por Nereide Michel em 14/09/2021
O mundo do Design gira em torno de Milão, quando da realização do seu aguardado salão de móveis, que reúne profissionais e marcas de várias procedências com reconhecido apelo autoral. Nas últimas décadas, o Brasil tem recebido no evento o merecido destaque pela criatividade e qualidade dos seus produtos principalmente os que aliam a excelência de fabricação a elementos das tradições culturais do país. Diferenciais altamente valorizados em mercados desgarrados da instantaneidade da globalização.
Uma estreia nacional no Salone Del Mobile 2021, dentro da mostra especial Supersalone, tem digitais mineiras- a da Sier Móveis, de Ubá, polo mobiliário localizado na Zona da Mata. Inaugurada em 1990 a fábrica tem no comando o empresário Ismael Reis e Carlos Reis como diretor de criação. O evento paralelo, realizado entre 5 e 10 de setembro, nos pavilhões de Rho, teve a curadoria do arquiteto Stefano Boeri, do célebre Bosco Verticale, o que agregou pontos extras à participação da marca brasileira.

Valter Lombello
Leveza aliada à solidez da madeira, trabalhada em formas orgânicas, muitas vezes esculturais. Característica da coleção da Sier Móveis exposta na capital internacional do Design. Técnicas refinadas, como a marchetaria, e a precisão da usinagem robotizada, possibilitam o equilíbrio e a perfeição em linhas finas e elegantes.

Valter Lombello
No Supersalone, a Sier apresentou dois lançamentos: a poltrona Carol, um charmoso trabalho exploratório das formas da madeira com toques de envolvente sutileza, como a fluida finalização alargada e elevada nos braços, e a linha de mesas auxiliares Vinil, com tampo em sofisticado trabalho de marchetaria e diversos padrões de acabamento em metal, acuradamente cortados a laser.
Além do Supersalone, a Sier Móveis participou do Fuorisalone, dentro da Design Week de Milão, evento promovido pela Apex-Brasil que leva marcas brasileiras à Semana do Design. Nesta edição expôs a mostra “Brasil – Design em Movimento”, com cerca de 50 empresas brasileiras, no Portico Richini, em uma área de 300 m2 na Università Degli Studi di Milano.
BORDADOS NA PAREDE
A Portinari marcou presença pelo terceiro ano consecutivo no Salão de Milão, com o lançamento da coleção Artesania no espaço A lot of Brasil. A linha, com assinatura do designer e arquiteto Pedro Franco, que destaca a técnica do ponto cruz, não poderia ter apelo mais afetivo ao ser enlaçada com as tradições artesanais familiares preservadas, com carinho, no país.
Os motivos florais foram desconstruídos, pixelados de forma a criar um padrão possível de ser aplicado em diferentes composições. São peças em tamanho 20×20, com alto relevo e acabamento fosco, que se alinhadas ordenadamente se transformam no desenho tradicional do bordado e se dispostas aleatoriamente formam outras criações.

A proposta da coleção Artesania é aliar a alta tecnologia da indústria ao fazer manual brasileiro. um projeto concretizado por Pedro Franco através de aprendizagem com a artesã baiana Ana Caires.
LEVEZA E VERSATILIDADE
Em sua segunda participação na Semana de Design de Milão, o arquiteto e designer Guto Biazzetto apresentou duas novas criações: a cadeira Nave e a mesa lateral La Vita – frutos da parceria firmada com a Lovato Móveis, quando expôs a linha Diva na edição 2019 do evento com o apoio da empresa.

Leve e confortável, a cadeira Nave (navio, em italiano) nasceu de um conjunto de inspirações ligadas ao mar, com movimento, leveza e identidade própria, que se enquadram perfeitamente na decoração de ambientes conceituais externos.

A mesa lateral La Vita adapta-se a qualquer espaço, seja ele externo ou interno. A proposta surgiu a partir de um trabalho muito conhecido dos italianos, L’albergo della Vita da Expo 2015, de Marco Balich e studio Giòforma. Tem dupla função: servir como móvel e se transformar em objeto de decoração, como uma escultura. Alumínio e cordas trançadas entram na sua produção.
