Linkultura

por Nereide Michel em 06/05/2019

Para muitos cultores da MPB de raiz o som do bandolim ecoa a nostalgia dos grupos de choros – ah, Jacob do Bandolim –  que se reúnem em bares e botecos para matar saudades. Mas ele tem múltiplas possibilidades sonoras. O virtuosismo exigido para dedilhar suas cordas para apresentar o buliçoso “André de Sapato Novo” – um dos hits de Jacob– também leva a outras esferas musicais. Que o diga Hamilton de Holanda, que conquistou palcos internacionais, empunhando com delicadeza e ousadia o instrumento, a ponto de ser saudado como “Jimi Hendrix do bandolim”, nos Estados Unidos e “Príncipe do Bandolim” na França. Títulos de nobreza que começaram a ser conquistados quando o artista com apenas 6 anos iniciou sua carreira e ganhou destaque nacional em 1965 ao ser considerado o melhor intérprete no II Festival de Choro do Rio de Janeiro.

Divulgação

No próximo dia 16 de maio, Curitiba vai ter o privilégio de receber Hamilton de Holanda para um evento imperdível: o lançamento nacional do seu 38º trabalho autoral, “Harmonize”, que vai acontecer na Ópera de Arame. A seleção musical foi gravada com a participação de Daniel Santiago (violão), Thiago do Espirito Santo (baixo) e Edu Ribeiro (bateria), que compõem o Hamilton de Holanda Quarteto. Trata-se de uma síntese do projeto “Brasilianos” (2006-2011), que rodou o mundo e conquistou diversos prêmios.

SURPRESA EXTRA

O público que for conferir  o lançamento de” Harmonize” vai se surpreender com o virtuosismo de um músico igualmente reconhecido pela impecável técnica. Mas em outro instrumento: o saxofone tenor. O norte-americano Joshua Redman, filho do lendário saxofonista Dewey Redman, que mergulhou no mundo do jazz na década de 1990, em Nova Iorque e já no seu primeiro álbum, gravado em 1993, pela Warner Bros, conseguiu uma indicação para o Grammy. Sucesso consolidado com trabalhos solos e também com atuações ao lado de artistas como B.B. King, The Rolling Stones e Stevie Wonder.  Joshua Redman é o convidado especial de Hamilton de Holanda para encerrar um show onde o diálogo entre diversas manifestações artísticas vai tomar conta da Ópera de Arame.

Os ingressos para esta dupla apresentação, que marca o lançamento de “Harmonize”, na Ópera de Arame, no dia 16 de maio, já estão à venda no site www.eventim.com.br/topviewjazzsessions e nas unidades da rede Porks – Porco &Chope.