Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 24/07/2017

A hora certa marcada pela Tiffany & Co. data de 1847. São 180 anos de lançamentos dos mais elaborados instrumentos de tempo aliando a tradição suiça à inovação e dinamismo de uma metrópole, como a cidade-sede da marca, Nova York.

Em 1853, o Sr. Charles Lewis Tiffany, fundador da empresa, apresentava na fachada de sua loja em Bowery Street um atlas de três metros sustentando um relógio, fazendo com que os passantes começassem a orientar-se por ele para os seus compromissos. Em 1874, a Tiffany & Co. inaugurou a primeira instalação de fabricação de relógios de uma empresa não suíça em Genebra. Instalação esta posteriormente adquirida pela prestigiada manufatura Patek Philippe.

Em 2015, a Tiffany retoma sua produção suíça ao criar a Tiffany Swiss Watches, uma co-irmã da empresa joalheira, responsável por toda a produção artesanal dos relógios disponíveis hoje nas suas lojas.

Tendo como  inspiração em um relógio Tiffany & Co. presenteado ao presidente americano Franklyn Roosevelt,  a marca lançou o CT60 (Charles Tiffany 60), um modelo com design clássico e limpo e acabamentos típicos da alta-relojoaria em seu movimento automático. Disponível na versão 3 ponteiros, crono, dual time e calendário anual, apresenta três tamanhos de caixa, em aço ou ouro, podendo ainda apresentar 60 diamantes brilhantes, um para cada minuto de sua hora.

Subvertendo a  demonstração norte-sul do tempo em seu mostrador, o modelo East & West traz a marcação 12 e 6 no sentido leste-oeste e inspiração em uma bolsa-relógio da década de trinta. Sua caixa elegantemente retangular e ergonomicamente côncava pode conter movimento suíços automático ou quartz, e está disponível em três dimensões.

Icônico como a própria marca, a coleção Atlas da Tiffany homenageia a visão à frente do tempo do fundador da empresa, apresentando numerais romanos em seu mostrador como os presentes na imagem da fachada da flagship da 5ª Avenida.

Em Curitiba, a Tiffany & Co. está no primeiro piso do Pátio Batel