Linkultura

por Nereide Michel em 09/10/2020

Clássicos Positivo já se tornaram um clássico – conquistaram um espaço de destaque na agenda cultural dos curitibanos pela qualidade de sua programação de concertos eruditos. O evento que acontece, desde 2018, também tem a missão de formar novas plateias para compositores e intérpretes consagrados na história da música universal, incluindo a contemporânea. Como esclarece o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, “a música clássica contribui para o desenvolvimento de valores e virtudes nos indivíduos, pois suas composições são estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal. Com isso, e ao promover a expressividade, a sociabilidade e o sentido de cooperação, a música clássica desenvolve valores como ética, disciplina e respeito”.

Em tempos de isolamento social, para evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus, o projeto continua ativo e reservando uma surpresa para os seus espectadores: a apresentação online de um concerto da Orquestra Sinfônica de Lucerna (Lucerne Symphony Orchestra), na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 19h30.  Sob direção de Michael Beyer, o eclético programa abre com o “Scherzo Capriccioso” de Dvořák,  uma música alegre e divertida mas com uma acentuada reflexão do compositor sobre um momento de crise. Segue com a estreia mundial da “Oferenda Romântica” – Concerto duplo para piano e violoncelo, do compositor russo Rodion Shchedrin, conhecido por sua música para o balé “Carmen”, de Alberto Alonso, criado para sua esposa, a grande bailarina Maya Plisetskaya. Completam o espetáculo de gala “Sonata para violoncelo e piano”, uma adaptação da Sonata para violino de César Franck, realizada por um músico contemporâneo do compositor no Conservatório de Moscou, e a “Sinfonia Nº 9, op. 70”, popular obra de Shostakovich, estreada em Leningrado em 1945, para comemorar a vitória da União Soviética sobre a Alemanha na última Grande Guerra.

A mais antiga orquestra da Suiça é também uma das mais antigas do mundo, a Sinfônica de Lucerna é aplaudida por aprimorar a criatividade sem se abster da tradição. Na sua direção atualmente está  James Gaffigan, maestro em ascensão no cenário da música internacional.

BILHETERIA ABERTA

Clássicos Positivo – apresentação  da Sinfônica de Lucerna, dia 15 de outubro, às 19h30

Canal do You Tube da Dellarte Soluções Culturais

www.youtube.com/user/DellArteSolucoes

 O concerto será antecedido por uma entrevista com Numa Bischof Ullmann, diretor artístico da orquestra.