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por Nereide Michel em 22/11/2014

O Minas Trend que completou a 15ª edição com o lançamento de coleções para o Inverno 2015 – de 7 a 10 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte – é exemplo de um evento estruturado para fazer a ligação direta entre quem produz e quem consome moda. Realizado pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – ele já tem muitas histórias de sucesso pra contar. Mas, nem por isso, seus promotores deixam de refletir sobre o que o futuro reserva para o setor da confecção – tanto que o tema dessa edição foi Nós, Hoje e Sempre. O “nós”, neste caso, tem um peso muito especial: afinal, a moda não acontece de uma ação solitária, depende de toda uma engrenagem para impulsioná-la na direção do seu público-alvo. Daí a importância de um evento nos moldes do Minas Trend. Nele é possível ter contato direto com produtos que começam a existir como esboço de inspiração em croquis e que se materializam através de mãos que direcionam fios e agulhas ou comandam máquinas. Roupas e acessórios que, em seguida, mostram suas propostas para a temporada em araras e prateleiras de um showroom. O do Minas Trend contou com 288 participantes. E, é claro, como a escolha do consumidor inicia por um atiçamento de desejos, a passarela confere às coleções o imprescindível toque de glamour e de emoção. Tentação bem-vinda para expositores e compradores.

Além do Business e da passarela, o Minas Trend completa-se com informação disponibilizada ao público através de exposições e palestras. A da 15ª edição deu espaço ao designer Rogério Lima para apresentar o resultado de uma produção de fotos de bolsas suas com modelos inusitados – moradores de rua, que diante das câmeras deixaram de ser “habitantes invisíveis”. Já o projeto Interfaces mostrou quatro coleções desenvolvidas por estilistas e alunos do SESI /SENAI que buscaram ligar a moda às artes, como a dança, cinema, música e artes plásticas.

NA PASSARELA

O Inverno 2015 aqueceu a passarela do Minas Trend com a apresentação de 12 coleções assinadas por estilistas mineiros, em sua maioria, e por dois convidados especiais, o paulista Alexandre Herchcovitch e a carioca Alessa.  Cada um traduziu ao seu modo as expectativas de um mercado que se norteia pela preferência de consumidores que querem se deixar envolver pelas novidades.

PATRÍCIA MOTTA

O Inverno/15 de Patrícia Motta chamou a atenção por uma expressiva estampa que teve origem no camuflado percebido por ela no rio Amazonas. Camuflado que remete a uniformes militares, daí os matelassados presentes na coleção que lembram antigas grades, das quais “temos que nos libertar.” Os vazados handmade e lasers foram inspirados nas colméias. Linho, algodão, renda e pele celebraram a união que itens completamente diferentes podem ocasionar e valorizar qualquer trabalho. A refletir.

JARDIN

A inspiração veio dos grandes centros urbanos. A cultura comum a todas as cidades fervilhantes de gente e criatividade foi resumida na coleção Metrópolis. Plena de elementos visuais e estéticos, que remetem a uma paisagem de concreto, asfalto, edifícios e vias de circulação com seus traços e mosaicos. Teias luminosas vistas em fotografias aéreas também são interpretadas no feitio das roupas. A cartela de cores e a estamparia tiveram origem nos luminosos e luzes do trânsito e das janelas dos edifícios que fazem brilhar o cenário noturno das metrópoles.

RAQUEL MATTAR

O contraste de duas estampas, Blend e Blosson, estão no ponto de partida do Inverno/15 de Raquel Mattar. Blossom revela peças delicadas femininas e clássicas, com o seu mix de florais. Já o Blend ostenta elementos barrocos, com um toque rock, que imprimem forte presença nos tecidos.  A coleção Impactos Preciosos traz bordados sobre couro, bordados com linha, extremamente delicados, mistura de tecidos que confere efeito 3D, exemplificando o contraste que inspirou o desenvolvimento das peças.

FAVEN

A vontade de resgatar lembranças e sentimentos perdidos em meio à correria do cotidiano motivou a Faven a buscar em sua própria história inspiração para o seu Inverno/15. Por isso, afeto, carinho e aconchego envolvem peças que pretendem “abraçar” a quem as vestir. A procura pela essência das coisas é traduzida em tramas de tricot, técnicas antigas e trabalhos manuais com fios tecnológicos.

FABIANA MILAZZO

Joias para vestir. Com esta ideia Fabiana Milazzo começou a desenhar sua coleção. A riqueza do universo da joalheira aparece em forma de tecidos nobres, como seda lisa e estampada, aplicações de cristais, bordados com Swarovski e elementos que conferem texturas, como lãs e rolitês. Suede com aspectos de camurça e nobuck também foi lembrado para dar um toque “quentinho”  às peças. Saias midi, calças cargo, jaquetas, T-shirts, moletons, macacões e blusas de tule bordados são opções da estilista para looks onde o chique e o casual entram em sintonia.

ALESSA

A carioca Alessa traz para o inverno/15 a coleção Preciosidade que ela define como uma moda com sofisticada lapidação. A estamparia se inspira no repertório clássico da joalheria rebuscada com exóticas peças em forma de coqueiros, barquinhos de papel, crucifixos, leopardos, amuletos, moedas antigas. Moulage valoriza amarrações e transpasses. Aviamentos de franjas de seda, bordado artesanal de plumas e correntes ornamentam as peças.

PLURAL

“The mountains are callig and I must go” – As montanhas estão chamando e eu tenho que ir”.  Frase do ambientalista escocês/norte-americano John Muir, que viveu no século XIX, permeia a coleção da Plural. Sua paixão pela exploração e preservação do patrimônio natural está representada na escolha de três regiões – onde estão situados os maiores picos nevados do mundo: Ásia (Himalaia), América do Norte (Rochosas) e América do Sul (Andes) –  para tematizar o Inverno/15 da grife.

VIVAZ

Com inspiração nas divas dos anos 70, marcados pelas grandes e luxuosas festas, a Vivaz buscou em personalidades com Bianca Jagger, Jane Birkin, Angelica Huston, Liz Taylor e Liza Minelli referências ao seu Inverno/15. Shapes femininos e sensuais, modelos com fendas, decotes em V profundos, amarrações, efeitos moulage e frentes única resultaram da pesquisa nesta época de tanta badalação em cenários como o fervilhante Studio 45 em Nova York.

LUCAS MAGALHÃES

Luís Gonzaga, Lampião e Maria Bonita, mandacaru, cordéis e a obra de Ariano Suassuna são presenças fortes na cultura nordestina. Lucas Magalhães mergulhou em suas histórias e cenários para traçar uma  coleção vibrante que destaca a xilogravura – do pioneiro da técnica Mestre Noza ao contemporâneo Samico – como identidade para trabalhar as suas peças. Ao mesclar influências ibéricas com as tradições nordestinas, o estilista abriu caminho para fazer uma releitura da malha prene, presença forte no seu Inverno/15.    

  MABEL MAGALHÃES

A mulher do Inverno/15 para Mabel Magalhães é forte e independente. Ousada em um estilo que mistura diversos materiais e texturas, estampadas em duchese, tecidos delicados, como rendas e tules com bordados em linhas coloridas, lãs, tweeds, passamanarias, couro e moletom. Combinações diferenciadas também nos shapes: saias volumosas com pregas e evasés, camisas soltas, calças de alfaiataria e casacos rebordados e estruturados em formas arquitetônicas.

HERCHCOVITCH; ALEXANDRE

A marca prêt a porter de Alexandre Herchcovitch mostrou na passarela do Minas Trend a sua coleção para um inverno urbano, com muitas linhas retas e um certo ar futurista que combina tão bem com a proposta de vestir personagens principais e vívidos das grandes cidades. Funcionalidade, versatilidade e conforto ajudam a transitar pelas ruas e seus destinos – trabalho, lazer e festa.

ROGÉRIO LIMA e B.BOUCLÉ

Moda em dose dupla, proposta bem sucedida na edição de Verão 14/15, voltou à passarela do Minas Trend, associando novamente a linha de bolsas de Rogério Lima às roupas assinadas por Bárbara Maciel. Se o designer resolveu jogar luz sobre os “habitantes invisíveis” da cidade – tema também de uma exposição por ele montada no evento – a estilista pensou na melhor maneira de vesti-los. Rogério encontrou nas criações improvisadas das ruas e nos materiais descartados como lixo um jeito de trabalhar seus sofisticados acessórios. Cobertores, latinhas, sacos de embalagem carrinhos com papelão são referências para a sua coleção. Não por acaso, os metalizados verde (da lata de guaraná), azul (da Pepsi), vermelho (da Coca Cola) e o bronze (das garrafas de cerveja) entraram na cartela de cores do seu Inverno/15.

Já Bárbara Maciel desenvolveu peças que funcionam como casulos para proteger e adornar em uma série que inclui saias longas, casacos, capuzes e vestidos assimétricos. A opção por tecidos nobres, como o tule com devorê e o skin fish, que lembra textura de peixe, se contrapõe intencionalmente ao moletom e às aplicações de objetos do cotidiano, como botões.

BUSINESS

O Minas Trend fechou positivamente o balanço de sua edição Inverno 2015. O número de marcas participantes – 288 marcas – representou um aumento de 44% comparado à mesma temporada do ano anterior. Um dos pontos de atração para lojistas optarem por fazer suas compras no evento mineiro é justamente a praticidade de encontrar em um mesmo espaço opções de todos os segmentos da indústria do vestuário e acessórios: roupas femininas, masculinas, bijuterias, sapatos e bolsas. Um dos sintomas de boas perspectivas para o setor do varejo é o investimento que o empresário Gilson Amaral Brito Jr está fazendo a 5 minutos do aeroporto de Confins. O Fashion City Brasil é um empreendimento que objetiva atrair mais de 300 confecções nacionais, além de um núcleo de acessórios, para oferecer em só lugar compras, hotel e centro de eventos. O Fashion City Brasil participou do Minas Trend  com ações de marketing associadas aos desfiles de Patrícia Motta, Vivaz e da dupla Rogério Lima e B.Bouclé.

Tanto na passarela como no espaço dedicado aos negócios, a oportunidade de conhecer os lançamentos para a temporada do frio aguçou o interesse de compradores vindos de vários pontos do Brasil e do exterior. A rica Moda Festa mineira manteve a tradição de conferir brilho extra ao evento, que também apresentou novidades em roupas para o dia a dia, lingerie, sapatos, bolsas e bijuterias.

VICTOR DZENK

O estilista mineiro tem um reconhecido trabalho no segmento Moda Festa por deixar transparecer a sensualidade e a feminilidade, visíveis ao balanço de tecidos personalizados com estampas que destacam o tema de suas coleções. Para o Inverno/15, Victor Dzenk buscou uma inspiração inusitada: o porte majestoso da raça Mangalarga Marchador. O resultado é uma série de vestidos, calças, saias com referência no universo equestre, que formam um conjunto extremamente elegante. Looks que podem fugir do circuito de festas para ganhar as ruas, como também foi constatado na passarela da SPFW. Peças inspiradas nos shapes dos anos 50, saias plissada e com modelagens godê e evasê, calças flare e montaria, ponchos, casacos de alfaiataria e estilo princesa, que evidenciam os ombros. Modelos trabalhados dentro de uma mesma temática, reforçada pela estamparia digital 3D, que ilustra a beleza onírica equestre.

INFINITA

A coleção Devaneio da Infinita tem como proposta transpor os limites do universo infantil e, ao mesmo tempo, recorrer a símbolos pertinentes a ele. Elementos emocionais conduzem à memórias, e surgem desconstruídos e reconstruídos com uma nova leitura e linguagem. Estampas exclusivas reforçam os signos que estão na base do processo criativo, que privilegia a imaginação e as fantasias do reino infantil representados por florais suaves e delicados. Silhuetas tubulares, ajustadas ao corpo ou inspiradas no new look  aparecem tanto em shapes leves e fluídos, marcados pela sobreposição de tecidos, como com estrutura armada, pregas, lembrando “vestidos de princesa”. Texturas remetem a brinquedos, bordados  em pedrarias ou à máquina seguem desenhos singulares.

FLECHE D´OR

Os ventos do inverno sopram em direção à fantasia e à cultura medieval inglesa na coleção da Fleche D´or. A mitologia celta, com os seus elfos, princesas, cavaleiros e bruxas, é revivida de forma a despertar um clima de encantamento na mulher contemporânea. Tecidos luxuosos, entre eles, rendas francesas, sedas com prints exclusivos, couro e materiais tecnológicos compõem os looks.

VILLAGE CONDOTTI

A grife aposta em texturas exclusivas e num rico mix de materiais para fazer brilhar o seu Inverno/15. Tramas de fitas cortadas a laser, acessórios, apliques e detalhes em plástico, sobreposições de rendas com cores contrastantes e combinação de tecidos com telas e tules de poá entraram na linha de produção da Village Condotti para personalizar a sua coleção.

ALFREDA

O lançamento da marca aconteceu no Minas Trend com excelente receptividade. Alfreda chama a atenção por apostar em vestidos de festa que se diferenciam por um conceito que remete ao retrô e ao mesmo tempo atrai para o contemporâneo. Modelos trabalhados com bordados, aplicações e tecidos nobres, mas com o evidente apelo artesanal do feito à mão. Silhuetas, muitas resgatadas dos anos 50 e 60, imprimem uma indiscutível feminilidade aos vestidos.

KALANDRA

Thea batiza a coleção da Kalandra, que mantém fidelidade às rendas e à sensualidade nelas implícita para desenhar a silhueta feminina. Aliás, a campanha da grife, especializada em moda festa, não poderia escolher melhor musa: Cleópatra, a rainha do Egito. Por isso, a cartela é imponente nos tons de azul marinho, verde petróleo, vinho, laranja, ouro, cobre e prata.

 

 

ARTE SACRA

As irmãs gêmeas Carolina e Marcela Malloy estão no comando da Arte Sacra e prepararam uma surpresa para apresentar no Minas Trend. A coleção cápsula Twins, composta por 20 peças autorais, com bordados discretos e que ilustram de forma lúdica as joias Van Cleef.  Já a coleção Transcend, que batiza os demais modelos da Arte Sacra, faz um contraponto entre o luxo extravagante e a polidez e a discrição.

DBZ  Jeans

Sucesso na década de 90, as jardineiras jeans, os tênis esportivos e as camisas xadrez retornam às vitrines no Inverno/15. Esta é uma das propostas da DBZ Jeans que desenvolveu para a próxima temporada – a do frio – a coleção Savage Denim, que promove a fusão da natureza com a sensualidade da mulher. Pegada étnica moderniza peças luxuosas. A propósito, Shirley Mallmann, que despontou nas passarelas nos anos 90, é a estrela da campanha da grife mineira.

ÍNTIMA PASSION

Marca mineira de lingeries e beachwear apresentou pela primeira vez no Minas Trend a sua proposta: aliar a beleza ao conforto. Para tanto, a Íntima Passion investe na pesquisa de materiais e em incansáveis testes. Aliás, esta preocupação resultou em um lançamento para a temporada: “a medida íntima”. Uma forma única e exclusiva de modelagem para proporcionar o máximo de conforto na hora de escolher o sutiã mais adequado às características físicas.

E O FUTURO?

Se o presente da moda, em todos os seus vieses, está bem representado no Minas Trend, o futuro desta importante geradora de negócios para a economia do país, também recebe estímulo durante o evento. O concurso Ready to Go, que chegou à 4ª edição, faz parte da programação oficial doMinas Trend. Idealizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG) e realizado pelo TS Studio, tem como objetivo identificar, capacitar, divulgar e destacar o trabalho de novos designers e suas marcas. As marcas escolhidas passam por uma consultoria do TS Studio, sob o comando de Tereza Santos, nas áreas de produto, tendência e gestão. Le Pen, RM-Raquel Mattar, Mix´Match, TT, Badu, Tweed, Heaven, Áurea Lúcia, L´amitié, Ana Dapieve, Tule e Chari participaram da última edição.Com uma coleção inspirada em Las Vegas, a marca Mix’N Match, comandada por Laila Porto, ficou em primeiro lugar no concurso.  Além das camisetas, agora com modelagens amplas, despojadas e com mensagens alusivas aos cassinos e ao universo dos jogos, a estilista apresenta vestidos longos, tubinhos e wraps dresses, apostando na força do jérsei – matéria prima característica da Mix’N Match.  Ela foi escolhida por uma comissão julgadora integrada por jornalistas mineiros e de outros estados.

 Finalistas da 4ª edição do Ready to Go, Tetê Vasconcelos, Laila Porto (vencedora do concurso), Michel Aburachid  (presidente d Sindivest-MG) e Raquel Mattar Um futuro promissor espera por estes talentos jovens da moda.

 

Uma exposição ao ar livre com fotos das criações dos estilistas foi instalada na Praça da Liberdade para destacar a importância de estimular novos talentos para a moda para quem passasse pelo local. A mostra incluiu sete contâiners  náuticos nos quais foram anexadas as imagens clicadas por Weber Pádua. O projeto expográfico foi do arquiteto Alexandre Rousset.