Coisas Novas

por Nereide Michel em 29/09/2014

Atuando há mais de uma década com construções residenciais de alto padrão em alvenaria convencional, a Construtora Monreal, comandada pelo administrador Guido Garcia e pelo engenheiro Cassiano Garcia, apresentou, no dia 18 de setembro, a primeira residência em Steel Frame, em Curitiba. Altamente difundido em países como Estados Unidos e Chile, o sistema utiliza uma estrutura composta por perfis de aço leve, onde as chapas de madeira, conhecidas como OSB, fazem o contraventamento. Inovador e ainda pouco conhecido no país, traz diversas vantagens para o canteiro de obras, principalmente pela redução de profissionais envolvidos na construção, facilidade nas instalações elétricas e hidráulicas, precisão nas medidas, menor tempo de obra, além do desempenho acústico e térmico superior.

Esta inovação em  construção chegou a Curitiba diretamente do Chile,  onde fica a sede da LP Building Products, que é especialista na fabricação de produtos para construção em framing. Por conta da agilidade e da necessidade de que os imóveis fossem reconstruídos rapidamente após o terremoto que devastou o país em 2010, a opção da grande maioria dos chilenos para reconstruir suas casas foi pelo steel frame, que está presente em cerca de 80% dos novos empreendimentos locais. Ecologicamente correta, a tecnologia utiliza aço 100% reciclável, sendo o único material que não perde suas propriedades, inclusive estruturais, quando reciclado. A construção é basicamente feita com baixo consumo de água e reduz o entulho gerado, que na sua maioria pode ser reutilizado ou reciclado. Além disso, com as rigorosas mudanças de temperatura que tem ocorrido nos últimos tempos, a opção do steel frame pode trazer além do conforto térmico uma redução considerável no consumo de energia decorrente de climatização dos ambientes.

 

Para mostrar na prática as possibilidades do Steel Frame a Construtora Monreal instalou uma show house  no Condomínio Paysage Curityba, no bairro São João, na capital paranaense.