Conecte-se

por Nereide Michel em 26/11/2020

-Como moramos, como nos vestimos são reflexos de expectativas.

-Móveis e roupas, que marcam uma temporada ou um estilo, são manifestações de desejos e retratos da realidade sócio-cultural de uma época.

-Tendências são análises de comportamentos que podem inspirar o que vai estar nas vitrines no futuro.

Conceitos solidificados que permeiam o universo de quem cria, desenvolve e materializa produtos destinados a instigar o consumo e a dinamizar a engrenagem da economia. Contudo, uma situação que surpreende pela impossibilidade de previsão pode influenciar também no modo de viver evidenciando necessidades comunitárias que passaram a ter urgência em detrimento de objetivos individualizados. O ano atual, tipificado por uma pandemia globalizada, provocada pelo novo coronavírus, que pede isolamento social para barrar a sua propagação, se não paralisou a roda dos eventos previstos para definir a “espírito” de 2020, caracteriza-se por confirmar ou antecipar tendências. E até mesmo por apresentar “novidades fora do roteiro” geradas pelas premências do cotidiano.

Marco Antonio

Poltronas Kan compõem o ambiente de Jorge Elmor acentuando o clima de conforto que tematizou o seu projeto.

A edição 2020 da Mostra Artefacto, agenda inadiável para arquitetos, designers e decoradores e para o público interessado em conhecer as novidades para compor ambientes internos e externos, passou por adaptações para ser realizada – seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde adotou medidas para evitar situações de risco à saúde coletiva. O seu objetivo principal ” interpretar a casa contemporânea e os novos hábitos de consumo”, segundo define Paulo Bacchi, CEO da marca, está presente na edição curitibana em 20 ambientes destinados a “materializar os anseios do público por conforto, design e elegância”.

O tema não poderia ser mais adequado às expectativas dos dias de hoje, “o que é Essencial para morar bem”? Uma pergunta que não surgiu no presente, mas já estava na pauta da Artefacto tempos atrás antecipando-se a uma época quando a conexão “consigo mesmo”, com o mundo particular, passa a ter mais importância do que aparências e aparatos. O destaque principal dos espaços são os móveis assinados pela designer Patricia Anastassiadis, que há seis anos assumiu a direção de criação dos produtos da Artefacto, e que na edição 2020 conta com 20 peças que reforçam o compromisso com a atemporalidade e a harmonia entre estética e funcionalidade.

Juliano Colodeti

Conjunto harmônico valorizado pelo design no living de Caroline Andrusko: sofá Harrison com braços de couro Tresse, mesas laterais Huis  e Vide, mesa de centro Ginza, cadeira Evelym giratória e escrivaninha Chrome.

MORAR COM O ESSENCIAL

-O essencial pode estar na simplicidade, no despir de excessos para deixar a vida fluir com mais horizontes e menos paredes.

-O essencial pode estar em um espaço ocupado por móveis e objetos que não colidam com a vontade de circular sem rumo.

-O essencial pode estar na contemplação de uma obra de arte que ganha seu próprio altar.

-O essencial pode estar na cor que captura o olhar e o desvia da monotonia.

-O essencial pode estar na natureza que se veste de verde, espalha oxigênio e brinda com a solidez das pedras.

-O essencial pode estar naquele cantinho reservado às recordações e à exposição de peças e objetos que trazem boas lembranças.

Definições essenciais interpretadas pelos 29 profissionais que assinam os ambientes da Mostra Artefacto/2020 curitibana.

BRANCO, QUE TE QUERO BRANCO

O clean, associado a um estilo de morar remete ao monocromático e confirma o conceito paradisíaco de pureza e inocência quando o branco toma conta do espaço. Para quebrar uma possível monotonia deixa a porta aberta para peças e complementos de outros matizes.

Juliano Colodeti

Peças com design limpo definem a proposta do “branco essencial” no espaço da arquiteta Elaine Zanon e da designer de ambientes Claudia Machado. Nele, os destaques são os módulos Kadan e a mesa Milpa, com tampo retirado de uma fatia de árvore inteira.

Juliano Colodeti

O módulo Molise é o elemento que acentua a proposta do branco na sala de Larissa Lóh.  A composição de mesas Lamai em mármore Salak, que também está no aparador, oferece o contraponto de tons no ambiente.

Marco Antonio

A valorização do branco no ambiente de Viviane Loyola está no buffet Constantin, de formas arredondas, e nas peças, como abajur e vaso, que acompanham a contemporaneidade do móvel.

Juliano Colodeti

  Um espaço que convida ao relax tem no branco uma agradável companhia. No ambiente externo de Ivan Wodzinsky ele invade o sofá Illi e as poltronas Desert, mesinha de centro e almofadas.

Juliano Colodeti

Jocymara Nicolau e Andréa Posonski optaram pelas cadeiras Jackie para compor um convidativo cantinho no seu espaço. Grandes vasos no mesmo tom dos móveis também reforçam o apelo clean do projeto.

Marco Antonio

O modulado Maddox ganhou a preferência de Margit Soares para destacar o branco no seu ambiente. A cor recebeu o contraponto de almofadas e de uma vibrante obra de arte. Criatividade na composição das mesas de centro incluindo os modelos Oro, Lena e Mai.

DEIXA O SOL ENTRAR

 Janelas, aberturas e paredes de vidro são cúmplices da sempre bem-vinda visita do astro-rei. Iluminação natural que valoriza móveis e peças que com põem um ambiente.

Juliano Colodeti

O loft de Suelen Parizotto inclui sala de jantar, adega, living e quarto e conta com brises para deixar a luz natural se espalhar pelo ambiente. Um recurso que ainda proporciona um cenário inesperado no teto, o presenteado pelo majestoso pinheiro da área externa. Cabeceira estofada Piet e mesas de cabeceira Mute são destaques no espaço abençoado pelos raios solares.

Juliano Colodeti

Convivência e integração com a natureza pautam o projeto de Juliana Meda para o espaço gourmet da Mostra Artefacto. Nele, as poltronas Corumbau, trançadas à mão, enfatizam o toque artesanal, que é um dos atrativos do ambiente pensado para gerar uma conexão com as origens. 

Juliano Colodeti

A ampla janela envidraçada emoldura o verde no living de Eliza Schuchovski, que ganha ainda os benefícios da luz natural para evidenciar a composição de móveis e peças. Módulos Maddox, poltronas Harrison, mesa de centro Pandia e mesa componível Carlo Mix, que se encaixa e se sobrepõe, integram o projeto.

Marco Antonio

A paisagem, com muito verde, reforçou a inspiração de Margit Soares para um living projetado para receber a família e os amigos. O amarelo escolhido para as poltronas Times dá um toque ensolarado ao ambiente. As mesinhas laterais Huis e Croma embelezam e dão funcionalidade à sala de visitas.

Marco Antonio

Luz externa não briga com a interna nesta proposta de Jorge Elmor. Vitrine de plantas e pontos iluminados com sutileza. Chaise long Indiana e mesa de centro Ginza complementam o acolhedor espaço.

TOQUE QUE FAZ A DIFERENÇA

Um projeto de iluminação destinado a destacar um ângulo ou um detalhe em uma sala, uma parede pintada com tinta contrastante, um móvel com cor impactante em um espaço monocromático. Dicas para acrescentar a uma ambientação um foco exclusivo de interesse.

Juliano Colodeti

Cor quente, escolhida para fazer o contraponto com os tons cinzas do quarto, gerou um novo foco de atenção ao espaço de Jocymara Nicolau e Andréa Posonski. A cabeceira Piet, com fibra natural, e mesas de cabeceira Dean são opções que potencializam o conforto e a funcionalidade do projeto.

Juliano Colodeti

Sem medo de ousar, Larissa Lóh escolheu um tom de vinho para a chaise long Kamari que compõe a ambientação do seu living. O toque artesanal do móvel interage com a temática da peça artística da parede.

Marco Antonio

Pontos de luz atraem o olhar para este cantinho do lounge assinado por Priscilla Muller. Eles evidenciam a composição da dupla poltrona Alvar e mesa componível Fois.

Juliano Colodeti

O verde da poltrona e do puff Times pontua o projeto de Suelen Parizotto. As figuras geométricas da obra de arte contrastam com as linhas curvas dos móveis.

Juliano Colodeti

O amarelo solar e as luminárias, com pontos de luz, destacam a mesa de jantar e as cadeiras Sassen no projeto de Talita Nogueira. Uma proposta que traduz a simplicidade que está nos detalhes.

Juliano Colodeti

O painel decorativo e o sofá e puff da linha Illi, incluídos no amplo espaço de Talita Nogueira, ganharam um plus com a iluminação direcionada do teto.

A FORÇA DA NATUREZA

Pedras colhidas da natureza são bem recebidas no interior das casas. Revestimentos ou tampos marmorizados, painéis inspirados nos veios de riquezas escondidas nas minas e granito nas peças transmitem energia aos ambientes.

Juliano Colodeti

O espaço integrado por estar íntimo com lareira e sala de jantar de Deborah Nicolau ganhou aconchego e sofisticação com os painéis iluminados que reproduzem a beleza dos veios dos mármores.

Juliano Colodeti

Elementos naturais e artesanais, que predominam no espaço de Juliana Meda, estão muito bem representados pelas mesinhas com tampos de mármore Borocay, banco de pedra Morotay e mesa lateral Nusa. O mármore também tem forte presença no ambiente revestindo paredes e balcões.

Marco Antonio

Priscilla Muller incluiu as mesas de centro Modi com tampos mármore. Os tamanhos diferentes das peças conferem dinamismo ao ambiente.

Marco Antonio

Revestimento marmorizado no ambiente de Samara Barbosa. Sobriedade quebrada pelo design dos móveis, como o da poltrona Antilhas.

Marco Antonio

Sob o fundo marmorizado destaca-se o arrojado design da cômoda Ray, no projeto de Samara Barbosa.

Marco Antonio

Parede e piso receberam o mesmo revestimento no padrão marmorizado no ambiente de Viviane Loyola, que optou pela mesa de jantar Halston e cadeiras Mies para compor a sala de jantar.

CLOROFILA

Trazer o verde da natureza para dentro de casa oxigena não apenas os ambientes mas espalha bons ares a quem mora ou circula pelos espaços. Uma atmosfera reconfortante que estimula o bem estar e as atividades do cotidiano.

Juliano Colodeti

O projeto para a área externa, que tem a assinatura de Talita Nogueira, é uma pausa para o relax. Poltrona e puff  Twell e mesa componível Nikki integram o espaço.

Marco Antonio

Um jardim suspenso é a proposta de Samara Barbosa para integrar a natureza à decoração. Destaque para o original design do carrinho de chá Semai.

Juliano Colodeti

A delicadeza do arranjo de plantas, no ambiente de Caroline Andrusko, ganhou iluminação que direciona luz também para a obra de arte. Poltrona Sin e mesa lateral Croma compõem o aconchegante canto.

Juliano Colodeti

O living, assinado por Jayme Bernardo e Glei Tomazi, é um convite para um bate-papo regado a vinho. Plantas vistosas complementam o projeto do ambiente que inclui poltronas Wiggins, mesa componível Nikki e mesa de centro Oro.

Juliano Colodeti

O cantinho reservado ao trabalho em casa, no ambiente de  Camila e Cymara Ebrahim Largura e Jacy Ebrahim, ganhou a companhia saudável das plantas. Toque artesanal da cadeira Pasu contrasta com as linhas retas da escrivaninha Moya.

Juliano Colodeti

Simplicidade no arranjo com planta chama atenção nesta proposta de Eliza Schuchovski reservada ao aparador Laos.

Marco Antonio

Arranjos com plantas multiplicam-se no living e sala de jantar de Viviane Loyola. No primeiro ambiente, poltrona Wiggins e mesas de centro Pandia e Halston.

Juliano Colodeti

No embalo da natureza  o balanço Angatu é um irresistível atrativo no ambiente externo de Ivan Wodzinsky. 

Juliano Colodeti

O branco, que invade o ambiente da dupla Elaine Zanon e Claudia Machado, ganhou pinceladas de verde graças aos arranjos, como o de Espada São Jorge, que atrai bons fluídos para a casa.

DESIGN COM ARTE

A composição  de um móvel ou peça com design com uma obra de arte acrescenta uma valorização extra a qualquer projeto decorativo.

Juliano Colodeti

Ambiente: Larissa Lóh com poltrona Mayu. Forma oval também no confortável móvel.

Juliano Colodeti

Ambiente: Larissa Lóh, com aparador Manui e mesa de centro Karya.

Juliano Colodeti

Ambiente: Ana Sikorski, Katia Azevedo e Flavia Glanert com cômoda Kelor e abajur Creta.

Marco Antonio

Ambiente: André Bertoluci com poltrona Vic.

Juliano Colodeti

Ambiente: Ary Polis Jacobs, Renan Mutao e Bianca Moraes com poltrona Maros e mesa lateral Brandi.

Juliano Colodeti

Ambiente: Ivan Wodzinsky com cadeiras Molu e aparador Lucca.

Juliano Colodeti

Ambiente: Jayme Bernardo e Glei Tomazi com  poltrona Desert. O tapete é inspirado nos traçados lineares da arte de Carlos Eduardo Zimmermann. Tons de azul e cinza se complementam no ambiente.

Juliano Colodeti

Ambiente: Jocymara Nicolau e Andréa Posonski com aparador Audrey com tampo de mármore carrara.

QUANDO A ARTE CONQUISTA O AMBIENTE…

… como nos projetos de Talita Nogueira e do trio Ary Polis Jacobs, Renan Mutao e Bianca Moraes.

Juliano Colodeti

Ambiente: Talita Nogueira. Sobre o módulo Renzo uma forma criativa de mostrar a arte em pequenos quadros. Na lateral, pintura em evidência compondo com aparador Croma.

Juliano Colodeti

Ambiente: Ary Polis Jacobs, Renan Mutao e Bianca Moraes. A inspiração do trio transportou para o living o clima de um museu onde móveis clássicos, como o sofá em capitonê Raja, recebem o cenário de um painel reproduzindo a arquitetura greco-romana. Já a arte contemporânea contrasta no espaço sobre as linhas confortáveis da poltrona Lakor. 

Juliano Colodeti

                                                                                                                                                                                        AO REDOR DA MESA

O essencial pode estar em um momento especial, como o de reunir os amigos ao redor da mesa. O cardápio privilegia ingredientes como afeto e carinho.

Juliano Colodeti

A mesa de jantar de Camila e Cymara Ebrahim Largura e Jacy Ebrahim reserva uma surpresa. Puxa-se o tampo  e surge uma mesa de bilhar. Depois da sobremesa é hora de brincar.

Juliano Colodeti

O requintado ambiente de Deborah Nicolau recebeu mesa de jantar Halston, com tampo de vidro, e cadeiras Carrie

Marco Antonio

 Mesa de jantar Jud e cadeiras Giorgio, com sofisticados arremates dourados, na proposta de André Bertoluci. A opção de tampo redondo é ideal para ambientes com pouco espaço.

 

ONDE ESTÁ

MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA

Tema:”O Essencial para Morar Bem”

Até março de 2021

Endereço: Comendador Araújo, 672, Batel

Fone (41) 3111-2300