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por Conceito Atual em 22/10/2015

Burberry, Gareth Pugh, Paul Smith, Vivienne Westwood… são essas as marcas que costumam ser automaticamente associadas à London Fashion Week. Mas a semana de moda de Londres vai muito além dos designers consagrados. E para fazer jus aos novos talentos – alguns nem tão novos assim – que não recebem tanto destaque na mídia, a jornalista Kamilla Fernandes, que atualmente reside na cidade do Big Ben, selecionou alguns nomes que se destacaram nesta temporada pela criatividade e design e brilharam em um line-up ao lado de poderosas labels.

Confira a seguir estilistas e marcas que merecem entrar no  radar de fashionistas que reconhecem na moda um papel que vai além das roupas e acessórios fast, que invadem as vitrines a cada temporada.

Ryan Lo  

Nascido em Hong Kong, Ryan Lo batizou sua nova coleção de “Be my Valentine, Be my sweetie…”. Mantendo a fantasia romântica como seu tema constante, o designer continuou buscando referências na cultura pop e na sua própria infância para a primavera-verão 2016. A inspiração principal é a casa de doces do conto João e Maria, que pode ser vista em sequência estampada em várias peças. Corações e um animal print modernizado também compõem o mix de estampas. As peças são um prato cheio para quem gosta de detalhes e toques de DIY. São muitas rendas, babados, bordados, tricô e aplicações. Para compor o look e deixar tudo ainda mais feminino e fantasioso, meias de renda e sapatos de salto Sophia Webster. A cartela cromática traz os já clássicos tons de rosa, vermelho e branco da marca, combinados com verde abacate, laranja e lilás.

Miuniku

Criada pelas irmãs Tina and Nikita, que cresceram em Mumbai, a Miuniku apostou em um visual retrofuturista nesta temporada. A coleção é intitulada “Before the Digital Age” e buscou referências bem específicas em elementos analógicos como fitas cassetes, CDs, discos de vinil e botões de volume. O trabalho de artistas como Tacita Dean e Ellsworth Kelly também serviu de inspiração, assim como a maneira como as pessoas entre as décadas de 1950 e 1960 imaginavam o futuro. Como resultado, muitos tecidos metálicos, lurex, e aplicações remetendo a imagens de planetas. Destaque para as jaquetas e paletós oversized e para o uso criativo de sobreposições. As cores são bastante variadas e passam pelo branco, laranja, rosa, verde e azul, nas mais diversas tonalidades.

Crédito: Joe Hart

 

Crédito: Joe Hart

 

Crédito: Joe Hart

Georgia Hardinge

Georgia Hardinge é uma designer londrina, treinada em Paris, que lançou sua própria marca em 2010. Desde então, ela tem levado suas inspirações em esculturas e formas arquitetônicas para todas as suas coleções. Nesta temporada, ela apresentou a “Dynasty Collection” inspirada nos signos do zodíaco. Os símbolos de escorpião, câncer e gêmeos aparecem marcados a laser, com imagens que foram buscadas em estênceis japoneses para criar diferentes texturas e sombras. Trabalhando muito próxima de um especialista em plissados, a designer sempre busca técnicas para transportar dobraduras de papel para os tecidos, e desta vez não foi diferente. As pregas aparecem em quase todas as peças, sejam apenas em um detalhe ou como a grande atração principal. A cartela cromática buscou cores na década de 1970, com muito marfim, amarelo e laranja. As silhuetas são românticas e os slippers nos pés das modelos garantiram jovialidade a coleção.

Crédito: Athalie Thery 

 

Crédito: Athalie Thery

 

Crédito: Athalie Thery

Three Floor

A Three Floor foi lançada em 2011 com foco em uma moda de luxo de alta qualidade com um toque de ousadia. E foi isso que ela mostrou em sua coleção primavera-verão 2016. Contemporânea e com silhuetas estruturadas, a marca trouxe os tons suaves do deserto e fluídos do mar para sua cartela cromática, resultando em um mix de brancos, laranjas pálidos, azuis claros e marinhos. A coleção é composta inteiramente de vestidos e saias, e os comprimentos ficam entre os mídis e longos. As transparências, laises e rendas aparecem em quase todos os looks que, apesar de provocantes, ganham um toque mais moderno e jovem pela escolha de cores.

Crédito: Nick Scaife

 

Crédito: Nick Scaife

 

Crédito: Nick Scaife

Fyodor Golan

Fyodor Podgorny e Golan Frydman também trouxeram referências retrofuturistas para esta temporada. A inspiração principal veio de nada menos que os Transformers, da fabricante de brinquedos Hasbro. A dupla de designers teve acesso ao acervo dos Transformers, que foram lançados em 1984, e encontraram ilustrações à mão de robôs, personagens e brinquedos que nunca foram usadas, e a partir delas desenvolveram sua coleção primavera-verão 2016. Como resultado, muitas silhuetas geométricas e combinações ricas de cores fortes e suaves. A estética esportiva da marca ganha um ar luxuoso com tecidos finos e brilhosos, e decotes profundos. Estampas de flores e cruzes também chamam a atenção em meio aos desenhos de robôs e padrões futuristas.

Edeline Lee

A coleção de primavera-verão 2016 da canadense Edeline Lee trouxe inspirações da série “Ocean Park” do artista Richard Diebenkorn e do grupo de arquitetura e design italiano Memphis Group. O resultado: um rico mix de cores combinadas das mais diversas maneiras e um colour blocking fortíssimo. O uso de jacquard se destaca com uma série de colagens que combinam azul, amarelo, coral e lilás através das mais diversas técnicas, incluindo patchwork, aplicações, bordados, sobreposições, mosaicos, e é claro, o color blocking. Outro grupo de peças reúne florais, listrados e tweed, que aparecem em montagens simétricas e assimétricas. Alguns recortes revelam a pele na região da cintura e das costas. São tops, vestidos, shorts, saias de cintura alta, camisas-jaquetas oversized e culotes que compões looks que vão de silhuetas quadradas e longe do corpo as mais ajustadas e femininas.

Crédito: Sean Gleason

 

Crédito: Sean Gleason

 

Crédito: Sean Gleason

J. JS Lee

Comandada pela designer coreana Jackie Lee, a J. JS Lee nasceu em março de 2010 com foco em peças de alfaiataria com ares andrógenos. Mais madura, a marca aos poucos abraçou a feminilidade das suas clientes, mas sem deixar de lado a contemporaneidade que a torna ideal para todas as idades. A coleção de primavera-verão 2016 aposta em uma silhueta fluída, mas próxima ao corpo, com algumas saias mais esvoaçantes, que podem ser mídis ou longas. Os tecidos em geral são finos e macios contrastando com um jeans mais estruturado, mas não menos elegante. Destaque para as listras verticais e para os tons claros, quase pasteis, de rosa, azul e verde, que se misturam com o preto e off-white.

Bora Aksu

O designer turco Bora Aksu trouxe memórias bastante pessoais de quando ele passava os verões de sua infância na casa de campo da sua família em Izmir, na Turquia, para sua coleção primavera-verão 2016. De acordo com o estilista, foram os jardins cheios de limoeiros, laranjeiras e romãzeiras, a primeira hora depois do nascer do sol, e a última hora antes do sol se pôr, que deram o tom desta coleção. Outra inspiração veio do trabalho da artista e fotógrafa amadora Etheldreda Laing, que ficou conhecida pelas fotos de suas filhas nos jardins coloridos da sua casa em Oxford. Cheias de texturas e camadas, as peças abusam dos tecidos leves e fluidos, tule de seda e organza, em contraste com algodões mais estruturados e brocados. Quase com um ar vintage, a paleta também aposta nos contrastes entre o branco, o rosa pálido e o amarelo com os florais coloridos. Os comprimentos variam, e as transparências e rendas também aparecem dando aquele aspecto artesanal já característico do designer.

Sophia Webster

Sophia Webster pode já ser uma designer consagrada, mas a sua coleção #CrazySexyNautiCool foi tão surpreendente que ela merece ser mencionada mesmo assim.  Inspiradas no fundo do mar, as peças foram apresentadas em uma lavanderia cheia de sereias que levaram suas caudas para lavar. Os elementos marinhos estavam por tudo, com corais, conchas, pérolas e cristais cobrindo clutches e saltos, redes de pesca subindo até os joelhos, e muitas sandálias de tiras com saltos altíssimos e desenhos de ondas.  A paleta apostou nos tons de rosa, lilás, amarelo e azul, e os slogans apareceram em peso, com frases como “Beach Baby”, “Naughty Cool” e “Don’t be Jelly”.