizada avalia e precifica os itens. 

Divulgação

A ambientação da Repitikos dá destaque aos espaços amplos decorados com referências ao seu público-alvo. Na festa da inauguração, 5 de outubro, animadores e personagens vão divertir as crianças e dois sorteios terão a torcida de mães e pais.

ONDE ESTÁ

REPITIKOS

Avenida João Gualberto, 1449, Alto da Glória