por Nereide Michel em 02/07/2019
O que têm em comum as marcas curitibanas ConBase, Sueli Zavadinack, Ana Sílvia, Estúdio 363, Transmuta e Thalassa Reis? Elas surgiram no mercado da moda em épocas diferentes – para se ter uma ideia, a ConBase de Iara Siviero em 1987, Sueli Zavadinack já completou 25 anos, Ana Sílvia surgiu em 2005, Thalassa Reis, em 2016 e Transmuta e Estúdio 363 contam com dois anos de atividades. Cada uma, é claro, enfrenta desafios particulares para manter sua visibilidade diante de uma concorrência acirrada com nomes consagrados nacionalmente – muitos com produção em larga escala e a preços mais atraentes.
Diante deste cenário desafiador elas compartilham objetivos que estão na raiz do empreendedorismo: assinam peças com qualidade, com estilo definido e focam na conquista de um público que reconhece diferenciais importantes em suas roupas e acessórios.
MERCADO DA MODA
Atrair e ampliar o número de consumidores para a moda curitibana está na proposta de eventos, como o LABModa, que acontece até o dia 14 de julho no piso S1 do Pátio Batel – cenário de suas outras edições. Com o conceito híbrido – moda e música – tem o mérito de divulgar o autoral nestas duas vertentes, habitualmente destacadas como propulsoras da Economia Criativa de uma cidade ou região.
Como esclarece Rafael Perry, diretor do LabModa,“somos uma plataforma para lançamento de ideias, troca de conhecimento e experiências para o público. O nosso principal objetivo é valorizar as marcas participantes, a fim de estimular a economia local e o consumo consciente. Tudo isto embalado em clima de festa, como pede um evento de moda”.
A designer Aline Bussi, representante local do Fashion Revolution, e responsável pela curadoria das marcas participantes, testemunha que o mercado da moda curitibana está em constante evolução. Segundo ela, “encontramos desde o ateliê de moda festa, que mantém o trabalho sob medida tradicional, até marcas que estão introduzindo tecnologia em seus produtos e em modelos de negócios. Muitas surgiram por iniciativa de empreendedores que vieram de outras áreas e que sentiram necessidade de se aventurar e desenvolver um produto, um acessório ou coleção de vestuário. Eles encontraram seu nicho de mercado e estão escrevendo trajetórias interessantes”.
A ESTRUTURA
Para acolher a proposta do evento – comercialização de marcas, apresentação de bandas e artistas e performances e desfiles com roupas e acessórios expostos nas araras – um projeto assinado pelo arquiteto e designer Felipe Guerra, que recebeu iluminação do premiado Beto Bruel, conferiu sofisticação e funcionalidade ao espaço. Nas vitrines, uma exposição de looks pertencentes ao acervo de Edna Weber – considerada uma das mulheres curitibanas mais elegantes de sua geração, falecida em 2014 – foi concretizada por Victor Sálvaro, que também se responsabiliza pelo styling de ações de moda realizadas durante o evento.
PROGRAMAÇÃO
MODA
Duas temporadas estão previstas para as marcas participantes desta edição do evento. A primeira, vai até 6 de julho e a segunda, estreia araras no dia 7 e encerra o LABModa no dia 14 de julho.
1.a Temporada
ROUPAS
Felícia Pretto
Estudio 363
Transmuta
Thalassa Reis
Luciana Schobiner
Ana Silvia
ConBase Siviero
Marcelo Carraro
Empatize
Iago Brand
ACESSÓRIOS
Ritzdorf
Sassi
VLuxo
Sueli Zavadinak
Sig Roeder
Marcia Campetti
2.a Temporada
ROUPAS
HAL
Ana Silvia
La Luz
Nogara
Yski
Baubô Brand
Transmuta
Amarillo
Etks
Oxyfit
ACESSÓRIOS
Ritzdorf
Sassi
Sueli Zavadinak
PineAX
Renata Romanó
Luciá Consalter
Estúdio Lenha
MÚSICA
Os produtores culturais Isadora Flores e Rodrigo Chavez, que definiram a agenda das apresentações, optaram por um line up que destaca a musicalidade, o estilo e a autenticidade dos artistas. Já estiveram no palco do LABModa Bananeira Brass Brand, Camile Bertault, Rosie Mankato, Janine Mathias e Morenno Mongelo. Para julho, a programação conta com Tuyo, dia 3; Marrakesh, dia 5; Nomade Orquestra, dia 10; Glue Trip, dia 12 e encerrando no dia 14, a Buena Onda Social Dub.