por Nereide Michel em 09/09/2024
NOVOS LEITORES
Um evento cultural espalha-se por diversos pontos de Curitiba em setembro – a 3ª Mostra Literatura Paraná, que tem como objetivo incentivar a leitura e promover contações de histórias na periferia da cidade. O público-alvo são crianças e jovens de escolas, associações de moradores, organizações da sociedade civil e casas lares. Entre os seus atrativos estão intervenções literárias no Carrinho Fantástico, que consiste em uma biblioteca itinerante que disponibiliza livros gratuitamente para as comunidades, uma ação que atrai interessados de todas as idades. Na programação também estão oficinas de contação de histórias para professores, agentes culturais, arte-educadores, familiares e pessoas transformadoras que atendem crianças em situação de vulnerabilidade, possibilitando a continuidade do processo de incentivo à cultura após o evento.
Como esclarece Kenni Rogers, idealizador da Mostra Literatura Paraná, ” a edição deste ano conta com 50 ações de contação de histórias e rodas de leituras em diferentes comunidades da capital paranaense, como Vila Torres, Parolin e CIC, promovendo uma aventura pelo mundo dos livros, em que a imaginação comandará as diferentes histórias contadas. Além de toda a ludicidade presente nas conversas e rodas literárias, queremos também incentivar a leitura nos jovens não só como receptores dessa arte, mas também como emissores, plantando sementinhas para que futuramente possam contar suas próprias histórias.”
Diferentes profissionais de contação de histórias e mediação de leitura formam a equipe da 3ª Mostra Literatura Paraná: Ailén Roberto, Erick Herculano, Cleo Cavalcantty, Michelle Borgo, Caroline Casagrande, Fafá Conta, Cadu Cinelli, Dag Bach, Samara Rosa, Ali Freyer e Thiago Dominoni. Bate-papos na Biblioteca Pública do Paraná incluem os autores Paulo Biscaia (24/9), Josiane Bibas (25/9), Jaqueline Conte (26/9) e Carol Sakura, no dia 27 de setembro.
A terceira edição da Mostra Literatura Paraná é uma realização da KR Produções, com incentivo do EBANX e apoio da Biblioteca Pública do Paraná. O projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 27/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
Youtube: https://www.youtube.com/c/MostraLiteraturaParan%C3%A1/featured
NOVOS LIVROS
A escritora Marisol F. iniciou setembro celebrando a arte da escrita com o lançamento de dois livros no primeiro dia do mês: “Caminho Caiçara” e “Maria Fumaça”, sua contribuição literária para divulgar a história e a cultura paranaense.
“Caminho Caiçara” destaca o percurso ciclístico de 163 quilômetros, que liga São José dos Pinhais a Guaraqueçaba, uma rota que revela tanto as belíssimas paisagens da região como narrativas que moldaram a identidade regional ao longo dos anos. A partir dessa trilha, a escritora conta a história do início do Paraná, enfatizando a importância da preservação ambiental e a valorização das riquezas naturais e culturais do estado, oferecendo aos leitores uma profunda imersão na história paranaense. A importância de engajar as novas gerações aos objetivos da obra motivaram Marisol F. a lançar “Maria Fumaça”, versão infantil do “Caminho Caiçara” – uma narrativa lúdica e divertida sobre o primeiro trem a vapor do Paraná.
“Caminho Caiçara” é o primeiro de uma série de três volumes, idealizados com o objetivo de contar a história do Paraná a partir de seus 3 Planaltos. O projeto é patrocinado pela Copel e Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, com apoio da Fomento Paraná e do Governo do Paraná.
O escritor Pedro Jucá, também procurador do Estado do Paraná, é o autor do romance “Amanhã tardará”, obra que aborda as nuances e complexidades das relações familiares, da potência inesgotável do trauma e, acima de tudo, das inapagáveis marcas da infância sobre a concepção do desejo, da sexualidade e da própria passagem do tempo. Ao se ver obrigado a retornar à casa de sua infância, na fria e remota Ourives, onde o pai está à iminência da morte, o personagem descobre que sua vila natal é tão pouco convidativa quanto sua história familiar pregressa. Inês, sua irmã, o recebe com um gesto de violência e de medo, forçando-o a navegar pelo contrafluxo da memória na tentativa de revisitar as razões que levaram ao rompimento de sua relação.
“Amanhã tardará” tem o selo Tusquets Editores, a mesma editora no Brasil de Marguerite Duras, Agualusa, Camila Sosa Villada, Édouard Louis, Bob Dylan e Marina Colasanti.
O livro “História da Bioética no Brasil, dos pesquisadores Diego Carlos Zanella e Dirce Bellezi Guilheme, lançado em 2023 pela PUCPRESS – editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi indicado à primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia.
Com texto claro, objetivo e bem organizado, a obra está dividida em cinco capítulos: O contexto do nascimento da bioética; O início da bioética no Brasil; As primeiras publicações e iniciativas; A consolidação da bioética no Brasil; e Comissões e Conselhos de Bioética. Sem dúvida, um marco para a compreensão do percurso da matéria no país, uma vez que registra não apenas o passado, mas também serve como um guia para o futuro, inspirando novas pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da temática.