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por Nereide Michel em 12/09/2019

Vegetarianos, há algumas décadas, e veganos, mais recentemente, entraram no alvo de empresas das mais diversas áreas – beleza e alimentação, para citar as mais envolvidas com estes consumidores –  para o lançamento de produtos. O objetivo é atender expectativas de um público que vem crescendo em todo o mundo e que é profundamente ligado à qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Enquanto os vegetarianos excluem do cardápio a carne, os veganos são mais abrangentes em seu posicionamento: recusam todo e qualquer produto que tenha origem animal. Ou resulte da exploração animal, como fazem questão de destacar. E aí incluem ovos, manteiga, roupas de couro, edredon recheado com penas de ganso etc, etc.

De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência, cerca de 14% (30 milhões) da população brasileira se declara vegetariana, ou seja,  não consome carne animal. Nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, esse percentual sobe para 16%. Há apenas cinco anos, a porcentagem de vegetarianos brasileiros estava em 9%. Destes 30 milhões de vegetarianos, 7 milhões são veganos, o que provocou um crescimento de produtos alimentícios para atendê-los contabilizado em dez vezes mais apenas em 12 meses no período entre 2017 e 2018.

Um dos lançamentos na área de culinária mais impactante relacionado com o veganismo foi, sem dúvida, o de um hambúrguer feito à base de plantas e que, acreditem, tem gosto e cheiro de carne bovina. A novidade foi apresentada no mercado norte-americano pela empresa Impossible Burguer 2.0 que, ao lado da Beyond Mea, está direcionada a esta alternativa de alimentação.

HAMBÚRGUER SEM CARNE?

Uma novidade que vai entrar em breve no cardápio do Madero, grupo curitibano que é referência sem fronteiras na elaboração de hambúrguers artesanais, é a versão vegana e vegetariana. A receita inclui feijão rosinha, arroz integral, grão-de-bico, cogumelo-de-paris e proteína de ervilha, além de temperos e especiarias. A opção será servida acompanhada de molho de pimentas verdes e tomate seco.

A rede brasileira da Burguer King também assumiu o desafio de eliminar a carne do seu hambúrguer ao firmar parceria com as empresas Marfrig e a norte-americana Archer Daniels Midland.. A novidade já chegou às lojas da capital paulista neste inicio de setembro e a previsão é que até novembro estejam em todos os seus endereços brasileiros. O “Rebel Whopper” – assim se chama o hambúrguer à base de vegetais – tem na soja um dos seus ingredientes principais.

Divulgação

E A SOBREMESA?

A curitibana Cookie Stories está divulgando a versão vegana de uma de suas sobremesas favoritas – o Brookie, uma união do brownie de chocolate meio amargo com o cookie de baunilha. Na receita alguns ingredientes foram substituídos para que ela se enquadre aos princípios dos adeptos desta corrente.

O brownie preparado para a sobremesa, tradicionalmente feito com manteiga e ovos, recebe uma porção generosa de óleo de coco em sua versão vegana. A farinha de trigo foi substituída pela farinha de arroz e o chocolate trocado pelo cacau. Já o cookie, que tem a manteiga como base de sua receita original, é preparado com óleo de coco e o chocolate meio amargo vegano da marca Callebaut ganhou a vez da versão tradicional.

PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO

São dezenas de restaurantes e lanchonetes que, geralmente, compõem as opções das praças de alimentação dos shoppings.  Sempre concorridas em qualquer dia e horário. Também nelas o leque de ofertas tentadoras para vegetarianos e veganos está se abrindo cada vez mais – apenas no Palladium Shopping Center de Curitiba existem mais de 15 operações que buscam atender a este perfil de consumidor. Como atesta  Márcia Andréa Nowacki Pupo, sócia administradora do Spedini, diante da percepção de mudança no comportamento dos clientes, “há um tempo alteramos a receita do nosso molho funghi, que levava molho madeira e adaptamos para o público vegetariano. Criamos um molho que não é feito com carne e mantivemos o sabor. Já estamos desenvolvendo mais opções para os vegetarianos”.

No Dundee Burger,  Sanduicheria do Junior Durski e Madero Steak House, do grupo Madero, estabelecimentos que também estão instalados no Palladium, uma espiada nos seus cardápios detecta sugestões para entradas como palmito assado, e pratos principais, como salada com creme de palmito, hambúrguer vegetariano e sanduíche de falafel.