Coisas Novas

por Nereide Michel em 04/06/2018

O que mudou nos 35 anos de atividades da Daju, uma das mais tradicionais lojas curitibanas no segmento de enxoval para casa? Ou melhor, o que não mudou em sua trajetória e que está na raiz da constante expansão dos seus negócios? A resposta quem dá é Roger Karsten Lorenz, filho dos fundadores do empreendimento e responsável pela área de Marketing da empresa, que no dia 25 de maio inaugurou oficialmente a sua terceira mega loja, a do Cabral, bem ao lado da Igreja que abençoa o bairro. Um espaço amplo e confortável, que ocupa 4.500m2 de área construída, com um estacionamento que disponibiliza cem vagas e que acompanha a mesma proposta de atendimento embutida nos dois outros endereços da rede, as megas lojas Água Verde e Barigüi.

Para Roger Lorenz, a forte sintonia entre a empresa e as expectativas dos clientes, uma conquista de mais de três décadas, resulta em casa cheia mesmo em tempos globalizados quando o e-commerce ganha cada vez mais a preferência do consumidor. A Daju mantém fidelidade com as cores da fachada – o rosa, que lembra “sonhos cor de rosa” – a logo, uma convidativa casinha e, principalmente, com a forma de atendimento para deixar à vontade quem busca artigos em cama, mesa, banho e outros itens para deixar o lar mais confortável. O papel do vendedor é mais orientar do que servir de intermediário em uma compra. A grande variedade de artigos expostos, impossível de apresentar em um site, também é um diferencial que atrai o consumidor para a loja. Ele vive a experiência de escolher não apenas o produto, que o levou a passar na Daju, como também de descobrir outras novidades que estimulam novas visitas.

Outro compromisso, que não perde prioridade, é uma filosofia de “preços democráticos” que não dão sossego à concorrência. “A pesquisa é constante para ofertar artigos com custos menores do que em outros estabelecimentos sem perder o foco de ampliar as opções de compra que incluem linhas básicas e sofisticadas, do algodão simples ao fio egipcio”, exemplifica Roger Lorenz. O gerente de Marketing também aponta o contato direto com o público através da distribuição de folders em movimentados cruzamentos da cidade, que anunciam “ofertas imperdíveis”, e premiações à fidelidade da clientela, como ações que ainda funcionam muito bem em pleno século que consagrou o “tudo ao alcance do clic de um mouse”. Tanto que já está nos planos estratégicos da empresa a inauguração para breve de mais duas megas lojas Daju.

  NEGÓCIO EM FAMÍLIA

Ano 1983. Data que oficializou o nascimento de uma empresa curitibana que mesmo após mais de 30 anos de atividades continua crescendo, sem perder a fidelidade aos objetivos com os quais foi idealizada. Como muitos empreendimentos tradicionais da cidade, a Daju surgiu no seio de uma família. Em uma sala do lar de Suely Karsten Lorenz e Robert Lorenz, onde o casal começou a comercializar itens de cama, mesa e banho através de catálogos “domésticos”, isto é, que eles mesmos produziam. Na verdade, trabalhar com enxoval para casa já fazia parte da história de Suely, bisneta do fundador da Companhia Têxtil Karsten.

Vínculos afetivos construídos entre os empresários e os seus clientes resultaram em uma rápida expansão dos negócios. Não demorou muito para que uma equipe de mais de 30 vendedores fosse contratada para dar conta dos pedidos. O próximo passo foi mudar o ponto comercial situado no endereço dos Lorenz, que ficava no bairro Cabral, para um espaço maior localizado na mesma região, na Avenida João Gualberto, que viu o empreendimento nascer e crescer. Na fachada da loja a logo DAJU não poderia deixar de registrar como tudo começou: reproduz “uma sorridente casinha”, que convida a entrar e se sentir à vontade para conhecer as novidades que estão no seu interior. A raiz familiar, que frutificou o empreendimento, também serviu de inspiração na hora de escolher a marca para batizar a nova fase de atividades do casal Lorenz: Daju é a união das letras DA de Danielle e JU de  Juliane, filhas de Suely e Robert.

A loja inaugurada em 1990 na João Gualberto foi o primeiro passo para o casal Lorenz firmar com sucesso a sua empresa no mercado de varejo da capital curitibana. Hoje a logo Daju ostenta a fachada de três mega lojas: a do Cabral, a da Água Verde, inaugurada em 2007 e a do Barigüi, em 2014.

ONDE ESTÁ

Mega Daju Cabral

Rua Bom Jesus, 159, Cabral