Linkultura

por Nereide Michel em 01/12/2021

Acaba de sair do forno uma editora. E ela não chega sozinha. A Editora Maralto nasceu curitibana e com 150 obras no seu catálogo entre destacados autores e ilustradores, muitos premiados como Luiz Ruffato, Adriana Lisboa, Luiz Henrique Pellanda, Mariana Ianelli, Odilon Moraes, Ruy Espinheira Filho, Marilda Castanha, Carlos Dala Stella, Jacques Fux, João Anzanello Carrascoza, Nelson Cruz e Raquel Matsushita. Uma notícia alvissareira em um cenário que aponta para um país, rico culturalmente, mas carente da ampliação de leitores. Opções como diversidade de gêneros, sem dúvida, colaboram para a conquista de novos adeptos para a leitura, que, aliás, está na origem dos objetivos da empresa. A proposta da Maralto é priorizar a conexão entre literatura e artes visuais – além de temáticas voltadas para infância, juventude e público adulto – ela inicia atividades com 1,5 milhão de exemplares impressos.

“Ninguém em Casa” passeia pelos momentos da infância e juventude de Luiz Ruffato e presta um tributo à Brasília – numa tentativa de apreensão da capital nacional em seus variados aspectos – e também à sua cidade natal, Cataguases, que fica na Zona da Mata de Minas Gerais. Lançamento, 2 de dezembro, na Livraria Mandarina, em São Paulo.

Além de nomes nacionais, para 2023 já está prevista a expansão para autores africanos, latino-americanos e europeus. Além dos livros, a editora também comercializa o Programa de Formação Leitora Maralto (PFLM) focando três mil escolas de todo o Brasil, mas qualquer colégio interessado poderá participar do projeto adquirindo obras ou o PFLM – que ajuda na habilidade de ler e escrever. Já o consumidor final de literatura vai encontrar o acervo da editora na Amazon e em parceiros estratégicos nas principais capitais do Brasil. Uma consulta obrigatória em qualquer faixa etária, o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – nas versões impresso e digital – também tem edição com o selo da empresa.

Como esclarece a publisher Cristiane Mateus, coordenadora editorial da Maralto, ““surgimos a partir da venda da Editora Positivo ao grupo Arco Educação, em 2019. O nosso catálogo chamou a atenção pela qualidade, diversidade e também porque a Arco não tinha um selo de literatura e um programa de formação leitora”. O nome Maralto  tem íntima relação com a Literatura. Surgiu do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. O símbolo da marca, apresentado de forma estilizada, é um peixe, aquele que navega no mar. A associação proposta é o mar alto como metáfora do livro (da literatura) e o peixe como metáfora do leitor.

Pith_Haiducki

Cristiane Mateus é mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e  atua no mercado editorial há mais de 12 anos. Como editora já recebeu diversos prêmios – entre eles três Jabuti – e Menção Honrosa para o Editor 2019 na Bienal Internacional de Bratislava, na Eslováquia.

Orbitar, do autor paulista Alexandre Rampazo, que escreve para crianças, está no catálogo da Maralto.

No horizonte de trabalho da editora estão livros que estabelecem conexões entre a literatura e outros campos das artes visuais como ilustração, artes plásticas, design e fotografia. A diversidade de títulos engloba vários gêneros tais como contos, poemas, crônicas, romances, novelas entre outros – fundamentais quando se pensa na formação do leitor. Alguns dos seus títulos promovem  a cultura da infância – seja nas histórias que contam ou na experimentação das sutilezas da língua e da imagem.

 “Desaforismos”, de Raquel Matsushita, do catálogo da Maralto,  acaba de ganhar o prêmio Image of the Book 2020/2021 – concurso realizado pela Agência Russa de Imprensa e Comunicação de Massa e pela Associação de Artistas Gráficos de Moscou.

+ INFOS

-Para apresentar a Maralto aos leitores a editora está realizando eventos literários nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. O catálogo está no Instagram e Facebook @maraltoedicoes.

-As obras e o Programa de Formação Leitora Maralto estão à venda pelo 0800 591 6480 e atendimento@maralto.com.br 

-Os livros para venda também estarão disponíveis em breve na Amazon e livrarias parceiras.