Conecte-se

por Nereide Michel em 12/11/2014

O conceito da Artefacto está embutido em seu próprio nome. Remete de imediato à Arte e ao Artesanato. Mas o que poderia parecer  à primeira vista uma combinação de letras ou um jogo de palavras é rapidamente substituído pela filosofia que enraíza sua forma de trabalhar. Inaugurada em 1976, em São Paulo, com a proposta de oferecer produtos que se diferenciassem da industrialização em larga escala – e que, portanto, buscava um público-alvo com preferência pelo exclusivo – a empresa pautou, desde o início de suas atividades, a fabricação dos seus móveis sob a inspiração do feito à mão. E, desde então, mantém fidelidade aos seus princípios. Um dos motivos, sem dúvida, para o seu sucesso que hoje contabiliza mais de 26 showrooms no Brasil e marcante presença no mercado internacional, incluindo México, Panamá e Estados Unidos. Em Miami, por exemplo, são três lojas em desejados pontos comerciais localizados em Coral Gables, Doral e Aventura – sendo que neste endereço ocupa um espaço com 4.500 m2.

Por isso, nada mais natural do que associar a produção da Artefacto aos cânones da Alta-Costura. Um olhar mais atento percebe que cadeiras, poltronas ou mesas, com a sua marca, são resultado do trabalho de verdadeiros artesãos que tecem  pacientemente as fibras e os fios que compõem ou arrematam as peças. Um compromisso com o manual que se completa pela preocupação  da empresa de  optar  exclusivamente por matérias-primas certificadas por órgãos, como o IBAMA,  que estão na origem da fabricação de móveis e tapeçarias. Aliando o tradicional ao moderno,  a Artefacto  alcança o objetivo de se manter fiel à sua vocação  pelo artesanato  sem perder o foco em seu crescimento e na necessidade de suprir as expectativas de  clientes em constante aumento.  Tesouras que seguem o comando das mãos convivem com computadores programados para costurar – uma perfeita integração entre o trabalho manual e a tecnologia observada na sua fábrica – localizada em Iperó, no interior de São Paulo.

Outro pioneirismo da empresa, instalar mostras de decoração em suas lojas, também se revelou como aposta acertada. A cada ano, estes espaços se renovam com as novidades da Artefacto para a temporada apresentadas em ambientações assinadas por renomados designers e arquitetos.  A atual da loja de Curitiba abriu em junho e vai se estender até abril de 2015. A proposta desta edição da mostra é inspirar os projetos em personalidades brasileiras atuantes em várias atividades para evidenciar a versatilidade de produtos que se adaptam aos mais diversos estilos de vida. Profissionais paranaenses das mais diversas áreas estão entre os homenageados da mostra curitibana, entre estes, um humorista, um jornalista, um personal  trainer, um chef de cuisine, dois fotógrafos, uma estilista, um arquiteto,  dois artistas plásticos e um corredor de Fórmula 1.

 O HUMORISTA

DIOGO PORTUGAL, por ROSÂNGELA SABBAG E JULIA SABBAG

Inspirar-se em quem nos faz rir só poderia resultar em uma proposta leve, descontraída e que refletisse os bons momentos da vida. Tarefa cumprida pela paisagista Rosângela Sabbag e pela arquiteta  Júlia Sabbag, que dividiram em dois ambientes o espaço em homenagem a Diogo Portugal.  O toque de  integração entre arte e natureza foi alcançado pela escolha de um trabalho do grafiteiro curitibano Paulo Auma, que compõe o primeiro ambiente – que estimula um encontro consigo mesmo. No segundo, a ideia é promover uma agradável e alegre convivência entre amigos, e quem sabe, para colocar as piadas em dia.

DESTAQUE: sofá, poltronas e almofadas em branco para valorizar o verde da paisagem.

A ARTISTA PLÁSTICA

GUITA SOIFER, por JORGE ELMOR

O início do século XX, que tantas mudanças trouxe ao comportamento e cotidiano das pessoas, foi o fio condutor para o ambiente assinado pelo arquiteto Jorge Elmor. Mudanças testemunhadas, e algumas motivadas, pelas expressões culturais. Daí a escolha da artista plástica Guita Soifer para inspirar o seu projeto que ganhou tons intimistas e requintados.  Com obras exibidas em exposições individuais em várias cidades brasileiras, além de países como Alemanha, Argentina, Chile e Estados Unidos, Guita tem traçados e tintas marcantes  identificando suas pinturas.

DESTAQUE: o retrô espalhou-se pelo ambiente como um resgate do estilo que imperou nas primeiras décadas do século XX.

O ARQUITETO

LOLÔ CORNELSEN por YARA MENDES

Um dos nomes mais importantes da modernidade na arquitetura curitibana, Lolô Cornelsen ganhou uma releitura do seu estilo de viver por parte da decoradora Yara Mendes. Na verdade, vida e obra se confundem quando se busca retratar através de palavras ou objetos o emblemático Lolô Cornelsen, ativo e perspicaz na nona década de sua vida. Beleza e funcionalidade foram seguidas à risca por Yara  para compor um ponto de encontro – sua proposta para a mostra.

DESTAQUE: móveis que traduzem o design contemporâneo e uma iluminação especial gerada por um painel artístico.

O FOTÓGRAFO E A ESTILISTA

ANTONIO WOLFF E KARINA KULIG por IVAN WODZINSKY

A imagem contemporânea que envolve o trabalho do casal serviu como inspiração para o arquiteto Ivan Wodzinsky criar um espaço tematizado nos novos prédios londrinos, como o “orientalizado” The Shard. Contrastes no cenário clássico e tradicional da cidade-residência da Rainha Elizabeth II e seus herdeiros. Karina é estilista e Antonio é fotógrafo, e a linguagem de uma moda urbana é visível tanto nas roupas por ela assinada como nas imagens que ele registra. A iluminação do espaço –  dividido em três ambientes, sala de estar, de jantar e quarto  – confere um ar de mistério “londrino” à proposta.

DESTAQUE: a mistura de materiais como madeira, vidro e acrílico faz a ponte entre as várias épocas tão presentes no cenário da secular Londres.

O PERSONAL TRAINER

MARCOS FERREIRA por MARGIT SOARES

Beleza clean. Beleza pura e simples.  Nada melhor para definir a proposta da designer de interiores Margit Soares, que se inspirou no personal trainer Marcos Ferreira. O profissional, bastante conhecido em Curitiba, enfrenta um novo desafio em decorrência de uma enfermidade descoberta há pouco tempo. Uma leucemia, que exige para a sua recuperação de um transplante de medula. Marcos faz campanha pelas mídias sociais para alcançar este objetivo, mas não uma campanha solitária, pois a sua iniciativa também chamou a atenção para a necessidade de doação da medula para outros pacientes. Por isso, a sensibilidade é observada em cada detalhe da decoração assinada por Margit Soares. A começar pelas cores bases da ambientação: a leveza do cinza e do branco.

DESTAQUE:  Dividido em sala de jantar, de estar, quarto e escritório, o  espaço é extremamente funcional,  com soluções práticas como o gaveteiro debaixo da mesa para não prejudicar a circulação ou um cavalete que se transforma em  escrivaninha.

 O CHEF DE CUISINE/RESTAURATEUR

BETO MADALOSSO por ANA CLAUDIA MARINI e CAMILA MARTINEZ

Beto Madalosso é apaixonado pela arte de cozinhar. E não poderia ser diferente, o sobrenome denuncia de onde vem a sua vocação para misturar ingredientes saborosos. Mas a culinária não é a única a ocupar os seus interesses. Quando tempo sobra, dedica-se a descobrir novas paragens a bordo de sua motocicleta ou bicicleta. Um personagem bem interessante para inspirar as arquitetas Ana Claudia Marini e Camila Martinez em um loft que ocupa 40 metros quadrados.  Quarto, living e área gourmet estão integrados com praticidade e “falando” a mesma linguagem visual. Elementos clássicos e contemporâneos casam bem no espaço.

DESTAQUE: Ao lado da cama, fotos das muitas viagens mundo afora do também dono de restaurante. Poltronas Rigel Slim com o seu bonito  encosto trançado atraem olhares.

O PILOTO

RICARDO ZONTA por ANNE TABORDA

Piloto de automobilismo vive ao ritmo alucinante dos quilômetros percorridos em poucos segundos. Tanta velocidade pede um contraponto: momentos de tranquilidade para o merecido repouso do guerreiro das máquinas com motores potentes. E é este cenário que aguarda o piloto Ricardo Zonta no loft idealizado pela arquiteta Anne Taborda. Sua proposta é oferecer aconchego em um espaço sofisticado e clean inspirado pelo clima mediterrâneo de Mônaco, considerado o circuito mais charmoso da Fórmula 1 e onde Zonta estreou em 1999.

DESTAQUE: Alguns detalhes fazem a diferença no loft, como  a divisória de madeira vazada para marcar “território” e uma cadeira “diretor de cinema” fabricada com dois inusitados materiais, o  cromado e  fibra (“palhinha”) trabalhada.

O PINTOR

 JOSÉ GONÇALVES,  por SUMARA BOTTAZZARI

Paranaense de Londrina, José Gonçalves é um pintor de fácil acolhida em galerias tanto no Brasil como no exterior.  O artista tem um estilo que o diferencia no mercado: trabalha figuras humanas circulando pelos seus cotidianos mas com um realismo que recebe inusitadas pinceladas de lirismo. Duas de suas obras compõem a ambientação assinada pela designer de interiores Sumara Bottazzari. Não é difícil perceber que delas emanaram todo  o projeto da sua Suíte do Artista. Um espaço para relaxar e trabalhar. Afinal, artista nunca para de se inspirar e de se expressar.

DESTAQUE:  Sumara revela que tem uma preferência especial pelo couro que segundo ela “dá sempre um charme a mais em um ambiente”. Na suíte chamam a atenção duas cômodas colocadas lado a lado e revestidas com este material.

O JORNALISTA

REINALDO BESSA por RAFAEL EGG

Reinaldo Bessa  com o seu faro de repórter descobre o que é notícia no jet set curitibano. Connoisseur de charutos e de vinhos transfere as exigências de saber diferenciar blends e sabores para o seu dia a dia.  Com este perfil em mãos o arquiteto Rafael Egg traçou um projeto para homenagear o colunista em um  loft “que é um convite à prática da boa mesa e ao convívio com os amigos”.  Por isso, ganhou valorização o local para as refeições – uma mesa redonda, com tampo em laca brilhante e confortáveis cadeiras com armação em cromado.

DESTAQUE: o cinza e o branco dão o tom no espaço. Mas a intenção de reforçar o monocromático transparece no azul Tiffany – é  sempre o mesmo azul onde quer que esta cor apareça no ambiente.

O FOTÓGRAFO

MANOEL GUIMARÃES por ÂNGELA RUSSI

Não por acaso a decoradora Ângela Russi deu destaque à assinatura de Manoel Guimarães ao ambiente que compõe a vitrine da mostra. Afinal,  não é exagero afirmar que a assinatura sobreposta em fotos de, pelo menos, duas gerações de debutantes curitibanas, é deste profissional. “O meu encontro com ele aconteceu também através de suas fotos. Imagens contemporâneas, e algumas ousadas para a década de 80, e que se transformaram em capas do suplemento Viver Bem, da Gazeta do Povo, do qual fui editora. O caderno estava tomando ares mais sofisticados e pedia uma capa que acompanhasse esta sua evolução. E a parceria com Manoel Guimarães aconteceu então”. (Depoimento da editora do Conceito Atual).

O espaço é marcado pela mistura de cores e texturas. Nos móveis predominam as cores claras que se contrapõem aos tons quentes dos detalhes. Tecidos que se integram às fibras dão modernidade e aconchego às salas.

DESTAQUE: o contraste de materiais pode ser exemplificado em móveis como uma cômoda estruturada em aço inox e gavetas em madeira roble e uma estante fabricada em aço inox e madeira.

O ATOR

LUÍS MELO, por ANDRÉ BERTOLUCCI

De tempos em tempos, as vitrines da Artefacto ganham nova decoração. Oportunidade para que mais talentos  locais mostrem seu trabalho criando ambientações com os principais lançamentos  da marca. Como são espaços visíveis por quem circula pela calçada da Comendador Araújo,  servem também como inspiração para um número maior de interessados na arte de morar com estilo. André Bertolucci  também pensou em arte para compor a vitrine externa da Artefacto, inaugurada em 26 de novembro,  encontrando no ator Luis Melo, o personagem ideal  para conferir o clima de espetáculo ao seu projeto.

O DESTAQUE: aplaudido nos palcos e nas telinhas, Luís Melo merece os holofotes em um espaço onde poltronas Hemsley convidam a platéia a assistir mais um espetáculo do ator. Iluminação cênica e cores preto, vermelho, dourado e off white conferem um ar “teatral” ao ambiente.

A ENGENHEIRA CIVIL

SYONARA THOMÉ, por CRIS DAROS

 “Espaço para receber amigos”, assim a arquiteta Cris Daros define a ambientação da vitrine interna da Artefacto, inspirada na engenheira civil Syonara Thomé, também proprietária da Construtora Greenwood. Conforto e aconchego foram as palavras-chaves na elaboração do projeto. Como sua autora gosta de apresentar opções para mudanças rápidas em um espaço, neste, em especial,  é o sofá que oferece tal possibilidade: ele pode ser revestido com capas de diferentes acabamentos.

O DESTAQUE: Cris Daros reservou um lugar especial no ambiente a dois móveis, a estante Tawa com pintura metálica e o sofá Nouvel, que traduz o que é conforto pelas suas linhas ergonômicas. A ideia de receber amigos sem se preocupar com o relógio se concretiza pelas características dos móveis escolhidos e na composição discreta de objetos complementares, como fontes de luz, quadros e flores.