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por Nereide Michel em 17/12/2020

Cenários exuberantes e paisagens impactantes do nosso país são um forte apelo para inspirar roupas, acessórios e cosméticos. Uma beleza natural na qual se insere também o jeito de ser do brasileiro e o seu estilo leve e descontraído de ver a vida e superar obstáculos. O Cerrado e o Nordeste, por exemplo, estão na origem da coleção de verão da Água de Coco e da nova linha da Seda.

BELEZAS  DO CERRADO

Conhecido como a savana brasileira, o Cerrado é o tema da coleção do Verão 20/21 da Água de Coco, marca de beachwear que ampliou o seu foco para uma linha urbana, identificada igualmente com a elegância, a fluidez e o conforto. A diversidade da fauna e da flora, presente no bioma, é explorada detalhadamente resultando em peças ricas em cores, texturas e modelagens.

Frutas típicas como a cereja do Cerrado, graviola, pera do campo e mangaba e animais nativos, como onça e cobra, estampam itens das linhas beachwear e urbana. Da exuberância da palmeira buriti à delicadeza da flor do Cerrado, além de referências, as flores e as plantas da região também estão representadas na cartela de cores: vermelho flamboyant, azul arara, rosa caliandra, verde mangada, entre outras. 

 O pé na areia é acompanhado por biquínis, maiôs e saídas enquanto na rotina do dia a dia saias, calças, camisas e vestidos – dos shapes casuais em linho aos longos de seda para momentos especiais – conquistam a preferência das adeptas do estilo da marca cearense. O trabalho manual reforça o diferencial das raízes nordestinas e está presente em detalhes exclusivos. Renda, crochê e bordado richilier complementam mangas, barrados e decotes. 

SERTÃO NORDESTINO

A Seda está lançando a linha “Joias do Sertão”, inspirada na pluralidade cultural e riqueza dos insumos do Nordeste. Inovadora ela foi idealizada e desenhada com a contribuição de consumidores e moradores da região. Uma tarefa que contou com a parceria da influenciadora piauiense Elana Valenaria para uma imersão ainda mais profunda nas características da população local, seus hábitos de consumo e rotina de cuidados. Uma pesquisa que possibilitou a definição dos ingredientes regionais que entraram na composição dos produtos.

O lançamento conta com três linhas: “Raiz Limpa, Ponta Sedosa”, que utiliza em sua composição óleo de coco e babosa, “Hidrata Muito”, que inclui em sua fórmula mandacaru e cajá e “Cresce Forte”, que tem azeite de mamona, também conhecido como óleo de rícino, e café como ingredientes principais. Nelas, opções de shampoo, condicionador, creme de pentear e creme de tratamento, para todos os gostos e tipos de cabelos. 

A ilustradora recifense Joana Lira assina o visual da embalagens que expressam cores, linguagem e texturas da região. Nos rótulos “brincadeiras” modulares de construção e desconstrução do mandacaru, cajá, mamona, café.  babosa e coco impressas em tonalidades bem vibrantes.

MUSAS BRASILEIRAS

“Uma coleção feita por muitas mãos, para todas as unhas” é o resultado da ação digital de Colorama para criar, levando em consideração as preferências das consumidoras, a coleção As Brasileiras. Em abril, a marca lançou em seu perfil do Instagram, @EsmalteColorama, uma votação para definir junto ao público final quais seriam o tema, as cores, os nomes dos esmaltes e o logo da nova linha. O resultado pode ser conferido no conteúdo dos vidrinhos e identificado nos seus rótulos: vermelho Maria Bonita, o nude Bah, Guria, o marrom Mineirinha, Uai!, o salmão Flor do Cerrado, o azul Mana do Céu e o verde claro Menina do Rio.

Maria Bonita

Bah, guria

Mineirinha, uai!

Flor do Cerrado

Mana do Céu

Menina do Rio