Conecte-se

por Nereide Michel em 22/10/2018

Portas e janelas abertas para receber o verão. E ele se aproxima rapidamente em uma primavera de temperaturas consideradas elevadas para esta época do ano. Tempo de pensar, projetar e de buscar ideias para aproximar as delícias de curtir a vida ao ar livre – um convite irrecusável na estação comandada pelo Rei Sol – aos ambientes da casa. Seja ela a residência de todos os dias ou a de praia ou campo.  Afinal, o verão para a grande maioria dos brasileiros é sinônimo de férias e nada melhor do que ter a natureza como hóspede nos desejados e merecidos momentos de lazer e descontração.

Esta é a impressão que se tem ao visitar a Mostra Casa de Ideias, da Ton Sur Ton, onde ambientes assinados por 13 escritórios de arquitetura, design e decoração de Curitiba parecem ter compartilhado o verão como companhia nas suas pranchetas. Lançamentos da loja em móveis fabricados com materiais leves ganham destaque para compor espaços com as mais diversas finalidades. A inspiração náutica pautou vários projetos – uma referência explícita a uma inesquecível temporada à beira-mar.

A  12ª edição da  Mostra Casa de Ideias, da  Ton Sur  Ton, conta com a participação de um time afinado com o conceito embutido no evento: Alessandra Gandolfi, Elaine Zanon e Claudia Machado, da Arquitetare, Karina Kawano e Denise Maruishi, da   Artd3 Arquitetura & D3sign, Caroline Bollmann, Claudia Baggio Pereira, Denis Ricca, Jayme Bernardo, Laryssa Milani e Andreia Queiroz, da Milani e Queiroz Arquitetura e Interiores, Rosi Guelmann, Suely Ruon e Priscila Ruon, da Ruon Arquitetura e Interiores, Viviane Busch, Viviane Loyola e Yvone Miyamura.

IDEIAS de Alessandra Gandolfi

Pensando em quem tem uma privilegiada vista para o mar, a arquiteta Alessandra Gandolfi projetou três ambientes que conversam entre si: Estar Íntimo, Copa e Sacada. Neles imperam o mobiliário clean e contemporâneo, com linhas simples e curvas com destaque para as criações do designer Ronald Sasson. O barulho das ondas e do vento é bem-vindo em um espaço pensado para relaxar, reunir os amigos para um bate-papo, ouvir música ou assistir um filme na TV. Na varanda, três destaques: um pequeno e estratégico bar, um balanço de corda vermelha e a parede de planta preservada.

 IDEIAS de Elaine Zanon e Claudia Machado

 A arquiteta Elaine Zanon e a designer de interiores Claudia Machado, da Arquitetare, sempre acrescentam toques instigantes e misteriosos aos seus projetos. Para a Vitrine Tidelli elas seguiram as voltas de círculos e espirais para descobrir os seus significados: totalidade, plenitude e eternidade. Origem de um ambiente que estimula o relaxamento e o bem-estar complementado por elementos ofertados pela natureza. Pedra natural está nos tampos de mesas que compõem com luminárias e acessórios em corda em meio ao verde de vasos, elementos que repousam sobre uma espiral de tapete de corda náutica. Estofados e painéis na cor cinza formam a base para receber as espirais em tons abertos com iluminação. Um balanço é um convite para o descanso – que é a proposta do espaço.

 IDEIAS de Caroline Bollmann

O oceano, o mar, o azul e suas variações estão na origem do projeto para Living e Jantar com Varanda Tidelli, espaço de Caroline Bollmann. Da fotografia autoral, localizada na varanda, surgiram os tons que serviram de base para a paleta do espaço. Por exemplo, a enorme variedade de tons de azul das cordas náuticas da Tidelli motivou a arquiteta a mostrar como elas podem ser mescladas ao mobiliário criando um estilo monocromático sem deixá-lo cansativo ou carregado demais. Detalhe interessante: a escolha de móveis para áreas externas para compor um ambiente interno. A corda náutica, aliás, pontua a ambientação e está presente no biombo, que remete a uma tapeçaria e no balanço, que divide a sala da varanda.

    IDEIAS de Claudia Baggio Pereira

 Um espaço amplo e arejado contemplando a área de convívio que inclui sala de jantar, living e varanda.. Assim é o ambiente Living Casa de Praia Tidelli da arquiteta Claudia Baggio Pereira. Idealizado para quem gosta de estar perto do mar,  foi projetado para expressar a busca pelo equilíbrio e a tranquilidade. Por isso, um dos seus destaques é um painel em MDF com aspecto de madeira de cascos envelhecidos pelo contato com a água salgada. Já a Concha Painho, suspensa na varanda,  é um convite para desfrutar a paisagem.

IDEIAS de Viviane Loyola

  Design contemporâneo identifica a Varanda Tidelli da arquiteta Viviane Loyola, projetada para quem tem estilo urbano e descontraído. Nela, destaques para os móveis fabricados em corda náutica mesclados com mobiliário em madeira, a parede em marcenaria, revestimento de tijolos com um composto de concreto e mármore. E, é claro, os lúdicos balanços da Tidelli são indispensáveis para quem quer relaxar e sonhar.

  IDEIAS de Karina Kawano e Denise Maruishi

No Estar Social, Sala de Jantar e Adega, da arquiteta Karina Kawano e da designer de interiores Denise Maruishi, prevalece o mobiliário contemporâneo com linhas retas e cores neutras – preto e sobre tons de cinza. Um painel preto demarca o Estar Social abraçando um grande sofá  – um contraste com os detalhes do trabalho em ripado vertical fabricado em MDF. Também em MDF a imponente caixa angular com o forro inclinado convida a explorar o ambiente. Ela faz fundo para a mesa de jantar acomodando o nicho para o buffet espelhado e o nicho da adega. Na área de jantar, a mesa em laca preta com vidro fumê ganha ainda mais sofisticação com um pendente clássico em cobre.

 IDEIAS de Denis Ricca

 O arquiteto Denis Ricca buscou inspiração no calor e aridez do deserto para compor a Vitrine Externa Tidelli com elementos e cores naturais. A araucária com mais de 20 metros de altura, presente no espaço, foi valorizada pela iluminação do tronco e uma composição de plantas. Espécies exóticas de baixa manutenção complementam o ambiente no qual foram utilizados mobiliário e objetos em materiais e fibras naturais. Uma escultura em aço, suspensa na parede lateral, com algumas nuances de verde, remete ao organicismo da natureza.

IDEIAS de Jayme Bernardo

 Jayme Bernardo assina a Vitrine Ton Sur Ton, na qual incluiu uma sala de jantar e um living integrados. Nela o estilo contemporâneo foi reforçado pela escolha de peças da DIEEDRO, com design autoral de Jayme Bernardo, que personalizam o espaço. Dois pontos fortes foram explorados no projeto: a altura do pé direito e a integração com o jardim de inverno. O lustre Baccarat em cristal evidencia a amplitude pretendida e o painel em madeira escura realça o colorido de uma tela de Paolo Ridolfi. O par de mesinhas Toy e a luminária desenhada por Ronald Sasson ganham destaque com a opção de base neutra para as cores que matizam o ambiente.

IDEIAS de Laryssa Milani e Andreia Queiroz

A contemporaneidade define o trabalho das arquitetas Laryssa Milani e Andreia Queiroz no multifuncional espaço: Home Theater, Sala Jantar, Adega e Home Office. A linha de mobiliário adotada traz itens de design italiano, exemplificado pelo sofá da Natuzzi, junto às peças do designer Ronald Sasson, como a escrivaninha Liss. A integração do ambiente se completa com o projeto luminotécnico e a aplicação de um envelope com chapas de marcenaria.

IDEIAS de Rosi Guelmann

Elegante e atemporal. Características do Estar Social e Sala de Jantar da decoradora Rosi Guelmann. As paredes revestidas em preto contrastam com móveis brancos e o nicho instalado acima do sofá preto expõe quadros e objetos. Móveis com linhas simples e cores marcantes contribuíram para projetar um espaço com perfil para um público jovem e moderno, que gosta de receber em um ambiente descontraído e acolhedor.

 IDEIAS de Suely Ruon e Priscila Ruon

 Um ambiente contemporâneo trabalhado com linhas de mobiliário leve e peças de design. Assim é o espaço Living e Lounge da decoradora Suely Ruon e da arquiteta Priscila Ruon. Seleção de tons acinzentados, mistura de materiais com texturas diferentes, como mármore, madeira trabalhada em formato geométrico, ferro metalon, espelhos e cordas, que proporcionam a sensação demovimento, são destaques para um ambiente pensado para receber amigos para uma reunião descontraída e relaxante.

IDEIAS de Viviane Busch

 Para uma Sala de Estar com Escritório a arquiteta Viviane Busch optou por um estilo sofisticado no qual o aconchego e a funcionalidade ganharam espaço. A escolha dos tons de branco e preto, pontuados por dourado fosco, confirma esta proposta. Assim como a mistura de texturas dos materiais utilizados, por exemplo, as paredes menores são revestidas com mármore branco e placas 3D em gesso e as maiores receberam painéis em marcenaria que remetem ao linho cinza. O mobiliário com traços retos é quebrado pela mesa lateral redonda em laca verde. Atenção especial para o som reproduzido por uma nova tendência instalada pela Livemax e a iluminação descentralizada.

 IDEIAS de Yvone Miyamura

  Sala de TV e Copa são ambientes que motivam a reunião em família. E foi este convívio que inspirou o projeto de Yvone Miyamura. O confortável sofá da Natuzzi, que agrega muita tecnologia, é um chamariz no espaço. Dinamismo, integração, conforto e funcionalidade definem o conceito de bem morar que a arquiteta buscou expressar nesta sua sétima participação na Casa de Ideias.

ONDE ESTÁ

Mostra Casa de Ideias – Ton Sur Ton

 Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1285, Batel, Curitiba

(41) 3224-6660

Visitação até  30 de novembro de 2018. Das 9h às 19h

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net