Conecte-se

por Nereide Michel em 10/11/2015

E  vem da Dubai Fashion Week, um designer cujo nome ainda soa  estranho a ouvidos acostumados a Chanel, Versace, Alexandre Herchcovitch… Em tempos globalizados o libanês Joe Arida chega a Curitiba pelos meios da comunicação digital – surge na tela do computador nos apresentando o seu desfile na última edição do evento, que aconteceu  na capital de um dos sete Emirados Árabes Unidos .  Veio precedido de um lema La Terre Est Folle – The World is Mad – O Mundo é Louco, transmutado para a sigla LTF, que, na verdade, resume a proposta do seu trabalho.

 LTF é uma casa de criação, através da qual Joe Arida sincroniza suas paixões pessoais e experiências profissionais expressas em forma de moda, design, peças de decoração e móveis. LTF existe na interseção entre a natureza e a geometria, fala para estilos de vida moderna, mas não tem como finalidade focar exclusivamente o conforto e a eficiência no desenvolvimento de roupas e objetos, mas  acrescentar-lhes toques de inteligência e irreverência. É um caleidoscópio de tudo o que é louco e bonito – pessoas, lugares, coisas, eras, espaço, mito… Tudo! Afinal, o mundo é multifacetado, como é Joe Arida. LTF encontra beleza em todos os lugares. A herança cultural do designer é uma mistura de vivências suas com lugares vistos, incluindo moradores, imagens e experiências. Tudo o que cria uma herança visual e fica armazenado no subconsciente pronto para vir à tona como inspiração.

SANGUE DO MEU SANGUE

A coleção Primavera/ Verão 16/17 da LTF/Joe Arida, apresentada em 22 de outubro na Dubai Fashion Week,  foi batizada  apropriadamente  II-BLOOD , pois tem a ver com o sangue (blood) que corre nas veias do designer. A sua herança genética. Joe Arida imaginou ao desenvolver as peças como o seu avô – anglo-libanês – se vestiria se fosse jovem nos dias de hoje. Como seria a mistura das antigas tradições da família com o mundo interconectado e sem fronteiras da atualidade? Como pode uma estética utilitária e “certinha” confrontar-se com a nossa moderna e, às vezes, incontrolável energia?

O resultado são looks que são ao mesmo tempo alinhados e soltos, que combinam a casualidade mediterrânea com a formalidade aristocrática inglesa. Estampas florescem na seda e em lenços. Formais ou luxuosas.  O choque é uma marca registrada da LTF.  Um choque que Arida orgulhosamente descreve como a “brutalidade” da casa de design. A interminável luta entre a beleza e o caos, o glamour e a ruína.