Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 30/11/2021

A estratégia  de associar o nome de uma marca ao de um profissional de reconhecida popularidade ou lançar produtos com a assinatura de destacados estilistas e designers já pode ser considerada “clássica” no mercado da moda.  Mas ela continua com prazo de validade indeterminado uma vez que se atualiza com parcerias que se apresentam atraentes para o seu consumidor ou têm potencial para canalizar um número maior de adeptos aos seus lançamentos.

MELISSA E VIKTOR&ROLF

Melissa tem um longo histórico de colaborações com estilistas e designers internacionais. Vivienne Westwood, Gaultier, Karl Lagerfeld, Thierry Mugler, Jeremy Scott  foram alguns dos nomes cuja inspiração resultou em modelos icônicos da marca. Nesta temporada as suas vitrines destacam a extensão da parceria com  Viktor&Rolf, que surgiu nas passarelas em 1993 pelo ousado e provocante talento dos designers Viktor Horsting e Rolf Snoeren.

Sapatos e bolsas produzidos a partir de plástico reciclado – e envolvimento vegano – compõem a linha com três novos estilos inspirados na estética e surrealismo abraçados pela dupla de estilistas na sua última coleção de Alta Costura. Nela o humor ultra-feminino se expressa através de flores.

 Melissa Blossom Bag é a peça central do lançamento. Bolsa carteira com alça, que apresenta detalhes de flores 3D, em cores distintas,  vem com duas opções de alça removível – uma curta e uma longa – e pode ser usada como clutch. A sandália Melissa Wave e a  Melissa Lady Emme Blossom, com uma palmilha confortável e um salto de oito centímetros, também integram a coleção.

As reinventadas plataformas Melissa Blossom são um dos novos estilos da collab. Os sapatos possuem detalhes de flores 3D e estão disponíveis em várias cores.

HAVAIANAS E ISAAC SILVA

“Cores da Bahia” dá prosseguimento à collab entre a Havaianas e o estilista Isaac Silva, iniciada com a linha “Acredite no seu axé”. A proposta é expressar as cores e a essência da boa terra através de seus elementos e símbolos característicos. Nela, estão presentes, por exemplo, búzios, o mar, o sol, quiabo, alho e pimentas, que estampam peças exclusivas – e quantidades limitadas –  do tradicional top da marca, camiseta de manga curta, sunga, maiô e um modelo de mule com biqueira em crochê.

Segundo define o baiano Isaac Silva, “a coleção surge  como uma lente de aumento para o sensorial. São infinitas as definições para a Bahia, pois sua exuberância é múltipla, diversa, sedutora e encantadora, como um convite constante à celebração da vida. ‘Cores da Bahia’ é acreditar no seu axé. Ela está na música, gastronomia e na alegria de acreditar que tudo vai ficar bem”.

A linha completa integrou o desfile da coleção de Isaac Silva, desfilada em novembro, no São Paulo Fashion Week.Para atender uma demanda gerada na primeira collab, os calçados também serão vendidos na Europa, através do site de Havaianas.

Os calçados da collab “Cores da Bahia” podem ser encontrados nas lojas físicas e Digital Flagship Store de Havaianas, além dos canais oficiais de venda de Isaac Silva, como seu site e lojas físicas. Já as peças de vestuário possuem venda exclusiva nos canais Havaianas. Todos os itens da coleção estão disponíveis enquanto durarem os estoques.

NIKE E SWAROVSKI

Há cinco anos Swarovski e Nike criam juntas produtos cobiçados e inovadores, segundo destaca Michele Molon CEO interina da grife dos cristais. A  mais recente collab entre as duas marcas inspira-se nos refletores de estrada e salpica o tênis Air Force 1 com  mais de 228 cristais. Uma camada altamente expressiva de cristais cobre o tênis e está disponível no modelo triplo branco e triplo preto. A camada é alterável e assim todas as quatro partes podem ser removidas individualmente ou permanecer todas juntas utilizando a chave de fenda que vem junto para customizar.

Para Marie Crow, diretora criativa sênior do departamento de calçados de lifestyle feminino na Nike, a parceria para a criação do tênis Swarovski se apresenta como uma oportunidade para explorar os limites do que é possível realizar em termos de brilho, refletividade e ornamentação através do design, desenvolvimento e manufatura avançada.

O design luxuoso e modelável do AF1 é uma opção para quem busca um look fresco e atual.

VANS E CHER STRAUBERRY

Como marca original dos esportes de ação e ícone global da expressão criativa, a Vans está e sempre esteve comprometida com pioneiros inspiradores que incorporam o espírito “Off The Wall”. Nessa temporada, a sua colaboração é com a skatista, musicista e artista Cher Strauberry e a proposta é incorporar o seu estilo divertido e ousado em uma linha de tênis e vestuário. Como mulher trans, ela é uma verdadeira pioneira no skate. Além das quatro rodas, é vocalista da banda punk lo-fi Twompsax e editora de seu zine, diddlysquat. Ao ajudar a fundar a marca de skate queer, Glue Skateboards, Cher colabora para aumentar a inclusão na cena underground. Um apoio documentado no curta-metragem Vans Skateboarding Presents: Cher Strauberry (com legendas em português), que destaca a sua trajetória.

A coleção Vans por Cher Strauberry aborda o estilo autêntico da skatista ao unir a estética de design única com os materiais reforçados e construção atualizada dos Skate Classics para proporcionar maior durabilidade, amortecimento e retorno de energia nas sessões mais longas.

A coleção Skate Classics por Cher Strauberry é liderada pelo Skate Sk8-Hi Decon, uma nova silhueta da divisão Vans Skateboarding desenvolvida especificamente para Cher através de um cano alto de perfil desconstruído. O Sk8-Hi Decon apresenta uma tela com estampa de guepardo, detalhes em camurça preto, cadarços encerados e uma sidestripe de couro para um visual sofisticado com um toque ousado. A assinatura da artista aparece ao longo da vira de borracha, enquanto o desenho de morango pode ser encontrado costurado no calcanhar.

O Skate Slip-On é desenvolvido por uma estampa de guepardo em dois tons de preto e detalhes em dourado que comunicam a sua ousada e elevada sensibilidade estética.

A  coleção de vestuário customizada por Cher também desembarca no Brasil, incluindo uma jaqueta jeans preta com gola sintética, assim como uma saia e um top estampados, uma camiseta preta com estampa animal nas mangas, finalizada pelo logo da Vans e desenho de morango bordados no peito.

Curitiba ganhou neste final de ano uma loja exclusiva da Vans. Ela é uma das novidades do  ParkShoppingBarigüi, que já está apresentando os lançamentos da famosa marca de tênis e acessórios californiana.  

A coleção Skate Classics por Cher Strauberry está disponível em revendedores autorizados, nas Vans Stores e no site oficial.

VAULT BY VANS E ARIES

A divisão Vault by Vans firmou colaboração com o subversivo selo de moda europeu, Aries. Fundada como uma celebração de subculturas, streetwear com foco feminino e criatividade, a marca combina a abordagem moderna com um toque vintage americano e roupas esportivas nostálgicas. Enquanto estudava moda na famosa Central Saint Martins, a italiana Sofia Prantera descobriu sua paixão pela cultura rave e outras comunidades que quebravam as regras da moda tradicional em favor da sua própria expressão criativa. Essa foi a inspiração para Aries, que Sofia concebeu em 2010 como uma continuação de suas primeiras marcas, Holmes e Silas.

A estilista lembra que a inspiração para a parceria surgiu de uma lembrança: enquanto ela trabalhava na Slam City Skates um pôster vintage convidava “para customizar o seu próprio Vans”. Cores não combinam exatamente, como se fossem feitas de pedaços de material encontrados, gráficos e logotipos são incoerentes e histórias apocalípticas aleatórias aparecem nas solas. A frase “go your own way” – “siga seu próprio caminho” em português – e “Art Trip” reforçam a mensagem de individualidade e quebra de padrões compartilhadas por ambas as marcas.

No Brasil, a colaboração Vault by Vans x Aries celebra a criatividade, a cultura D.I.Y e a autenticidade através de seis silhuetas de tênis, além de peças de vestuário e uma touca.

Liderando a coleção o OG Authentic LX, o primeiro tênis da Vans, é apresentado em duas cores vibrantes. A”Weed Muted” apresenta um padrão multicolorido inspirado na folha da maconha no cabedal, cadarços listrados em rosa, preto e amarelo, foxing stripe com a tipografia da Aries e detalhes nas viras de borracha com texto inspirado no movimento art nouveau. O padrão “Tiger Muted” é composto por faixas pretas de tigre na parte superior do tie-dye e vira de borracha branca, cadarços listrados em preto e branco e a assinatura da Aries na foxing stripe. A listra no calcanhar, característica da construção original do Style #44, em roxo e a heeltab que eterniza a máxima “Off The Wall” adicionam toques de cor, enquanto a marca da Aries é contemplada através de letras sutis nas listras de tigre.

A coleção está disponível exclusivamente na Cartel 011, Guadalupe Store e Your ID Store