Linkultura

por Nereide Michel em 29/08/2019

O teatro, considerado desde civilizações milenares como o palco das manifestações de comportamento das diversas classes sociais, continua provocador e contestador. O que se passa nele sob as luzes do cenário, ou nos bastidores e platéia, é tema do 4º encontro do 2ºConversarte, que acontece na segunda-feira, dia 2 de setembro, às 20h, no Átrio do Pátio Batel. Duas importantes e expressivas participações serão as atrações do evento: Miguel Falabella, ator, dramaturgo, diretor, cineasta e escritor, e Eduardo Moreira, ator e fundador do Grupo Galpão.

Miguel Falabella

 Com mediação de Igor Cordeiro, o bate-papo vai girar em torno do teatro contemporâneo e suas liberdades estéticas, cênicas, narrativas e conceituais. Os gêneros teatrais e seus lugares no mercado cultural, as poéticas construídas a partir da fusão de manifestações artísticas, os nichos teatrais e a segmentação de público, as releituras de autores clássicos e os jovens dramaturgos do teatro brasileiro também serão temas do encontro. A relação entre palavra, imagem e as novas formas do teatro experimental entram na pauta do debate juntamente com a descentralização dos espetáculos e o alcance fora dos grandes centros, a importância dos festivais especializados para novas companhias, as fontes de financiamento e a cadeia econômica dos grandes e pequenos produtores de teatro no Brasil.

Eduardo Moreira

Realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cidadania, o Conversarte beneficia, com a venda de ingressos, o Hospital Erasto Gaertner. “Estamos impressionados com a participação e interação do público que cresce a cada encontro”, afirma Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais.

 PROGRAMAÇÃO PARALELA

Em paralelo, a Galeria InterARTividade (Piso L3 do Pátio Batel) recebe, entre 18 de agosto e 08 de setembro, a exposição Céu de Espelhos, de Samuel Kavalerski. Intérprete, criador e educador, Kavalerski articula diferentes linguagens em seus trabalhos: dança, teatro, artes visuais e literatura. O artista já foi professor e coreógrafo do Corpo Jovem da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, participou do espetáculo teatral Tchekhov é um cogumelo (indicado ao Prêmio de Melhor Espetáculo pela APCA em 2017) e, em 2016, dirigiu Céu de Espelhos, projeto vencedor do 20º Cultura Inglesa Festival, dividindo a criação e a cena com Irupé Sarmiento. Com curadoria de Tom Lisboa, a mostra – inspirada pelos Beatles e por Lewis Carroll – traz uma vídeoinstalação desenvolvida especialmente para a Galeria InterARTividade, que apresenta referências surrealistas e possibilidade de “novos mundos” ao público. 

+ INFOS

Os ingressos para cada evento custam a partir de R$ 18 (meia-entrada) e estão à venda pelo Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br) ou diretamente no concièrge do Pátio Batel nos dias de evento